quinta-feira, 13 de outubro de 2016

>>> OS ESPECIALISTAS


Dragon X: os especialistas em incêndios da Magirus

Apagar grandes incêndios, salvar vidas e preservar a infraestrutura são tarefas que o corpo de bombeiros executa diariamente. Em um aeroporto, todas essas atividades precisam ser realizadas simultaneamente quando uma emergência desse tipo ocorre, o que torna o desafio ainda maior. Por isso, os maiores aeroportos do mundo contam com os veículos da Magirus para essa tarefa.


A marca possui forte reputação na indústria por fornecer veículos e equipamentos de combate a incêndio em aeroportos domésticos e internacionais que ajudam as brigadas anti-incêndio a responder rapidamente as emergências. Mas os modelos, que se tornaram astros, no seu portfólio de produtos de combate a incêndio é a série Dragon, que está disponível em três modelos: Dragon X4, Dragon X6 e Super Dragon X8.


O que torna essa família única é a habilidade para responder rapidamente a um acidente jogando água, espuma ou pó e bombeando mais de 9 mil litros de água por minuto por uma distância de até 100 metros, tudo isso a uma velocidade que pode chegar até 70 km/h.

O Super Dragon X8 foi desenvolvido para grandes aeroportos. O caminhão, com capacidade para 52 t de PBT, acelera de 0 a 80 km/h em até 25 segundos, mesmo carregado. Para tanto, possui motor FTP de 1 120 cv. Há também versões com potências 560 cv. Esses propulsores atendem à Euro 5, norma de redução de emissão de poluentes, e são configurados com dados específicos para se adequarem aos requisitos de performance exigidos nos aeroportos por regulamentações internacionais. A transmissão é automática, produzida pela Allison. Dependendo das exigências, está disponível com distância de entre-eixos de 4.050 mm e 5.050 mm.


Riscos de incêndio são quase sempre uma consequência das emergências da aviação e, dessa forma, é de responsabilidade da brigada anti-incêndio dos aeroportos estar preparada para todo tipo de adversidade. “Qualquer pessoa que não tenha vivenciado uma situação onde haja querosene na pista não saberá como segundos podem ser valiosos”, explica Andreas Wenzel, responsável pelo gerenciamento de produto da Magirus, marca de equipamentos de combate a incêndio da CNH Industrial.

* Andrea Ramos/Transporte Mundial.

Nenhum comentário: