sexta-feira, 28 de agosto de 2015

>>> LINK DA SEMANA


Clube do estado de Montana, nos Estados Unidos, dedicado aos tratores antigos. Muitas fotos, curiosidades e informações para quem admira veículos agrícolas clássicos...

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>>> GRIFFIN EDITION


Scania celebra paixão pela marca com lançamento do Griffin Edition

Após o lançamento do cavalo mecânico 8x2 em julho, a Scania apresenta mais uma novidade ao mercado. Já está à venda o Griffin Edition, série limitada inspirada no símbolo da empresa, o grifo. Os caminhões disponíveis são o R 440, campeão de vendas da marca, e o R 480 nas configurações de rodas 6x2, 6x4 e 8x2. Apenas 300 unidades serão produzidas, e o período de encomendas irá até dezembro.


O grifo é um animal mitológico e lendário, com corpo e patas traseiras de leão; cabeça, asas e patas dianteiras de águia. Em razão de o leão ser considerado o rei dos animais, e a águia, a rainha das aves, o grifo é sinônimo de criatura especialmente poderosa e majestosa. Na antiguidade, era símbolo de poder divino e guardião de tesouros. O grifo está nos escudos da cidade sueca de Malmo, onde a Scania começou sua história de sucesso.

“Com o lançamento do Griffin Edition queremos reforçar todas as características de um caminhão Scania, desde a economia de combustível, do amplo pacote de serviços, do conforto e estilo da cabine até na força de uma marca que está há quase 60 anos no Brasil e há 125 anos no mundo”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil. “Quando lançamos uma edição especial ocorre uma grande procura do mercado. Tradicionalmente, os caminhões de coleção limitada da Scania são muito disputados.”

Historicamente, o cliente Scania já está acostumado com séries especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades.

Em 2001, a edição Horizontes resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés”, modelo L 111, dos anos 1960, 1970 e 1980. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8, e injeção eletrônica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil. A última série especial havia sido lançada em 2012, com um R 440, para celebrar os 55 anos de Brasil.


“Cada detalhe do Griffin Edition foi pensado para agradar aos clientes que admiram a Scania, pelo que representa simbolicamente a marca e pelo excelente resultado que nossos caminhões entregam diariamente”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

Características do Produto

Os Scania R 440 e R 480 6x2, 6x4 ou 8x2 Griffin Edition são equipados com motores de 13 litros, que geram 440 e 480 cavalos de potência e desenvolvem torque de 2.300Nm e 2.400Nm, respectivamente. A capacidade de peso bruto total combinado (PBTC) dos modelos é de 56 toneladas (6x2), 74 t (6x4) e 54,5 t (8x2).

Uma Cabine Para Se Destacar Na Estrada

Foram escolhidas para a edição especial a cabine R Highline e a exclusiva cor cinza carbono, que incorporam um estilo de alto impacto e imponência para o cliente na rodovia. Toda a cabine, incluindo espelhos, maçanetas e para-choques, está pintada na mesma tonalidade do caminhão, aumentando o nível de elegância e exclusividade.

A identificação visual Griffin Edition está presente na parte frontal superior da cabine e acima das portas. Há também dois grifos dourados desenhados sob as laterais do defletor de ar, e faixas alusivas à série, de cores cinza claro e dourada, adesivadas nas portas, que avançam harmoniosamente até a metade da grade. Outras características da personalização cuidadosa da marca podem ser comprovadas pelo quebra-vento nas portas, nas calotas das rodas dianteiras e nos diversos grifos que estão nos aros das rodas traseiras e nas capas das maçanetas e das pontas de eixo.


O Griffin Edition oferece de forma exclusiva, dentro da linha Scania, faróis de xenônio de fábrica. As lanternas são em LED. Ambos possibilitam melhor desempenho na abertura e no alcance da claridade e maior durabilidade das peças e da segurança ao dirigir. Para ajudar o motorista na hora de manobrar, o modelo tem espelho angular em ambos os lados.

Interior Sofisticado e Diferenciado

Dentro da cabine, uma novidade: um grifo luminoso central bem atrás dos assentos. O animal mitológico também está presente nos tapetes. Para conforto do motorista, o volante é de couro. “O trabalho se torna ainda mais satisfatório, com o ar-condicionado e o climatizador”, diz Carvalho. No painel, o computador de bordo é o mesmo do Streamline, com visor colorido de 6,5 polegadas, em alta resolução e de fácil leitura. O display é constituído de seis campos, que são programados conforme a necessidade e preferência do motorista. O rádio tem conexões bluetooth, USB, AUX e SD-card, e está integrado à navegação via GPS.

Tecnologias

O Griffin Edition está equipado com caixa automatizada Scania Opticruise, de sucesso pioneiro e absoluto desde 2001, que está na quarta geração, e Scania Driver Support, tecnologia própria da fabricante que serve como um “professor” eletrônico, instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Há também o Ecocruise, o piloto automático inteligente Scania, que ajuda o condutor a receber o melhor desempenho do caminhão tanto na subida quanto na descida, e o Scania Retarder, o sistema de freio hidráulico auxiliar que em sua terceira geração propicia potente frenagem de mais de 1 mil cavalos mesmo em velocidades mais baixas. Seu torque máximo chega a 4.100Nm.

Os modelos Griffin Edition contam com conceito Streamline e defletores de ar, que geram economia de diesel que pode chegar a 4% em comparação a um modelo tradicional Euro 5, com chance de subir para até 15% em relação a um produto Euro 3, que não usa defletor de ar, conduzido sem treinamento adequado.

Para atingir a economia de até 4% do conceito Streamline, a caixa automatizada Scania Opticruise representa 2% desse total com o uso do modo econômico, e seu sistema lubrificante soma outros 0,4%. Para completar, a aerodinâmica da cabine unida a um pequeno defletor no lugar das antigas aletas laterais fica responsável por 0,6% do montante, e o Ecocruise contribuiu com o 1% restante.


“A combinação de equipar o Griffin Edition com Opticruise, Ecocruise e Retarder, mais todos os benefícios de economia de combustível e conforto do pacote Streamline, da marcante e exclusiva cor cinza carbono em toda a cabine Highline, une um objeto de desejo com uma máquina de excelente desempenho, rentabilidade, disponibilidade, produtividade e redução de custos operacionais”, conclui o diretor Victor Carvalho.

* Press Release/Scania Do Brasil.

>>> ASX O'NEILL


Mitsubishi ASX ganha versão O'Neill por R$ 96.990

Há cerca de um ano, a Mitsubishi, em parceria com a marca de surfwear O’Neill, anunciou no mercado brasileiro uma nova versão para a linha do Pajero TR4. Desta vez, as duas empresas se uniram novamente e lançaram o novo ASX O’Neill, série especial do utilitário-esportivo com produção limitada a 300 unidades, que traz novos detalhes estéticos e pequenas novidades no acabamento interno.


O novo Mitsubishi ASX O’Neill é equipado com faróis com máscara negra, grade dianteira com acabamento escurecido, detalhes em cinza grafite (maçaneta das portas, grade inferior do radiador, parte inferior dos para-choques, capa dos retrovisores externos, moldura do farol de neblina e defletores de ar laterais), rack de teto com espuma protetora, entre outros.


Há ainda faixa diagonal na porta dianteira que identifica a série especial, assim como o grafismo na tampa do porta-malas, que recebe o logo da O’Neill. Outra novidade do modelo são as rodas de 17 polegadas, as mesmas usadas no antigo TR4 O’Neill.


Por dentro, o crossover recebeu novo revestimento em tecido nos bancos, com a grafia da O’Neill, e plaqueta na tampa do porta-luvas, com numeração de 1 a 300. Além disso, o veículo traz um chaveiro exclusivo da empresa de surfwear. Entre os itens de série, o destaque fica por conta do sistema multimídia com tela sensível ao toque e volante com controles do sistema de som e controle de cruzeiro.


O motor que equipa o ASX é um 2.0 litros de quatro cilindros, que entrega até 160 cavalos de potência, associado a uma transmissão automática do tipo CVT, com aletas atrás do volante para troca manual de marcha, e tração 4x2.


O ASX O’Neill está disponível por R$ 96.990, nas cores branco, preto e vermelho.

* Redação/iG Carros.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

>>> IMAGEM DA SEMANA


Chevrolet 3100 1949...

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>>> VERSÃO BETONEIRA


Ford Cargo 2629 na versão betoneira é mostrado na maior feira da construção civil em São Paulo

A Ford exibe na Concrete Show, a maior feira da construção civil da América do Sul, duas aplicações do Cargo 2629, especialmente implementado para uso como betoneira e bomba lança-concreto. Os caminhões voltados para essas atividades específicas demonstram a versatilidade da linha Ford e surgem como as principais opções para atender a cadeia produtiva do concreto. A mostra das unidades está sendo realizada no Centro Imigrantes, em São Paulo, no período de 26 a 28 de agosto, num evento voltado para as novidades dos setores de pavimentação, edificação e infraestrutura e que reúne centenas de visitantes nacionais e internacionais.


“A Concrete Show é um excelente canal para ampliarmos o relacionamento com este importante setor da economia. É significante que mesmo no atual período, caminhões com finalidades específicas têm uma boa perspectiva de fechamento de negócios. Por isso decidimos investir em um estande de alto nível para expor os nossos produtos e recepcionar os clientes”, diz Flávio Costa, supervisor de Marketing da Ford Caminhões.


Com tração 6x4, o Cargo 2629 se destaca pelo excelente desempenho e durabilidade nos segmentos de construção e fora de estrada, com capacidade máxima de tração de 42.000 kg. Seu motor Cummins ISB 6.7 de 6 cilindros, com potência de 290 cv e torque de 951 Nm, combina excelente relação de torque e potência com baixo consumo de combustível. Outras vantagens são o câmbio de dez marchas sincronizadas e o conforto da cabine.

Entre outros equipamentos específicos para aplicação no segmento de betoneiras, o Cargo 2629 traz escapamento vertical que evita o espalhamento de poeira nas usinas e canteiros de obras e câmara de freio do tipo pistão, para serviço pesado. O modelo também vem equipado com grade de proteção no radiador e catalisador instalado do lado externo do chassi, que facilita a implementação.

* Press Release/Ford do Brasil.

>>> RENAULT TALISMAN



Renault divulga imagens da perua Talisman, que será apresentada no Salão de Frankfurt


A Renault divulgou imagens da perua Talisman, ou Talisman Estate, que será apresentada no Salão de Frankfurt, mês que vem, e comercializada na Europa no primeiro semestre de 2016, fazendo companhia ao sedã, já mostrado em julho.


Um dos principais atributos da perua é o tamanho e a capacidade de carga. As dimensões são as mesmas do sedã: 4,86m de comprimento, 1,87m de largura, 1,46m de altura e 2,81m de entre-eixos. O porta-malas tem 572l (volume fornecido até a tampa traseira, segundo a Renault) de capacidade, que podem chegar a 1,7 mil litros, com os bancos traseiros rebatidos. Para facilitar o acesso ao compartimento, a tampa traseira é motorizada e ativada quando se balança o pé por debaixo do para-choque traseiro.


Espaço interno é outra característica da perua, com aumento do espaço para acomodação da cabeça, joelhos e cotovelos tanto nos bancos da frente como nos bancos de trás. Nos bancos dianteiros, compõem o “kit” conforto 10 configurações para se obter a melhor posição para o usuário, inclusive com memória para até seis perfis individuais, aquecimento e até massagem.

* Redação/Jornal Estado De Minas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

>>> VÍDEO DA SEMANA



Um pouco da história da bela Kombi Elvira...

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>>> APOSENTADORIA MERECIDA



A história de uma raridade inglesa


É de conhecimento dos antigomobilistas experientes as dificuldades de se conseguir um exemplar em bom estado e de fácil restauro, não importando ano, marca ou modelo. Veículos fabricados antes da Segunda Guerra mundial são os preferidos pelos colecionadores, mas atualmente estão cada vez mais difíceis de serem resgatados e recuperados. Se pensarmos em veículos dessa época que foram usados para trabalho, é bem possível que existam pouquíssimos sobreviventes pelo mundo. E vem diretamente da Inglaterra a história de um modelo muito raro, de um fabricante mais raro ainda, que conseguiu atravessar décadas em pleno funcionamento e atualmente recebe o tratamento merecido nas mãos do colecionador John Bramwell: trata-se do utilitário modelo 9, produzido em 1936 pela fabricante inglesa Singer.


Segundo levantamento feito pelo atual proprietário, apesar de ter sido registrado em janeiro 1937, o furgão foi construído um ano antes e vendido pela concessionária Booker Brothers, em Basingstoke, sudeste da Inglaterra. O veículo trabalhou como carro de entrega de legumes e hortaliças na cidade de Bristol e permaneceu na região até 1953, inclusive trabalhando duro em plena época de guerra. Até 1957 passou por diversos proprietários nas cidades vizinhas, e como sempre estava em serviço, era admirado por moradores da região pela vitalidade apesar da idade. Em 1989 a rotina de atividades chegou ao fim, já que o Singer modelo 9 foi comprado pelo restaurador Russ Evans, que fez o trabalho de recuperação.


O carro foi totalmente desmontado e reconstruído da forma mais original possível. Até um segundo furgão semelhante foi comprado para servir de base para a restauração. Segundo Russ, apesar de estar em razoáveis condições para sua idade, a parte mais difícil do trabalho se concentrou no motor original de 4 cilindros, que estava com o bloco partido e com as peças muito desgastadas. Os detalhes em madeira, o tanque de combustível e as peças de acabamento também fizeram o restaurador perder algumas noites de sono para deixar tudo perfeito.


Em 2007 o Singer 9 foi vendido para Robin Throp, que terminou o trabalho de pintura e viajou com o furgão por muitos lugares, geralmente em exposições e eventos. Segundo ele, o motor é suficientemente poderoso para dar um bom desempenho durante as viagens, além de ser estável e macio, como um automóvel similar de sua época.

O veículo agora repousa na coleção particular de seu novo dono, que é membro de um dos clubes mais antigos da terra da rainha, o Singer Owners Club, com sede em Lincolnshire. Sua rotina consiste em pequenos passeios e participações em encontros de automóveis antigos, uma merecida aposentadoria para um furgão que trabalhou por quase 70 anos.

* Kombi & Cia.

>>> POR UMA BOA CAUSA


Um caminhão de US$ 500 mil por uma boa causa

A montadora estadunidense Western Star leiloou um caminhão rosa e branco, do modelo 4700SB equipado com uma grua articulada Fassi 360SE.24, recentemente, com objetivo de arrecadar fundos para o Centro de Pesquisas Marshfield, da Fundação Marshfield, que trabalha no tratamento de câncer de mama.


Entretanto, um impressionante lance de US$ 500.000,00 da Gypsum Management and Supply (GMS) garantirá um investimento extra de US$ 200.000,00 nas pesquisas sobre prevenção e tratamento da doença.

A GMS é uma empresa de distribuição de materiais de construção com sede em Atlanta e irá usar o mais novo veículo de sua frota para o transporte de drywall (“parede seca”, feita de gesso) industrializada.

* Redação/Transpoonline.

domingo, 23 de agosto de 2015

>>> ANTIGOS EM PONTA GROSSA

Imagens do 2º Encontro Brasileiro de FNM e Caminhões Antigos e também do 11º Encontro de Carros Antigos de Ponta Grossa

Data: 14, 15 e 16 de Agosto
Local: Biblioteca Municipal
            Ponta Grossa/PR
















































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