sexta-feira, 29 de maio de 2015

>>> LINK DA SEMANA


Algumas imagens da Noite Das Kombis, que aconteceu em São Paulo nesta semana...

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>>> LINHA 2016...


Linha 2016 do novo Fiorino e Uno Furgão chega à rede de concessionárias Fiat

O veículo que revolucionou o segmento de comerciais e elevou o conceito de qualidade e versatilidade em seu segmento, o Novo Fiorino, chega agora ao mercado com a sua linha 2016, mantendo a tradição de ter o melhor custo-benefício em relação aos seus concorrentes.


O Novo Fiorino 1.4 Flex oferece muito conforto, economia, design arrojado, além de oferecer o melhor preço da categoria. Características que o tornaram um grande sucesso de vendas da Fiat, o modelo emplacou 23.837 unidades em 2014, o que representa 90% a mais em relação ao ano de 2013.


Também acaba de chegar ao mercado a linha 2016 do Uno Furgão. O veículo desenvolvido exclusivamente para o trabalho possui lugares para dois ocupantes, conta com amplo porta-malas adaptado para carga, com capacidade de carga de 400kg ou 1.000l.


Para maior comodidade, o Uno Furgão 2016 também oferece iluminação no compartimento de carga, vidros laterais traseiros escurecidos, além de revestimento do assoalho em plástico reforçado com fibra de vidro. O modelo traz ainda opcionais que deixam o dia-a- dia mais agradável e produtivo, como o ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e rádio com USB.


Criados para os clientes que buscam robustez, durabilidade e economia, os dois veículos se destacam oferecendo uma excelente proposta de valor.

* Press Release/Fiat S.A.

>>> RANGE ROVER SPORT SVR


Range Rover Sport ganha versão limitada de R$ 595 mil

A Land Rover anunciou a chegada ao Brasil do Range Rover Sport SVR, o modelo mais rápido e potente já feito pela marca britânica. Serão oferecidas somente 30 unidades do SUV no País, com venda sob encomenda, pelo preço de R$ 595.000.


O Range Rover Sport SVR é equipado com motor 5.0 V8 Supercharged de 550 cv de potência e 69,3 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e de atingir a velocidade máxima de 260 km/h. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração é integral.


O modelo é o primeiro adotar a assinatura SVR, a ser empregada nos próximos carros de alto desempenho de ambas as marcas premium. Ele foi desenvolvido pelo novo Centro de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, responsável por criar veículos personalizados e edições limitadas.


O apelo esportivo fica por conta das grandes entradas de ar no para-choque dianteiro, pelas linhas que favorecem a aerodinâmica, pelo aerofólio traseiro, pelas rodas aro 21 com desenho exclusivo e pelo sistema de exaustão ativo com dois estágios, além da pintura externa azul. No interior, há bancos de couro esportivos do tipo concha e acabamento que mescla alumínio e fibra de carbono.

* Redação/iCarros.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

>>> IMAGEM DA SEMANA


Curioso modelo SD42-7 ano 1952 da fabricante inglesa Crossley.

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>>> NOVO OUTLANDER


New Outlander é o primeiro crossover diesel da Mitsubishi Motors no Brasil

Toda a tecnologia, conforto e segurança que conquistaram as ruas do Brasil, agora com opção de motor diesel. O Mitsubishi New Outlander 2016 chega recheado de tecnologia e com design ainda mais moderno.
 
 
"O New Outlander acabou de ser apresentado nos Salões internacionais e já disponibilizamos o modelo para o público brasileiro. E estamos inovando mais uma vez, lançando o primeiro crossover com motor a diesel que a Mitsubishi Motors traz para o país, uma opção a mais em nossa ampla linha de produtos", comemora Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
 
 
Com linhas marcantes e sofisticadas, apresenta um novo e arrojado para-lamas e para-choque dianteiro, que agrega um novo painel cromado com desenho futurista, novas entradas de ar e um novo farol de neblina com detalhes cromados. A luz de iluminação diurna (DRL) completa o visual e traz mais segurança e visibilidade para os outros veículos, além dos modernos faróis em led com lavador. As novas rodas 18" tem dois tons de cores, conferindo uma aparência ainda mais inovadora.
 
O motor 2.2 turbo diesel tem geometria variável, que proporciona maior torque e economia de combustível, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC com injeção direta Common Rail, turbocompressor e intercooler com potência de 165 cv e 36,7 Kgf.m de torque entre 1.500 e 2.750 rpm.
 
 
O aerofólio tem brake light integrado e um friso cromado contorna os vidros e destaca a linha de cintura alta, transmitindo a modernidade do design. O novo desenho e o acabamento cromado na tampa do porta-malas integram as modernas lanternas em led, que reforçam o visual arrojado deste crossover. A luz de neblina completa o visual e dá ainda mais segurança. O rack de teto está integrado na aerodinâmica e as maçanetas cromadas reforçam o design sofisticado e dão um toque especial na parte externa.
 
O amplo espaço interno conta com o moderno acabamento Black Wood e está ainda mais funcional, equipado com o sistema multimídia Black Glass com touch screen. O volante tem uma empunhadura anatômica e confortável, o que torna a dirigibilidade ainda mais prazerosa, além de novo acabamento em couro com detalhes Black Piano e é equipado com controles de áudio e piloto automático, que dão mais praticidade ao motorista.
 
 
Além da aparência moderna e agressiva, o New Outlander recebeu diversas melhorias, deixando este crossover mais silencioso e prazeroso para a condução. O veículo recebeu melhorias no isolamento acústico na carroceria e suspensão, o que proporciona um conforto ainda maior. Os amortecedores traseiros estão com um diâmetro maior, gerando mais estabilidade, principalmente em curvas. E a nova calibragem da direção eletroassistida gera respostas rápidas e precisas.
 
 
Equipado com o que há de mais moderno, este crossover traz tecnologia de ponta em todos os detalhes, como o inteligente piloto automático adaptativo (ACC), o dispositivo de redução de risco de colisão através do radar (FCM), a tração Multi Select com Trimode II, além do aviso de mudança involuntária de faix (LDW), que reforçam a segurança e tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. Tudo isso aliado ao sistema eletrônico 4WD, Hill Start Assistance e nove Airbags.
 
 
Disponível em quatro versões, New Outlander 2.0L, New Outlander GT V6 e New Outlander GT V6 com Full Technology Pack e New Outlander Diesel, este crossover ganhou o prêmio máximo de segurança automotiva nos principais institutos do mundo, como o Euro NCAP, ANCAP, JNCAP e IIHS Top Safety Pick.

* Press Release/Mitsubishi Motors do Brasil.

>>> SUPERPICAPE

 
Shelby transforma F-150 em uma superpicape de 700 cv

A Shelby decidiu injetar ainda mais força bruta na Ford F-150 SVT Raptor e transformá-la na picape mais potente já preparadora pela marca. Com nada menos do que 700 cv de potência, a superpicape chamada Baja 700 é baseada sobre a geração anterior da SVT Raptor, cuja sucessora foi apresentada em janeiro no Salão de Detroit.
 

Para conseguir extrair toda essa força do já poderoso V8 6.2 de 411 cv, a marca usou um compressor mecânico 2.9 Whipple, aliado a injetores maiores de combustível, um intercooler parrudo e sistema de exaustão Borla. Além da potência adicional, o modelo possui um sistema de suspensão que, segundo a Shelby, confere ao modelo uma capacidade offroad semelhante a de um modelo de competição. A marca afirma que com isso, a picape pode encarar qualquer situação adversa ou pirambeira.
 
 
O modelo terá apenas 50 unidades produzidas, cada uma com preço inicial de 45 mil dólares, o equivalente a R$ 140 mil.

* Redação/Auto Esporte.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

>>> VÍDEO DA SEMANA



E se a Kombi tivesse motor de Porsche? Não brinca...

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>>> GOLF VARIANT


Golf Variant chega ao mercado brasileiro combinando toda a inovação da Volkswagen a versatilidade e espaço para a família

A Volkswagen está apresentando o Golf Variant, modelo baseado no Novo Golf e que, assim como o hatchback, chega para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança no mercado brasileiro. O modelo combina toda a inovação da Volkswagen a versatilidade e espaço para a família. Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México. O modelo foi exibido no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (2014) e obteve excelente aceitação do público.
 
 
Oferecido nas versões Comfortline e Highline, o Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm. Ambas as versões do Golf Variant têm esse motor combinado exclusivamente à transmissão automática DSG de sete marchas, com função “Tiptronic” (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).
 
Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.
 
Com 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback, o Golf Variant mede 4.562 mm. Seu desenho traz as mesmas e impactantes linhas do modelo do qual deriva, em especial até a coluna central (“B”).

A partir das portas traseiras, modificações especiais foram desenvolvidas para a criação de um desenho exclusivo. O modelo foi planejado como um novo membro da família e seu desenvolvimento ocorreu em paralelo ao da versão hatchback. Dessa forma, apesar de sua relação direta com o Golf, o Golf Variant mostra linhas independentes e uniformes tanto na lateral quanto na traseira.

Os designers da Volkswagen foram muito bem sucedidos ao transferir para o Golf Variant as características de formas típicas do Golf – como o formato de arco tensionado com uma flecha –, da coluna traseira “C” para a “D”. Visualmente, isso tornou o “terceiro” vidro lateral uma parte da coluna “D”. Enquanto isso, as novas lanternas traseiras do Golf Variant com desenho exclusivo mostram sua ligação com o desenho do hatchback.

O Golf Variant é, a exemplo do hatchback, equipado de série em ambas as versões com sistema start/stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial).

São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.

Versões Comfortline e Highline

O Golf Variant é oferecido no mercado brasileiro nas versões Comfortline e Highline. Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de uso diurno. Para a versão Highline estão disponíveis, como opcionais, faróis bixenônio com LEDs para uso diurno.
 
 
Externamente as versões se diferenciam pelos frisos cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na cor prata anodizada na versão Highline e na cor preta na versão Comfortline.

Em ambas as versões o Golf Variant é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17. A versão Highline tem como opcionais as rodas de liga leve “Geneva” e “Madrid”, ambas de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17.

O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio têm revestimento de couro.

A versão Highline oferece duas opções de revestimento de couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os bancos dianteiros do Golf Variant Highline possuem desenho esportivo, com mais apoio lateral. Além disso, a cabine do Golf Variant em sua versão de topo possui iluminação ambiente.

O Golf Variant traz de série, a partir da versão Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico e sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), composto por CD Player (compatível com MP3), rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card.

O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura nos bancos do motorista e do passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro para bancos e cabine, controlador de velocidade cruzeiro (piloto automático), sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado Climatronic com duas zonas de resfriamento, luzes ambiente, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíveis eletronicamente.

Carroceria

A carroceria tem que ser forte e rígida para garantir o máximo de segurança e conforto. Ao mesmo tempo, sua estrutura tem que permanecer leve e eficiente. É por isso que a Volkswagen opta pelas sinergias da Matriz Modular Transversal (MQB), a utilização inovadora de aços de alta resistência e métodos avançados de produção.
 
 
O Golf Variant mede 4.562 milímetros de comprimento – são 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback –, com 1.799 milímetros de largura (sem espelhos retrovisores) e 1.481 milímetros de altura. A distância entre-eixos é de 2.630 milímetros. Essas proporções representam um projeto impressionante: até as portas dianteiras, seguem-se as linhas precisas do hatchback. O estilo do Golf Variant se desenvolve a partir das colunas centrais “B” em direção à traseira.

Perfil lateral – a coluna “C” torna-se “D”. Desenvolvido em paralelo ao Golf hatchback, o Golf Variant mostra sua personalidade distinta a partir de sua lateral. No entanto, apesar de todo o seu estilo independente, o Golf Variant ainda mostra pertencer à família: como mencionado, os designers transferiram a forma típica da coluna “C” do Golf para a coluna “D”. Visualmente, isso tornou o “terceiro” vidro lateral parte da coluna “D”.

Além disso, em contraste com o Golf, a chamada linha de caráter é continuada atrás do arco de roda, estendendo-se pela seção traseira do carro. Essa característica de desenho dá a essa área da carroceria um visual musculoso. O desenho preciso da base dos vidros laterais (que na versão Highline é cromada) e o dinamismo conferido pela grande área envidraçada são complementados pela forma suavemente descendente da traseira do veículo, que traz defletor no topo da tampa do porta-malas.

O resultado é que o perfil lateral dá ao Golf Variant aspecto de ser maior, mais poderoso e esportivo. O rack de teto (preto na versão Comfortline e cinza anodizado na Highline) é oferecido de série.

Seção traseira – Golf típico, mesmo da parte de trás. Divididas em duas partes, as lanternas traseiras do Golf Variant enfatizam sua ligação à família e à marca. A seção da lanterna que é integrada à tampa do porta-malas é maior do que a do hatchback e forma uma linha maior que é paralela à forma inferior daquela peça. Também colabora para diferenciar o visual traseiro do Golf Variant do porta-malas e o para-choques. Enquanto no hatchback a placa do carro é montada no para-choques, no Golf Variant ela está integrada à tampa do porta-malas.

Juntamente com os seus aspectos elegantes, a seção traseira é, como esperado, uma área também muito prática. A borda da área de carga está a apenas 630 mm de altura, o que simplifica o ato de carregar ou descarregar o porta-malas. A abertura do compartimento, por exemplo, é bastante ampla, com 1.031 mm.

Dianteira. O DNA de design da Volkswagen também se expressa no Golf Variant como um “rosto” de traços atraentes. Para isso foram definidos elementos horizontalmente equilibrados que geram uma certa largura visual. Cada veículo Volkswagen tem suas características próprias; na classe do Golf se incluem os
faróis, que se curvam ligeiramente para cima e uma altura máxima definida da grade do radiador.

Em sua parte inferior, a grade do radiador traz uma borda cromada que, quando os faróis são bixenônio (de fachos direcionais) essa peça cromada continua pelo alojamento dos faróis.

Interior

Espaço para passageiros. O Golf Variant se beneficia dos conceitos da MQB para espaço na cabine. A altura em seu interior é de 981 mm na dianteira e de 980 mm na traseira. Os passageiros do banco traseiro têm ótimo espaço para as pernas. O espaço para os cotovelos também é excelente, de 1.469 mm na dianteira e de 1.441 mm na traseira.
 
 
Em seu interior, o Golf Variant também ultrapassa as fronteiras de sua categoria em termos de qualidade de materiais, aparência e design. O amplo console central remete a veículos de classes superiores.

Sob o módulo de informação e entretenimento, montado bem ao centro do painel, estão os controles bem distribuídos do sistema de climatização. Segue-se a parte inferior do console, que se prolonga até alinhar-se com o grande apoio de braços central. Há um porta-objetos maior oculto sob o apoio de braços central, que pode ser ajustado no sentido longitudinal e em altura.

Os comandos dos vidros elétricos são colocados ergonomicamente nos apoios de braços. No lado do motorista, à frente da maçaneta da porta, fica o controle de ajuste dos espelhos elétricos. Os painéis de acabamento das portas são decorados com a interseção de duas linhas curvas que separam inteligentemente suas áreas funcionais: apoio de braço, maçaneta, porta-objetos e alto-falante.

Na versão Highline, o sistema de iluminação ambiente proporciona excelente luminosidade e uma elegante atmosfera noturna. A iluminação branca dos botões e interruptores ressalta a sensação de requinte.

Dimensões para a família e suas bagagens. O Golf Variant é um veículo versátil e eficiente, que combina baixo consumo de combustível a um desempenho dinâmico, com excelente qualidade de acabamento e muita variabilidade de usos. Seu porta-malas tem 605 litros de capacidade (carregado até a altura dos encostos de cabeça traseiros).

Quando o compartimento de carga, que mede 1.003 mm de largura, com altura mínima de 936 mm, é utilizado até os encostos dos bancos dianteiros (rebatendo-se o banco traseiro, que também é dividido em 1/3 e 2/3), tem-se capacidade total de 1.620 litros. O comprimento total do porta-malas é de 1.055 mm – até os encostos dos bancos dianteiros são 1.831 mm.

Se o encosto do banco do passageiro for rebatido, é possível transportar objetos com mais de 2.500 mm de comprimento. O excelente aproveitamento do porta-malas também é possível graças às dimensões de sua abertura: 675 mm de altura, por 1.031 mm de largura.

Espaço para armazenamento. O assoalho do porta-malas pode ser dobrado ou removido completamente de forma simples e prática sempre que mais espaço para bagagens for necessário. Também é de série no Golf Variant a cobertura do porta-malas retrátil e com dois estágios. Quando não estão em uso, tanto essa cobertura quanto a rede de divisão do compartimento podem ser alojados sob o assoalho.

Outro recurso que ressalta a praticidade do Golf Variant é o rebatimento remoto do banco traseiro – e o próprio sistema de rebatimento do banco. Dividido em 1/3 e 2/3, o banco traseiro pode ser rebatido utilizando-se alavancas nas laterais do porta-malas; quando os encostos rebatem-se automaticamente para a frente, formam uma plataforma quase totalmente plana para cargas. Há quatro ganchos para sacolas no compartimento de bagagens.

Bancos – conforto e ergonomia. Os bancos do Golf Variant são excepcionalmente confortáveis. Os bancos apresentam excelentes características estruturais: linhas bem definidas, ótimo apoio para condução dinâmica e um alto nível de conforto para viagens longas. Essas características foram obtidas pela configuração da espuma para se adaptar às formas do corpo e pelas propriedades ampliadas de absorção das seções acolchoadas com espuma fria.

O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). A versão Highline oferece duas opções de revestimento de couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os bancos dianteiros do Golf Variant Highline possuem desenho esportivo.

Desempenho Consistente

O Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.
 
 
Esse motor desenvolve potência de 140 cv a partir de 4.500 rpm, estendendo-se até 6.000 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge já a apenas 1.500 rpm, mantendo-se pleno a até 3.500 rpm – a extensa faixa de ocorrência do torque máximo e da potência demonstra a elasticidade e a eficiência do motor.

Os números de desempenho mostram o lado esportivo do Golf Variant: são apenas 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade. Seu peso em ordem de marcha é de 1.357 kg.

O Golf Variant tem também excelente diâmetro de giro de apenas 10,9 metros (sua direção tem assistência elétrica), o que facilita na realização de manobras em locais de espaço reduzido e em estacionamentos.

Sistemas de Assistência – Proteção Automática

Novos sistemas de assistência incluem freios com sistema “Multicollision Brake” ¬– o Grupo Volkswagen é o único fabricante de automóveis do mundo a implementar tal sistema como item de série em um carro dessa categoria: um sistema proativo de proteção aos ocupantes e o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS).

Está, ainda, à disposição o controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), com Front Assist e função de City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência Urbana), Detector de Fadiga e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0, incluindo o Optical Parking System (display 360º), assim como as funções automáticas de iluminação do FLA – Front Light Assist.

Há outras novas tecnologias, como seleção do perfil de direção com quatro modos (‘Normal’, ‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Individual’), nova tela de controle do sistema de climatização, também pioneira no segmento, e uma nova geração de sistemas de informação e entretenimento.

Freios com sistema “Multicollision Brake”. Um item inovador no Golf Variant é o sistema de freios com sistema “Multicollision Brake”, que evita a ocorrência de colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial. O recurso foi premiado como mais importante inovação de segurança do maior automóvel clube da Alemanha (ADAC).

Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com sistema “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.

O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado. Em suma, esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS). Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) está integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo. O bloqueio do diferencial é ajustado especificamente para cada modelo Volkswagen. No Golf Variant, suas funções foram ampliadas para todas as situações de condução.

O sistema melhora a agilidade do veículo e reduz a necessidade de se aplicar acentuado ângulo de esterço no volante para que entre em ação a frenagem nas rodas internas à curva em ambos os eixos. Isso significa que a força de frenagem aplicada colabora para que se mantenha um ângulo de esterço próximo ao de um veículo trafegando normalmente.

O recurso também colabora para reduzir sensivelmente o subesterço (saída de frente), melhorando a tração. Em adição a isso, o bloqueio do diferencial atua sobre qualquer condição de piso, resultando em dirigibilidade mais precisa.

Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). A proteção proativa dos ocupantes do carro é um exemplo típico de uma tecnologia transferida da categoria luxo para a classe dos veículos médios. A Volkswagen implementou o sistema se proteção proativa dos ocupantes inicialmente no Touareg. O sistema também passou a ser oferecido no Novo Golf, tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esse tipo de sistema de proteção.

Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelo airbag e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.

ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. Nos veículos com transmissão automática DSG, como o Golf Variant, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente.

O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).

A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis de condução oferecido no Golf Variant.

Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do carro, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A nova função City Emergency Brake (frenagem urbana de emergência) faz parte do Front Assist.

City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.

Detector de fadiga. Esse sistema, introduzido primeiramente no atual Passat, detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.

Independentemente do monitoramento, sempre que o sistema é ativado recomenda ao motorista um intervalo para descansar após quatro horas contínuas de direção.

FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf Variant ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.

Park Assist 2.0. A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrasom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio.

O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.

Seleção do Perfil de Condução

O Golf Variant oferece como opcional sistema de seleção do perfil de condução. São quatro modos de condução disponíveis: Normal, Sport, Eco e Individual. No perfil de direção Eco, os gerenciamentos do motor, ar-condicionado e outros sistemas auxiliares são controlados para alcançar o máximo de eficiência no consumo de combustível.
Sistemas de infotainment – sensor de proximidade

A Volkswagen oferece para o Golf Variant nova geração de sistemas de infotainment e rádio/navegação, com telas sensíveis ao toque. Há três versões, com telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 polegadas e 8 polegadas.

Todas as telas possuem sensores de proximidade: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada.

O modo display mostra uma tela reduzida apenas ao essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.

Sistema de infotainment ‘Composition Media’ (tela de 5,8 polegadas). Sua tela colorida é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos. Também há quatro botões à esquerda e à direita da tela. Eles também dão acesso, dependendo do equipamento do veículo – aos menus ‘Phone’ e ‘Voice’ (controle por meio da voz).

Rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros e um CD Player (compatível com MP3), o “Composition Media” é equipado com preparação para telefone (Bluetooth) e interface compatível com iPod / iPhone. Ao mesmo tempo, as interfaces de conexão estão localizadas em um compartimento separado no console central, próximo da alavanca de câmbio.

Função de navegação ‘Discover Media’ (tela de 5,8 polegadas). O sistema “Composition Media” possui módulo de navegação (Discover Media) anexado. Os itens e funções são idênticos exceto pelo sistema de navegação, que é integrado a dados de mapas brasileiros e à segunda entrada para cartão SD. O computador de navegação fica no porta-luvas, junto com o CD Player e a entrada para cartão SD. Atualizações dos mapas de navegação estão incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.

Sistema de infotainment ‘Discover Pro’ (tela de 8 polegadas). Sua tela colorida de 8 polegadas (opcional) é dotada de um sensor de proximidade integrado à área sob o display. O display também responde a gestos de virar páginas ou zoom, como ocorre nos telefones celulares modernos.

O sistema traz rádio AM/FM, alto-falantes dianteiros e traseiros, leitor de DVD, controle por voz, sistema Bluetooth e memória interna de 60 GB (compatível com MP3). Além disso, esse sistema de som oferece entradas SD-Card e interface para USB. Outro diferencial do Novo Golf são as atualizações dos mapas de navegação incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.

Sete airbags. O Golf Variant, assim como todos os modelos da família Golf vendidos no Brasil, traz de fábrica sete airbags (dois frontais, dois laterais e dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista). Há também freios ABS com BAS e EBD, controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Equipamentos de Série

O Golf Variant traz de série, a partir da versão Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento térmico, sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao toque de 5,8” com sensor de aproximação), faróis de neblina com função de luz de conversão e assistente de partida em rampa (Hill Assist).

O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.
 
 
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.

A versão Highline acrescenta retrovisor interno eletrocrômico, revestimento de couro para bancos e cabine, controlador de cruzeiro, sensores de chuva e luminosidade, ar-condicionado de duas zonas de resfriamento, luzes ambiente, volante multifuncional com controles do sistema de som e do computador de bordo e espelhos retrovisores externos rebatíves eletronicamente.

Pacotes de Equipamentos

Comfortline. Como opcionais, o Golf Variant Comfortline oferece dois pacotes: Elegance e Exclusive. O primeiro é composto por volante multifuncional com comandos do rádio, computador de bordo e shift paddles, controlador de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade com função “Coming & Leaving home” e rodas “Dijon” de 17 polegadas.

O pacote Exclusive adiciona aos itens do Elegance o sistema de infotainment “Discover Media”, com sistema de navegação, tela de 5,8 polegadas, comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card e interface para iPod/iPhone. Além disso, o sistema conta com o Map Care, que permite a atualização dos mapas do navegador por três anos sem custo adicional.

Highline. A versão Highline tem três pacotes de equipamentos como opcionais: Elegance, Exclusive e Premium. O primeiro traz sistema de infotainment “Discover Media”, sistema Kessy de abertura das portas com sensor de proximidade e partida do motor por botão, seleção de perfil de condução e rodas “Geneva” de 17 polegadas.

O pacote Exclusive adiciona faróis bixenônio em LEDs para luz de condução diurna, sistema FLA e o pacote com ACC, Front Assist e City Emergency Brake.

No pacote Premium estão incluídos o sistema de infotainment “Discover Pro”, com tela de 8 polegadas, o Park Assist 2.0 com câmera traseira, ajustes elétricos para o banco do motorista, sistema Pro Active e detetor de fadiga.

O teto solar elétrico panorâmico também é um item opcional para o Golf Variant Comfortline, conferindo mais exclusividade ao modelo.

O Golf Variant oferece nove opções de cores: três sólidas (Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja), quatro metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night, Azul Silk e cinza Platinum) e uma perolizada, Preto Mystic.

* Press Release/Volkswagen Do Brasil.

>>> LEXUS NX 200T


Acelerando o Lexus NX 200T: Dê boas-vindas ao SUV que quer colocar a marca de luxo da Toyota no seu radar

A arte de vender passa basicamente pelo poder de argumentação. É preciso bons fundamentos para convencer o consumidor a comprar desde um tênis com quatro listras no camelódromo até plano funerário. Quando há outras referências no mercado, o convencimento é mais difícil. É o caso da Lexus, que lança o NX 200t no Brasil, e ainda tenta se mostrar como uma opção aos clientes das alemãs.
 
 
A divisão premium da Toyota, criada originalmente para o mercado norte-americano, tem por tradição ser a tal “Maria Vai com as Outras”. Hoje, isso significa investir em utilitários esportivos de menor porte, que ficam longe da terra, tem tecnologia embarcada e aquela dose de sofisticação. Daí o lançamento deste NX 200t, que estreou mundialmente no ano passado, foi mostrado no Salão de São Paulo e agora chega às lojas.
 
De cara o ambiente a bordo satisfaz. Os bancos de couro abraçam bem o motorista, há controle elétrico da coluna de direção e do assento e espaço de sobra para pernas e ombros. No acabamento, a Lexus capricha mais que Mercedes e Audi. Couro agradável ao toque e aos olhos no painel e interior que prima pela sofisticação nas peças, fechamentos e tecidos. Nas linhas, porém, não nega suas raízes Toyota. Os comandos e mostradores do ar-condicionado automático parecem vindos de uma época em que Roxette fazia sucesso. Destoa do estilo do console central e da tela multimídia na parte de cima do painel. Nesta parte interativa, a propósito, a Lexus recorreu a um moderno touch pad ao estilo de carros mais caros das rivais alemãs. Muito bem posicionado e fácil de operar, ele permite explorar navegador GPS e sistema de som. Mais intuitivo e bem calibrado que o meu notebook, que vive fechando arquivos contra a minha vontade.


Botão start acionado, o volante se ajusta automaticamente, enquanto o motor acorda e dá boas vindas. Acorda, digamos, de um longo descanso. Trata-se do primeiro turbo da Lexus, que estreia justamente no NX – coisa que as adversárias já usam desde que o i-Phone 3 foi lançado. O quatro cilindros é capaz de mesclar ciclos Otto e Atkison. A explicação está no funcionamento dos comandos de válvulas, que retardam a abertura de válvulas na admissão.
 
Segundo a engenharia, a injeção dupla também permite tal operação. A convencional trabalha juntamente com a direta em baixas e médias rotações – em alto giro, só a injeção direta atua. Desta forma, o motor aquece mais rápido, responde melhor em baixas rpm e aprimora a eficiência, o que significa menor consumo em tempos de ambientalistas raivosos – a marca fala em 9,2km/l em ciclo misto, o que não é lá grande coisa. O BMW X1 2.0 crava 10,1 km/l.

SPORT E F-SPORT

Na pista, se o caso for ser ambientalmente responsável, o NX 200t parece um sedã japonês, eficiente, correto, mas sem emoção – se você pensou num Corolla acertou! No modo de condução Eco, as respostas ao acelerador são até ágeis, mas o desempenho é comportado como um garçom suíço e as mudanças da caixa automática de seis marchas, parcimoniosas como um monge budista. Entre 2.000 rpm e 2.500 rpm, o câmbio também fica vacilante nas retomadas.
 
Para a coisa ficar divertida, é preciso você colocar o NX no modo Sport. O motor fica agressivo, e os 238 cv saem, enfim, da cocheira. Enche rápido quando necessário e a caixa fica esperta. Na entrada da reta, o turbo acorda e o SUV mostra disposição e facilidade para alcançar os 160km/h.
 
A Lexus, porém, precisa seguir o comportamento dinâmico dos rivais alemães. Apesar da plataforma nova (com elementos do CT 200h e do Toyota RAV4), da arquitetura com aplicação de aço de ultra resistência e assoalho de alumínio, sua versão “básica” faz um bote salva-vidas parecer controlável. Ele sai bastante nas curvas e exige correções do motorista. Por isso os controles eletrônicos de estabilidade são tão invasivos.
 
 
Sensação bem diferente da versão com pacote F-Sport, que custa R$ 254.950. No design, mudam a grade com disposição tipo colmeia e as capas dos retrovisores na cor preta. Por dentro, tudo sugere mais diversão: pedaleiras cromadas, aço escovado em detalhes no painel, costuras vermelhas nas portas, volante, bancos bicolores com abas salientes e couro perfurado.
 
Mas o grande barato está no modo de condução Sport, que, nesta configuração, deixa a suspensão do NX mais firme. O que faz toda a diferença nas retas e curvas. Some-se a isso o fato de a F-Sport calçar rodas e pneus mais largos (235/55 R18 contra 225/65 R17, da versão de entrada).
 
A direção firme e de ótima pegada nem precisa fazer esforço para segurar o carro nas curvas. O NX 200t F-Sport gruda mais no asfalto e se livra de vez do pacato comportamento de sedã japonês. Dá até para abusar mais do modelo e pisar fundo sem medo. Na reta de 700 m, o velocímetro no head-up display passa dos 180km/h, e o motor mostra disposição para ir além disso.
 
 
Com isso fica claro que o NX 200t não nega seu habitat: asfalto. Não que ele tenha alergia a terra, pois a tração AWD, que distribui a força sob demanda – é originalmente dianteira, mas pode chegar a 50/50 – até ajuda numa estradinha de terra. Só que na cidade o SUV garante conforto aos ocupantes, com uma suspensão independente na frente e atrás, espaço para dois adultos e uma criança no banco traseiro, além de um bom recheio de equipamentos. Argumentos indispensáveis para quem quer brigar com BMW e Mercedes. A vantagem do Lexus é que o X3, apesar do facelift do ano passado, continua bem datado. E o GLK ainda não mudou seu controverso desenho. Mas ainda tem o estiloso Range Rover Evoque, que carrega o DNA de marca de luxo e a tradição fora de estrada.
 
Com o NX, a Lexus, que tem só uma loja no País, pretende aumentar em cinco vezes sua média de vendas no Brasil: de 20 unidades mensais para 100! (ainda assim um décimo da média das rivais alemãs). Além de argumento, o bom vendedor não pode ser tímido. Não há convencimento poderoso suficiente para vencer o acanhamento.

* Texto: Fernando Miragaya - Fotos: Christian Castanho/Car And Drive Brasil.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

>>> LINK DA SEMANA


Mais uma boa página no Facebook sobre carros antigos...

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>>> KOMBI R2D2


Artista brasileiro transforma Kombi antiga em personagem de Star Wars

O artista brasileiro César Aguzzoli possuía uma Kombi e decidiu transformá-la no robô mais querido da franquia "Star Wars", o R2D2, depois de assistir a uma maratona dos filmes.


"Tudo começou quando olhamos para a velha kombi da família e pensamos como poderíamos transformá-la. A primeira ideia foi dar um visual amadeirado, mas depois de uma maratona de Star Wars, nós finalmente encontramos o droid que tanto procurávamos!", escreveu Aguzzoli. As medições e o design no computador durou 50 horas de trabalho, de acordo com o artista. Logo depois, ele imprimiu a capa de vinil e colou no veículo.

* Redação/Portal UOL.

>>> LINHA 2016


Linha 2016 torna picape Strada ainda mais competitiva

Com 14 anos de liderança de mercado em seu segmento e com a terceira posição de veículo mais vendido no mercado brasileiro em 2014, a linha 2016 da picape Fiat Strada chega com mais conteúdos de série, reforçando ainda mais seu excelente valor agregado.


Referência no segmento de picapes pequenas, com visual robusto, inovador e moderno, a Strada oferece ao consumidor grande versatilidade: três configurações de cabines, três opções de motorização e três níveis de acabamento.

As versões Adventure 1.8 Flex da picape Strada 2016, Cabine Estendida e Cabine Dupla, chegam muito mais completas à rede de concessionárias Fiat, melhorando sua relação custo/benefício. Em sua já vasta lista de equipamentos de série, essas versões ganham retrovisores externos elétricos, sensor de estacionamento, volante em couro com comando de áudio, rádio Connect com entrada USB e capota marítima. Isso significa um contra-valor de 40% se compararmos a soma dos preços dos itens como opcionais. Ou seja, uma vantagem de R$ 2.000 para o bolso do consumidor.


Todas as versões Cabine Dupla da picape Strada também ganham porta óculos do lado do motorista como item de série. Vale lembrar que a Fiat Strada possui atualmente quase 65 acessórios Mopar, oferecendo ao cliente ainda mais opções para personalizar seu veículo. Entre eles, extensor de caçamba, central multimídia, rádio Easy4U e alarme integrado.

Com esses novos conteúdos de série, a picape da Fiat campeã em vendas chega ainda mais competitiva. Nos quatro primeiros meses deste ano, ela continua como líder dos comerciais leves, com 38.481 unidades emplacadas, e também líder em seu segmento, com um market share de 53,9%.

* Press Release/Fiat S.A.

>>> HONDA JADE TURBO


Versão perua do Honda Civic ganha motor 1.5 turbo de 150 cv no Japão

Vendido apenas na China desde 2013, o Honda Jade (versão perua do Civic desenvolvida exclusivamente para aquele país) foi lançado no Japão no começo deste ano com um conjunto mecânico híbrido que combina um motor a gasolina de 1.5 litro e um propulsor elétrico alimentado por baterias de íons de lítio – na China o modelo é equipado com o bloco de 1.8 litro i-VTEC do Civic.


Para aumentar a gama da perua no mercado japonês, a Honda passa a oferecê-la com a nova motorização de 1.5 litro dotada de injeção direta de combustível e turbocompressor. Embora tenha baixa cilindrada, o propulsor gera 150 cv de potência e 21 kgfm de torque entre 1.600 e 5.000 rpm. A transmissão é CVT (continuamente variável) com simulação de sete marchas que podem ser trocadas nas borboletas atrás do volante.


De acordo com a Honda, o pico de torque desse motor é equivalente ao do bloco de 2.4 litros aspirado que equipa o Civic Si, por exemplo. A marca diz ainda que o consumo médio da perua é de 18 km/l.


Em comparação com a versão híbrida, a Honda Jade equipada com o motor 1.5 turbo possui algumas modificações na suspensão e conta com um sistema que melhora a dinâmica do carro em frenagens. O acabamento interno também é diferenciado, bem como os detalhes externos (grade frontal em formato de colmeia, emblemas RS, novas rodas de liga leve). Diferentemente da maioria dos automóveis, a perua é dotada de seis lugares (2+2+2), em vez da tradicional configuração de sete assentos (2+3+2).


Os preços do modelo, que chega às lojas japonesas no dia 28 de maio, partem de 2.530.000 ienes (cerca de R$ 64.370).

* Redação/Carsale.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

>>> IMAGEM DA SEMANA


Plymouth Voyager 1984...

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>>> NASCIDAS PARA RODAR


Mercedes-Benz apresenta campanha da linha Sprinter: “Vans. Nascidas para rodar”

Desenvolvido para demonstrar os benefícios da linha Sprinter e com base no conceito “Vans. Nascidas para rodar”, a nova campanha de comunicação dos veículos comerciais leves Sprinter da Mercedes-Benz já está na mídia com o título “Sprinter. Força e Resistência para Rodar por Gerações”. No ano em que a Sprinter comemora seus 20 anos de existência no mundo, o novo conceito utilizado no Brasil faz parte da estratégia mundial.
 
 
“Pesquisas realizadas com nossos clientes e admiradores da marca mostraram que as vans Sprinter são efetivamente feitas para rodar e nunca ficam paradas na garagem”, afirma Carlos Garcia, gerente sênior de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se deve a vários atributos amplamente reconhecidos pelos clientes, como, por exemplo, resistência, força e durabilidade, tanto no transporte de carga e mercadorias, quanto no transporte de passageiros, comércio e prestação de serviços”.


O ponto de partida da nova campanha é a exibição do comercial de TV e chamadas durante o programa “Food Truck - A Batalha” exibido no canal GNT e durante o programa Mundo S/A, do canal Globo News, ambos são patrocinados pela área de Vans Brasil. Estas atrações envolvem o tema de empreendedorismo, segmento emergente no País que já conta com ampla presença dos veículos da marca.
 
A partir dos furgões, chassis e vans Sprinter, a Mercedes-Benz oferece soluções inovadoras e customizadas para diversas aplicações, como food truck, temakeria, bar, choperia, lanchonete, salão e loja de beleza, pet shop, limusine e muito mais.
 
 
A campanha envolverá também a veiculação de anúncios em jornais de grande circulação e revistas especializadas em empreendendorismo, turismo, hotelaria, negócio, transporte, varejo e saúde, além de spots de rádio e testemunhal.
 
Já nas peças de mídia online, a estratégia é lançar campanhas mais focadas para a realidade do dia a dia dos nossos clientes e parceiros de negócios. A divulgação acontecerá em sites especializados em empreendedorismo e transportes, além de ações nas mensagens de rádio, peças para mídias on-line e redes sociais, como Youtube e Facebook.

Linha Completa

A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton). Trata-se do maior e mais completo portfólio de furgões, chassis e vans do mercado brasileiro, formado por mais de 50 modelos.
 
 
A Sprinter se destaca no mercado por muitas outras qualidades e diferenciais. O veículo encara o trabalho pesado e assegura alta produtividade no transporte. E devido as suas dimensões externas compactas e ao amplo espaço interno, é ágil no trânsito e oferece excelente capacidade de carga.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> SUZUKI S-CROSS


Suzuki S-Cross chega ao Brasil a partir de R$ 74,9 mil

A Suzuki lança no Brasil o S-Cross, nova geração do crossover SX4 produzida na Hungria. Com porte e aparência mais próximos à proposta de familiar com leve aptidão aventureira, convence pela qualidade de construção, pacote de itens de segurança e o sistema de tração nas quatro rodas All Grip, mas esbarra na rede de concessionárias (54 no país) restrita. O motor 2.0 16V de 145cv do modelo anterior foi substituído por um 1.6 de 120cv de menor consumo e eficiência, segundo o fabricante, aliado à redução de peso da carroceria – mote da marca japonesa ante elétricos e híbridos. Os preços partem de R$ 74.900 na versão GL equipada com câmbio manual, reajuste de quase R$ 8 mil sobre o SX4, que começava de R$ 67.490.
 
 
O design do S-Cross é funcional e se destaca pelos grandes faróis arredondados, amplo capô curvo e linha de cintura ascendente. Na versão topo de linha GLS há opção de combinações de cores entre teto e carroceria: a popular pintura saia e blusa. A carroceria cresceu 20cm e incorpora o uso de aços de alta resistência para os principais componentes estruturais. A estratégia possibilitou que o S-Cross conquistasse nota máxima para adultos, crianças e pedestres nos testes de impacto do Euro Ncap. O resultado geral é um conjunto esteticamente harmonioso, construído em inédita plataforma, mas menos ousado que o do SX4.
 
 
O habitáculo remete aos dos monovolumes, com console central em posição elevada e muitos porta-objetos. Apenas dois adultos viajam com conforto no banco traseiro, com dois pontos de fixação Isofix para cadeiras infantis. O teto é baixo e quem viaja no meio esbarra a nuca no encosto de cabeça. Na direção oposta ao aumento das dimensões, o porta-malas foi reduzido de 470 para 440 litros. Há, contudo, um nível inferior para se guardar objetos abaixo da tampa, além de dois compartimentos laterais.


Disponível a partir da versão intermediária GLX, o All Grip monitora a distribuição de torque nas quatro rodas em tempo real, prevendo uma potencial perda de controle de direção. Isso significa que o condutor terá sempre o carro à mão, numa função adicional aos controles de estabilidade e tração. “Onde tiver estrada ele vai”, garante o presidente da Suzuki do Brasil, Luiz Rosenfeld. São quatro os modos de uso do sistema: Auto, com alteração automática de 2WD para 4WD de acordo com o terreno e economia de combustível; Sport, que otimiza o torque e as trocas de marchas, transferindo torque para o eixo traseiro; Snow-Mud, melhorando o desempenho em pisos de baixa aderência, como lama; e Lock (4WD), que distribui o torque entre as rodas para uso fora de estrada.
 
 
A versão GL vem equipada de série com ar-condicionado de ajuste manual, airbags frontais, direção com assistência elétrica, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, faróis de neblina, freios ABS, retrovisores externos com ajuste elétrico, rádio CD MP3 com bluetooth, volante multifuncional de couro com regulagem de altura e distância e rodas aro 16. Por mais R$ 14 mil, a versão GLX adiciona pacote mais compatível à faixa de preço: ar-condicionado automático de duas zonas, aletas para trocas de marcha no volante (paddles shift), airbags laterais e de cortina (totalizando seis bolsas), controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, partida sem chave, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rack de teto, retrovisores rebatíveis e com setas incorporadas e rodas aro 17. Itens como faróis com LEDs, lavador de faróis, sensores crepuscular e de chuva, rack prata, retrovisor interno eletrocrômico, tela multimídia de oito polegadas com navegador integrado e teto solar panorâmico são exclusivos da GLS, que ultrapassa os R$ 105 mil.

IMPRESSÕES

Durante o lançamento foi possível avaliar o S-Cross com os dois tipos de câmbio. O CVT, com sete marchas simuladas, se comporta bem, mas o motor urra muito. De trocas suaves, apesar da alavanca pequena, o conjunto manual entrega excelente torque em baixa rotação. O baixo consumo médio agrada.
 
 
São 10 opções de cores, sendo uma sólida (vermelho, sem acréscimo de preço), quatro perolizadas (branco, branco/preto, bronze, bronze/bege) e cinco metálicas (prata, prata/preto, cinza, cinza/preto e preto). As combinações bronze/bege, prata/preto, cinza/preto e branco/preto são exclusivas da versão GLS, por mais R$ 1 mil. Os demais tons têm acréscimo de R$ 1.400.
 
 
A Suzuki planeja vender até 250 unidades/mês, volume modesto em relação aos concorrentes em faixa de preço Honda HR-V e Mitsubishi Outlander. “Procuramos trabalhar a satisfação do cliente”, sustenta Rosenfeld. Apesar da crise, a marca espera crescer de 20% a 25% no Brasil em 2015.

* Bruno Freitas/Estado de Minas.