sexta-feira, 24 de outubro de 2014

>>> LINK DA SEMANA

http://motordream.bol.uol.com.br/noticias/ver/2014/10/17/teste-volkswagen-saveiro-highline-vocacao-mista

Como anda a versão Highline da conhecida Saveiro da Volkswagen? O Portal Motor Dream publicou uma matéria bem completa a respeito de suas impressões sobre o modelo...

***

>>> O FUTURO CHEGOU

 
O futuro chega ao Brasil com o Mitsubishi Outlander PHEV

Tecnologia, eficiência e sustentabilidade. O futuro já é uma realidade com o Outlander PHEV, o primeiro SUV 4x4 híbrido disponível no mercado brasileiro. "Estamos lançando um produto inovador e pioneiro no Brasil. Além de toda a tecnologia já disponível no Outlander 2.0 e Outlander 3.0 V6, agora temos a versão PHEV que, além de tudo o que este SUV oferece, ainda traz a tecnologia híbrida aliada ao conforto e segurança da tração 4x4", destaca Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.
 

 
Para tanto, o veículo tem três motores: um à combustão no ciclo otto e outros dois elétricos síncronos com imã permanente, proporcionando máxima eficiência e um rendimento superior aos veículos híbridos convencionais. "Há mais de 40 anos, a Mitsubishi Motors trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias, como o iMiEV, lançado há alguns anos. Agora, estamos apresentando um veículo que é mais adequado ao mercado brasileiro, em que o consumidor pode utilizar o carro em diversas situações, seja nos centros urbanos ou mesmo em grandes viagens com a família", destaca Rittscher.
 
 
O Outlander PHEV sempre irá optar pela forma mais eficiente de trabalho dos motores elétricos ou motor à combustão, privilegiando a máxima economia de combustível, sem comprometer o conforto e a performance. Um bom exemplo desta avançada tecnologia é um percurso urbano em horário de pico. Nessa situação, o "anda e para" é constante e o gasto de combustível nos carros convencionais fica elevado. Com o Outlander PHEV, é possível percorrer mais de 52 quilômetros sem utilizar uma gota de gasolina.

Eficiência, Conforto e Tecnologia

O Outlander PHEV reúne o melhor de três mundos da Mitsubishi: a tecnologia plug-in do iMiEV, a robustez e o DNA 4x4 da linha Pajero e o sistema de controle de tração e estabilidade do Lancer Evolution.
 
O veículo é equipado com o que há de mais moderno para o conforto e segurança do motorista e passageiros. Sua tecnologia, prática e inteligente, contém piloto automático adaptativo (ACC), alerta para mudança de faixa (LDW), dispositivo de redução de risco de colisão através do radar (FCM), controle de tração e estabilidade inteligente (S-AWC), alerta para pedestres (AVAS) e a praticidade do controle remoto por smartphone, que permite gerenciar diversas funções.

 
Mesmo com a instalação das baterias e dois motores, o Outlander PHEV mantém o espaço interno do Outlander 2.0 e 3.0 V6. O ganho de peso foi compensado com o aumento do torque e potência, graças aos motores elétricos, que proporcionam uma condução prazerosa e segura.
 
O interior é envolvente e espaçoso, com comandos de fácil acesso. O sistema multimídia Black Glass reúne tudo ao alcance do motorista em um único aparelho, o ar-condicionado tem sistema Dual Zone, o porta malas vem com abertura e fechamento elétricos e a segurança está presente nos nove airbags.
 
 
As baterias são seladas e contam com vários sistemas de proteção - circuit breakers. Em caso de acidente, são automaticamente desligadas, não causando descargas de energia que poderiam ocasionar riscos aos usuários. Mesmo em caso de enchentes ou em travessia de áreas alagadas, as baterias não são afetadas pela água. Além disso, o Outlander PHEV ganhou o prêmio máximo de segurança automotiva no Euro NCAP, ANCAP e JNCAP.

Sistema Híbrido

Tudo no Outlander PHEV foi pensado para o máximo aproveitamento energético. As baterias estão instaladas no assoalho, garantindo a melhor distribuição de peso, baixando o centro de gravidade, deixando o veículo ainda mais estável e com melhor dirigibilidade.

Modo 100% elétrico: os motores elétricos movimentam o veículo usando a energia acumulada nas baterias, resultando em zero emissão de poluentes e uma condução mais silenciosa, suave e mais confortável.
 
 
Modo híbrido em série: os motores elétricos movimentam o veículo usando energia das baterias ou do gerador. O motor à combustão é utilizado apenas para acionar um gerador que produz eletricidade quando o nível da bateria está baixo, ou para aumentar a potência, ao acelerar rapidamente ou em aclives muito íngremes.
 
Modo híbrido paralelo: o motor à gasolina traciona o veículo em conjunto com os motores elétricos quando uma potência extra é necessária.
 
O motorista ainda pode optar pelo botão "Charge", que otimiza o uso do motor à gasolina para carregar a bateria, ou o modo "Save", onde opta por reduzir o uso de energia da bateria. A energia cinética gerada durante a frenagem também é utilizada para carregar as baterias do veículo (modo regenerativo), garantindo ainda mais autonomia no modo elétrico. Uma tela de LCD de 4,2" com alta definição mantém o motorista informado sobre o nível de carga, modo de condução selecionado, fluxo de energia do sistema PHEV e muitas outras funções, que podem ser visualizadas com um simples toque no botão.
 
 
O motorista ainda pode monitorar todas as informações do veículo por um aplicativo, via smartphone ou tablet. O aplicativo em português, desenvolvido pela Mitsubishi Motors, permite controlar remotamente o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, além de monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecedor. Tudo com poucos cliques e na palma da mão.

Segurança Com Praticidade

ASC, ATC, ACC, FCM, LDW, AVAS e HSA. Essas siglas são as responsáveis pelo que há de mais moderno em tecnologia, segurança e praticidade.
 
ACC (Adaptive Cruise Control)
O piloto automático adaptativo vai muito além do piloto automático convencional. O motorista programa a velocidade que deseja andar e, caso algum outro veículo em mais lento entre na sua frente, o Outlander PHEV reduz a velocidade automaticamente e mantém uma distância constante que pode ser determinada em Longa, Média e Curta. Se o veículo da frente frear, o Outlander PHEV acompanha a frenagem, mantendo a distância programada. Quando a pista fica livre novamente, volta à velocidade inicial.
 
FCM (Foward Collision Mitigation)
Sistema que utiliza um radar para controlar possíveis obstáculos à frente. Ao entrar em distância de risco, o sistema ativa um alarme sonoro e um aviso no display solicitando ao motorista uma ação de frenagem. Caso entre em uma distância de colisão, o sistema aplica automaticamente força de frenagem. Se a velocidade relativa entre o Outlander PHEV e o outro veículo for de até 30 km/h, o sistema pode evitar o acidente.
 
LDW (Lane Departure Warining)
O sistema de alerta de mudança de faixa sinaliza sonoramente, e no painel, caso o motorista mude de faixa involuntariamente.
 
ASC (Active Stability Control)
O controle de estabilidade ativo garante a perfeita trajetória em curvas e pisos de baixa aderência, mantendo o veículo na posição ideal.
 
ATC (Active Traction Control)
O controle ativo de tração evita o escorregamento em curvas ou arrancadas.
 
AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System)
O veículo emite um som que simula ruído de rolamento até 36 km/h durante a aceleração ou abaixo de 32 km/h durante a desaceleração, para alertar os pedestres da sua aproximação, em virtude do baixíssimo som emitido pelos motores elétricos.
 
HSA (Hill Start Assistance)
O sistema impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.

Design Com Eficiência

O design do Outlander PHEV traz linhas marcantes e sofisticadas que remetem a muito espaço interno. A grade dianteira cromada está integrada ao moderno conjunto óptico com faróis de xênon super wide range, com regulagem de altura automática e lavador de faróis. O aerofólio tem brake light integrado e um friso cromado contorna os vidros e destaca a linha de cintura alta, transmitindo a modernidade do desenho. O rack de teto está integrado na aerodinâmica e as lanternas traseiras são em led.
 
Toda a tecnologia do Outlander PHEV transparece antes mesmo de entrar no carro. Para destravar as portas, basta estar com a chave Smart Keyless no bolso ou em uma bolsa, e pressionar o botão na maçaneta para que o veículo seja destravado. Para dar a partida, um simples toque no botão Power. Ao sair do veículo e travar as portas, os espelhos retrovisores, que são equipados com desembaçador, são rebatidos automaticamente.
 

Equipado com Comfort Pack, o Outlander PHEV traz sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva, que ativa o limpador do para-brisas automaticamente.
 
Sua estrutura passou por um grande processo de aperfeiçoamento e muitas horas nos laboratórios de engenharia e no túnel de vento. A construção utiliza aços especiais de alta resistência. Isso resulta também em baixo coeficiente de arrasto, com apenas 0,33, que proporciona um menor nível de ruídos, baixo consumo, maior estabilidade e excelente performance.
 
Assim como um celular ou outros aparelhos eletrônicos, o Outlander PHEV pode se carregado em uma tomada convencional 110V ou 220V. Com a bateria totalmente descarregada, o tempo médio de recarga é de cinco horas. Em alguns pontos das grandes cidades, o motorista ainda poderá optar pelos quick chargers, que carregam até 80% da bateria em, no máximo, 30 minutos. A praticidade foi pensada em todos os detalhes. O cabo de energia para carregar o Outlander PHEV fica em um compartimento embaixo do assoalho do porta-malas, para não atrapalhar nas viagens ou quando é necessário transportar grandes volumes.
 
 
Para abrir e fechar a tampa do porta-malas, a praticidade do sistema Power Tailgate. Com um simples toque no botão localizado à mão do motorista, na tampa traseira, ou pela chave Smart Keyless, o porta-malas é aberto e fechado automaticamente, sem necessidade de fazer força ou deixar as bagagens e compras no chão. Uma praticidade a mais deste SUV recheado de tecnologia. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.520 litros com os bancos rebatidos e 731 litros com cinco passageiros.

Melhor Modo De Condução

O Outlander PHEV possui uma alavanca, do tipo joystick, com acionamento suave e preciso, que permite ao motorista optar pelo melhor modo de condução. Na posição D, uma dirigibilidade agradável, ideal para centros urbanos e estradas. Já na posição B, é possível usar a frenagem regenerativa em dois estágios, indicada para grandes declives ou trechos de serra em descida.
 
Através dos paddle shifters, localizados atrás do volante, é possível fazer a seleção do modo de regeneração de energia, de forma refinada, com seis níveis de freio motor. Esse sistema se adequa a qualquer condição de descida.

Interior

A preocupação com os detalhes está presente em todo o interior do Outlander PHEV. Equipado com painel Soft Touch, o acabamento é em Crystal Fiber. Os bancos são em couro, os dianteiros têm aquecimento e o do motorista conta com regulagem elétrica, trazendo ainda mais conforto e praticidade.
 

A praticidade está sempre à mão do motorista e passageiros, como o ar-condicionado Dual Zone, onde cada lado do interior pode ter sua temperatura programada separadamente. Além disso, o Outlander PHEV possui 12 pontos de refrigeração espalhados pela cabine, deixando a temperatura sempre agradável para todos os ocupantes.
 
O volante é revestido em couro e tem os controles de áudio - Joystick Style -, além do controle do piloto automático Easy Ride. A direção elétrica torna a condução ainda mais precisa e prazerosa. O volante tem ajustes de altura e profundidade.
 
 
Sendo um veículo pensado para toda a família, possui dois pontos com sistema Isofix, que facilitam e dão mais segurança na fixação de cadeirinhas infantis. O Outlander PHEV traz praticidade para todos os ocupantes. São 15 porta objetos, 10 porta copos, oito luzes de cortesia, além de duas tomadas internas de energia.

Sistema Multimídia - Black Glass

Toda a tecnologia do Outlander PHEV está presente também em seu sistema de entretenimento. Seu multimídia tem uma tela Black Glass Touch Screen de 7". Repleto recursos e sensível ao toque, tem uma navegação fácil e intuitiva, similar aos mais modernos tablets e smartphones.
 
É equipado com navegador GPS, com 5.499 municípios mapeados no Brasil, Bluetooth com áudio streaming, USB com interface para smartphones, CD/DVD, rádio, entrada para cartões SD, câmera de ré e o Dynamic Information System (DIS), com acelerômetro, aceleração lateral, bússola, inclinação frontal e altitude.

Projeto e Segurança
 
Desde sua concepção, a Mitsubishi Motors pensa em todos os detalhes para garantir conforto e segurança. O veículo foi projetado sob o conceito RISE de deformação controlada e os pedais e a coluna de direção são colapsáveis. Os cintos de segurança são de três pontos para os cinco ocupantes e os dianteiros tem pré-tensionador e limitador de força.
 
 
A utilização de aços especiais de alta resistência e baixa espessura contribui para diminuir o peso e colabora para reduzir o consumo e proporcionar mais estabilidade. Para garantir ainda mais segurança, o Outlander PHEV é equipado com nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.
 
Prova de toda essa tecnologia empregada em favor da segurança é a mais alta classificação em três dos mais renomados institutos: Euro NCAP, ANCAP e JNCAP, que concederam cinco estrelas ao Outlander PHEV.

Tecnologia 4x4
 
O Outlander PHEV carrega todo o DNA da Mitsubishi Motors no que há de melhor em segurança e estabilidade. O sistema de tração é o S-AWC (Super All Wheel Control), com acionamento por botão tipo Push/Leave e dois modos de operação: Auto e 4WD Lock.
 

A suspensão dianteira é independente Mc Pherson, com molas helicoidais, barras estabilizadoras e a suspensão traseira é Multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares. A suspensão traseira alia sofisticação à performance e permite que, durante uma curva, haja um esterçamento passivo das rodas aumentando a estabilidade e dirigibilidade.
 
Um veículo de alto desempenho precisa ter um sistema de frenagem capaz de proporcionar estabilidade e segurança. O do Outlander PHEV é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS. As rodas de design exclusivo são de liga leve 18" e os pneus de perfil baixo 225/55R18 garantem a melhor aderência nas pistas. O Outlander PHEV tem ainda um excelente raio de giro, com apenas 5,3 metros, ideal para manobras em garagens e lugares com pouco espaço.
 
* Press Release/Mitsubishi Motors do Brasil.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

>>> PROPAGANDA


Propaganda de 1964 para o utilitário Scout modelo 80, pouco conhecido mundo afora. Estes veículos foram fabricados pela International Harvester (atualmente Navistar Co.) entre 1961 e 1980, para enfrentar os concorrentes do mesmo porte como Ford Bronco e os modelos da Jeep.

***

>>> 5 MILHÕES


Ford F-Series Super Duty atinge 5 milhões de unidades produzidas nos EUA

Neste mês de outubro, a picape Ford F-Series Super Duty comemora cinco milhões de unidades produzidas na linha de montagem da fábrica de Kentucky Truck. A picape pesada, veículo líder de vendas na América, é a mais vendida desde seu lançamento há 15 anos, e a preferida para trabalho duro e por clientes muito exigentes.
 
 
A Super Duty, modelo que evoluiu ao longo do tempo, é equipada, na atual geração, com duas opções de motorização. Ambas com motor V8 e duas capacidades: de 6.2 litros a gasolina, oferece 385 cavalos de potência e a versão de 6.7 litros Power Stroke turbo diesel de 440 cavalos de potência. Na versão diesel a transmissão é automática de seis velocidades.

* Press Release/Ford do Brasil.

>>> FOTON BRASILEIRO


Foton apresenta protótipo de caminhão que será fabricado em Guaíba/RS
 
A Foton Caminhões dá mais um importante passo na construção de sua unidade industrial no Rio Grande do Sul. A marca apresentou o protótipo nacional do caminhão de 10 toneladas, que será o primeiro modelo a ser produzido na fábrica sediada em Guaíba a partir de 2016.
 
 
O veículo sairá da linha de produção com cerca de 70% de seu conteúdo nacionalizado, atendendo ao requisito mínimo de 65% do programa Inovar Auto, do governo federal. A apresentação ocorreu nas instalações da Transportes Gabardo, em Canoas, do empresário Sérgio Gabardo, que assumiu as atividades de recebimento e desembarque dos caminhões Foton no Porto de Rio Grande.
 
A companhia também apresentou os modelos de 15, 17 e 24 toneladas , que estão em processo de homologação para obter a permissão de produção no Brasil. "Esses três modelos são os produtos iniciais para a nossa entrada no mercado de pesados e demonstram que o programa estabelecido com a Foton Beiqi tem continuidade para um portfólio maior de produtos," afirmou Mendonça de Barros.

* Redação/Zero Hora.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

>>> IMAGEM DA SEMANA


Buick LaSalle 1940 com oito (!) portas.

***

>>> EX-EXTERMINADOR


Arnold Schwarzenegger vende caminhão histórico

O eterno “Exterminador do Futuro”, Arnold Schwarzenegger resolveu abrir mão de uma relíquia. O ator e ex-governador da Califórnia colocou o seu caminhão Mercedes 1977 Unimog a venda em um site alemão de leilão.
 

O veículo de cinco toneladas foi criado exclusivamente para Schwarzenegger, e traz a assinatura do ator sob o console central. O robusto possui rodas de 22 polegadas e oferece conforto para quatro passageiros. Com apenas 2.092 km rodados, conta com motor 6.4 litros turbodiesel, entretanto não passa dos 96 km. O interessado no “famoso” Unimog terá que desembolsar, no mínimo, US$ 275 mil.

* Diogo Patroni/Quatro Rodas.

>>> TRABALHANDO DURO


Hard Working, a nova Série Especial da picape Fiat Strada
 
Líder do segmento de picapes pequenas, comercial leve mais vendido do País e com mais de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil (marco alcançado em maio deste ano), o Fiat Strada chega agora ao mercado com mais uma novidade: a Série Especial Hard Working, para agradar ainda mais o público desse segmento.
 

Com a proposta de entregar mais força e robustez ao produto, esta Série Especial é exclusiva para a versão Working da picape Strada e para todos os seus tipos de cabine: curta, estendida e dupla.
 
 

Muito bem equipada, além dos itens de série da versão, a Série Especial Hard Working traz ainda os conteúdos abaixo:


•Ar-condicionado + Para-brisas degradê;
•Direção hidráulica;
•Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento (Working CC e CE, na CD já é de série);
•Volante com regulagem de altura;
•Faróis de neblina;
•Predisposição para rádio (2 alto-falantes e Antena);
•Abertura elétrica bocal de abastecimento;
•Travas elétricas (Working CC e CE, na CD já é de série);
•Janela traseira corrediça (Working CC e CE);
•Brake light.
+ Conteúdos exclusivos:
•Faróis de máscara negra;
•Rodas em chapa com pintura exclusiva. Opcional em liga leve 15” para a Cabine Dupla;
•Pneus de uso misto.

* Press Release/Fiat S.A.

>>> NOVOS MODELOS

 
Grand Vitara ganha novos modelos no mercado nacional

A Suzuki reforça a presença do Grand Vitara no mercado nacional com um line up de novos lançamentos. Para 2015, além da versão Limited Edition, exclusiva na cor bronze com interior bege, a Suzuki amplia a diversidade de modelos com o Grand Vitara Special Edition, complementando as versões especiais, além da inclusão de um modelo 4x2 automático na linha de entrada.
 

O Grand Vitara Special Edition possui design mais clean e urbano, além de não possuir estepe. Ao invés de ter o pneu sobressalente, uma das inovações do modelo é o sistema de monitoramento eletrônico de pressão dos pneus (TPMS) que indica, em tempo real, a pressão diretamente no multimídia, além de um alarme que alerta para perda de pressão, prevenindo o reparo.
 
O benefício do sistema TPMS, oferecido na versão Special Edition, está ligado diretamente à segurança do usuário, reduzindo a chance do motorista ter que parar o carro para a troca de pneu. Em caso de reparo, a nova versão conta com um kit que contem um compressor e uma borracha líquida, trazendo mais facilidade e velocidade no reparo, evitando o esforço físico para a troca.
 
 
Esta nova versão estará disponível nas cores preto e verde, com interior personalizado em couro e detalhes em camurça, com o preço sugerido de R$ 95.790,00.
 
A Suzuki lança também uma nova versão do Grand Vitara 4x2 com transmissão automática. O modelo tem preço reduzido e nova especificação. Nessa reformulação, os modelos mais completos das versões 4x2 e 4x4 ganham o sobrenome Premium com uma identificação exclusiva nas laterais dianteiras.
 
 
A Família Grand Vitara se renova para 2015 com 8 versões que iniciam em R$ 78.490,00 e vão até R$ 104.290,00.

* Redação/Paraná Online.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

>>> VÍDEO DA SEMANA



Vida nova para uma Kombi 1958 no conhecido programa Pimp My Ride, nos EUA...

***

>>> INOVAÇÕES BRASILEIRAS


MAN Latin America apresentou inovações e tecnologias brasileiras na IAA Veículos Comerciais 2014

A MAN Latin America apresentou em sua sétima participação consecutiva na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, soluções de transporte para países emergentes, além de produtos que reforçam o comprometimento da empresa em ampliar a cada ano sua compatibilidade ambiental, como veículos preparados para receber combustíveis renováveis e cabines montadas a partir de peças ecológicas.
 
 
Entre os três veículos que foram expostos no já tradicional espaço dedicado à montadora no estande do Grupo MAN, estava o Constellation 24.280, caminhão mais vendido do mercado brasileiro, em sua nova versão 8x2 V-Tronic. O modelo conta com seis toneladas a mais de carga por viagem do que a versão 6x2 e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado graças à tecnologia patenteada Smart Ratio, desenvolvida pela Engenharia da empresa no Brasil e que, associada à transmissão automatizada ZF AS Lite, proporciona otimização da troca de marcha.
 
 
Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aí que entra a nova tecnologia para tornar possível aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa. O caminhão, equipado com segundo eixo direcional, chega para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do país, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.
 
 
“Na maior feira de veículos comerciais do mundo, não poderíamos deixar de apresentar o Constellation 24.280, nosso carro-chefe e líder absoluto de mercado. Com as versões 6x2 e 8x2, estimamos um crescimento substancial nas vendas desse modelo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
 

Outro veículo que chamou a atenção no estande da MAN na IAA é o extrapesado Constellation 25.420 V-Tronic, recém-lançado pela montadora sob o conceito Sob Medida – Menos você não quer, mais você não precisa. O cavalo-mecânico chega para suprir uma forte demanda dos clientes por veículos mais potentes, que apresentam uma velocidade média superior e melhor relação custo benefício do mercado. Junto com os demais modelos da família 420 cavalos — os Constellation 19.420 e 26.420 também são parte da nova linha —, o 25.420 atende ao mercado de extrapesado, segmento que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.
 
 
O veículo equipado com motor Cummins e caixa automatizada ZF, foi exposto na feira com uma cabine eco-friendly, desenvolvida e produzida com peças mais ecológicas aplicadas no seu acabamento interno e externo. O projeto teve como base a substituição de materiais petroquímicos e de maior complexidade para reciclagem, por materiais de fontes renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
 
Articulado em quatro eixos de trabalho (plásticos, borrachas, fibras, e espumas) o projeto resultou na oferta de uma cabine ecológica sob medida, que preserva a mesma qualidade e a funcionalidade tão valorizada e reconhecida nos caminhões Volkswagen. Como resultado, foi obtida uma redução de peso de 12,4 kg e um valor de 18,04% correspondente ao percentual total da cabine produzido por materiais renováveis, reciclados e eficientemente produzidos.
 
 
Em ônibus, o destaque no estande foi o VW 18.280 OT Low Entry, primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral. O chassi, equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cavalos e transmissão automática ZF Ecolife, foi concebido em sinergia com um projeto europeu MAN que apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial.
 
Buscando mais uma vez apresentar na IAA soluções inovadoras em pesquisas com biocombustíveis, voltadas principalmente para países em desenvolvimento, o Volksbus 18.280 exposto na feira estava abastecido com um combustível que é a cara do Brasil: o diesel de cana-de-açúcar, tecnologia desenvolvida pela empresa americana Amyris já em testes pela MAN Latin America desde 2011.
 
 
Trata-se de um combustível renovável “drop in”, ou seja, seu uso em veículos comerciais não exige alterações no veículo. Os testes, realizados em frotas de ônibus de grandes metrópoles como São Paulo, identificaram redução na emissão de material particulado sem alterar o desempenho do veículo, com ganhos de 3% a 5% no rendimento do motor. O uso do combustível resulta ainda em uma redução de 30% a 70% em materiais particulados e na emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), resultados bastante satisfatórios em motores diesel.
 
A MAN Latin America deu início aos estudos com diesel de cana ainda com veículos Euro 3, em dezembro de 2011, e foi a primeira a testar o biocombustível em motores Euro 5 no Brasil. “Com os estudos para uso de materiais sustentáveis em nossas cabines e de combustíveis renováveis em nossos caminhões e ônibus, trazemos novamente à IAA soluções inovadoras em veículos comerciais com foco ambiental e desenvolvidas para a realidade de economias emergentes, como o Brasil”, diz Roberto Cortes.

* Press Release/MAN Latin America.

>>> DESPEDIDA


Com aposentadoria confirmada para dezembro de 2015, Land Rover Defender terá edição especial de despedida

A divisão SVR do grupo Jaguar Land Rover, responsável pelo desenvolvimento de modelos especiais para as duas marcas, irá criar um edição de despedida para o Defender. Sua aposentadoria está confirmada para dezembro de 2015.
 

Quem confirmou a informação foi John Edwards, chefe da divisão, em entrevista ao site britânico Autocar. Segundo ele, o modelo receberá influências dos veículos que competiram no Camel Trophy - campeonato de rali realizado entre os anos de 1980 e 2000 - e no rali Paris-Dakar.
 
 
Atualmente, a divisão SVR - que possui 500 funcionários - atua em quatro áreas, sendo elas criação de veículos, personalização, clássicos e itens especiais. O Range Rover Sport SVR, apresentado em julho deste ano, foi o último fruto da divisão e conquistou um recorde de velocidade no autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Edwards afirma que, futuramente, além da criação baseada no Defender, a SVR irá desenvolver outros produtos sobre os demais modelos do grupo de origem britânica.

* Redação/iCarros.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

>>> LINK DA SEMANA


Mais uma aventura realizada a bordo de uma Kombi. Desta vez, de Porto Alegre até Ushuaia (Argentina). Detalhes no link acima...

***

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

>>> PROPAGANDA


Essa história de cabine dupla (ou estendida) é algo muito comum atualmente, mas a ideia também já foi explorada nas décadas anteriores. Um exemplo está na propaganda da picape Nissan King Cab, de 1985.

***

>>> CAMINHÃO DO FUTURO

 
Mercedes-Benz Future Truck fez sua estreia mundial no IAA 2014

Do sonho à realidade – o espetacular estudo "Mercedes-Benz Future Truck 2025" proporciona uma imagem visualmente empolgante e demonstra a viabilidade técnica do caminhão rodoviário do futuro. Ele foi  uma das grandes atrações do 65º Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA 2014, realizado de 25 de setembro a 2 de outubro, em Hanover, na Alemanha.
 

O estudo da Mercedes-Benz revela que, em dez anos, os caminhões rodoviários poderão rodar de forma autônoma pelas vias expressas. Dessa forma, a eficiência dos transportes aumentará, o trânsito ficará mais seguro para todos os usuários da estrada e o consumo de combustível e as emissões de CO2 ficarão ainda mais reduzidos.
 
 
Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do piloto automático rodoviário "Highway Pilot". Assim, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito de rodovias expressas. Ou seja, o "Mercedes-Benz Future Truck 2025" permite que se visualize a futura forma dos caminhões.

Transporte de carga mais eficiente

A tecnologia do futuro já é uma realidade na Daimler Trucks. O "Mercedes-Benz Future Truck 2025" constitui uma revolução em eficiência, segurança e interconectividade, bem como para o tráfego rodoviário e sua infraestrutura, para a condução profissional e para o setor de transportes rodoviários. Não se trata de um caminhão novo, mas do elemento chave no sistema de transporte interconectado do futuro.
 
Esse caminhão inovador foi desenvolvido de acordo com as diretrizes da iniciativa “Shaping Future Transportation” (Moldando o Transporte do Futuro) da Daimler Trucks, que prevê a diminuição do uso de recursos naturais e a redução de emissões de todos os tipos. Entre suas metas também se incluem a garantia do mais alto nível possível de segurança no trânsito e o aumento da interconexão com a gestão inteligente de dados para um veículo e com soluções de serviços customizados.
 
 
Recentemente, um protótipo do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" demonstrou suas empolgantes capacidades, a velocidades de até 80 km/h, em situações reais de trânsito na autoestrada A14 de Magdeburg, na Alemanha. Agora, no IAA, foi revelado ao público o sensacional design externo e o interior deste mesmo veículo. No evento, o cavalo mecânico e o semirreboque otimizados quanto à aerodinâmica fazem então sua estreia mundial como estudo do caminhão do futuro.

Exterior

Em termos de design, o estudo do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" combina recursos, eficiência e emoção de uma maneira fascinante. Ele põe em prática a filosofia de design da Mercedes-Benz da "Pureza Sensual". Superfícies suaves e levemente curvadas passam uma ideia tanto de eficiência quanto de emoção. Dentro e fora, a aparência fora do comum simboliza uma grande virada do caminhão clássico para um veículo autônomo no transporte do futuro. Formas inovadoras e iluminação futurista indicam a cabina do caminhão do futuro.
 
 
Os projetistas da Mercedes-Benz alavancaram a oportunidade apresentada pelas especificações de comprimento da futura legislação europeia: o prolongamento da seção dianteira permite a criação de formas suaves e aerodinâmicas. Os efeitos visuais da pintura na cor prata ressaltam os sedutores contornos. Câmeras compactas substituem os espelhos externos convencionais. Seu para-brisa lembra um visor. O teto solar com tela de proteção tem uma forma distinta.

 
Seguindo o estilo dos caminhões da Mercedes-Benz, o design frontal do veículo foi concebido tendo a estrela de três pontas como elemento central. Parecendo praticamente sem emendas, como se fosse uma peça única, a cabina transpira a máxima tranquilidade.
 
Quando o caminhão está parado, com o motor desligado, seu perfil frontal fica visualmente “fechado”. Assim, à primeira vista, elementos clássicos, como os faróis, parecem não estar presentes. Porém, o "Mercedes-Benz Future Truck 2025" ganha vida quando o motor é ligado. LEDs iluminam as superfícies e a pintura. O perfil frontal brilha e outras lâmpadas de LEDs substituem os faróis tradicionais. Luzes cor de laranja piscam indicando quando o caminhão muda de direção.
 
 
Quando o caminhão do futuro está em movimento e sendo dirigido pelo motorista, as luzes ficam brancas. Quando a condução está no modo autônomo, a cor das luzes muda de branco para azul. Elas então pulsam fortemente, simbolizando a poderosa batida do coração do caminhão e sinalizando assim claramente para os outros usuários da estrada o modo de operação em que o veículo está.

Interior

A pureza sensual do design relaxante do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" também se reflete no seu interior. As linhas fluentes externas ganham prosseguimento dentro da cabine. A Mercedes-Benz já cria uma separação visual entre a área de condução e a sala de estar nas cabines dos caminhões rodoviários. No futuro, a cabine também incluirá uma área de trabalho mais confortável e funcional para os momentos de condução autônoma.
 

 
O foco do interior do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" está voltado para funções essenciais e seu design é quase purista. A estação de trabalho para a condução é tranquila e organizada como um escritório moderno, sem papéis, com uma sensação acolhedora de aconchego.
 
O painel de instrumentos é simples e organizado, com mostradores que separam os instrumentos. Em vez de saídas de ar aparentes há um controle de clima indireto, com teclado em substituição aos interruptores convencionais. O suporte do painel de instrumentos é revestido em couro. A qualidade de construção e o acabamento artesanal são perfeitos e seguem lado a lado com o caráter funcional dos recursos técnicos do caminhão. Efeitos de iluminação dentro da cabine também sublinham o caráter distinto do veículo.
 
Quando o caminhão está rodando de forma autônoma, o motorista pode reclinar seu banco e também girá-lo a 45 graus, o que permite que ele adote uma posição de trabalho relaxante e confortável. Ao mesmo tempo, a iluminação indireta clareia o interior sem ofuscar.
 
Na estação de trabalho, o motorista utiliza um tablet para as atividades de comunicação. Este computador se encaixa no console central, mas é removível. Ali o condutor do veículo pode processar documentos, agendar seus destinos, aceitar outros pedidos e tomar providências para uma próxima parada. A tela do tablet pode ser configurada de acordo com os requisitos individuais, permitindo a exibição de dados de viagem.
 

Nas conduções autônomas, o computador tipo tablet torna-se tão crucial quanto o volante e os pedais no veículo tradicional. O "Mercedes-Benz Future Truck 2025" lança assim um novo modo de trabalhar na cabine nos longos percursos. Como conceito geral, ele combina a área high-tech do posto de direção com um moderno escritório sem papel e com uma sala de estar extremamente aconchegante.

Graças a esse conceito, o motorista se sente em casa mesmo quando está no trabalho. Sensação que é ampliada pelo quadro de imagens digitais no painel traseiro da cabina: ali as fotos da família ou das últimas férias podem ficar sendo exibidas na tela. Ou seja, a despeito de todas as suas funcionalidades e eficiência, esse caminhão high-tech também demonstra emoções.

Sensores e câmeras

A tecnologia que está por trás do visual empolgante do caminhão do futuro não é menos impressionante. O "Mercedes-Benz Future Truck 2025" não é, por exemplo, parte de um comboio. E também não precisa ficar encadeado com outros veículos. O avançado sistema de sensores de radar e câmera permite que ele se conduza de forma autônoma independentemente de outros veículos ou de estações centrais controladoras. Suas características técnicas são essenciais para assegurar as funcionalidades excelentes da condução autônoma. Para a Mercedes-Benz, o ponto alto dessa tecnologia é o sistema de piloto automático rodoviário altamente inteligente "Highway Pilot", que lembra um piloto automático de aeronave.
 

Um sensor de radar na parte baixa da extremidade dianteira varre a rodovia à frente, com modos de longo alcance (faixa de 250 metros e segmento de 18 graus) e curto alcance (70 metros e 130 graus). O sensor do radar é a base do sistema de segurança do controle de aproximação e da frenagem emergencial, sistemas já disponíveis hoje em dia.
 
Uma câmera estereoscópica instalada acima do painel dos instrumentos, atrás do para-brisa, mantém a área à frente do veículo sob monitoramento. Atualmente, esta é a localização de uma câmera mono do já conhecido "Lane Keeping Assist" (assistente de manutenção da faixa de rolamento). O alcance da câmera estereoscópica é de 100 metros e ela varre uma área de 45 graus na horizontal e de 27 graus na vertical.
 
A câmera estereoscópica do "Mercedes-Benz Future Truck 2025" identifica estradas de faixa única ou dupla, pedestres, objetos em movimento ou parados nas vias, todos os objetos dentro da área monitorada e também a superfície da estrada. Esta câmera reconhece tudo o que contrasta com o fundo, conseguindo, portanto, medir distâncias com exatidão. Ela também registra as informações dos sinais de trânsito e reconhece os marcos de sinalização das pistas, principal função de orientação para a condução autônoma.
 
 
A superfície da estrada, à esquerda e à direita do caminhão, é monitorada por sensores de radar instalados nas laterais do veículo. Eles se localizam na esquerda e na direita, à frente do eixo traseiro do cavalo mecânico. Os sensores possuem um alcance de 60 metros e cobrem um ângulo de 170 graus na direção longitudinal.

Blind Spot Assist

Os sensores do caminhão do futuro formam o coração do Blind Spot Assist (assistente de ponto cego) da Mercedes-Benz. Os módulos dos sensores de radar são dispostos de forma a cobrir a área paralela ao veículo em todo o comprimento da composição cavalo mecânico+semirreboque. Além disso, essa faixa se prolonga até dois metros à frente do caminhão.

 
O "Blind Spot Assist" avisa o motorista sobre a presença de outros usuários da estrada não só quando ele está saindo da rodovia. Ele também alerta para colisões iminentes com obstáculos parados, atuando ainda como um sistema de assistência em caso de mudança de faixa na pista.
 
Para a Mercedes-Benz, a introdução planejada do Blind Spot Assist nos próximos anos é um grande passo para pavimentar o caminho para o caminhão do futuro, sublinhando assim o papel pioneiro da Mercedes-Benz quanto à obtenção de máxima segurança nas estradas.

Condução autônoma na prática

Assim que entra numa rodovia, o motorista do “Mercedes-Benz Future Truck 2025” escolhe a faixa adequada onde irá rodar. O sistema emite então um aviso para que ele ative o "Highway Pilot". Consequentemente, o veículo mudará para o modo autônomo.
 
A despeito da situação do trânsito, o caminhão do futuro fica na estrada de forma independente, pois não é necessário haver um veículo à frente como referência para orientá-lo. Ou seja, ele age autonomamente em sua pista. Se houver outro veículo à frente, ele adequa a velocidade dentro do limite permitido e mantém uma distância ideal de segurança. É sempre possível, portanto, que os outros veículos entrem na estrada com segurança.
 
 
O “Mercedes-Benz Future Truck 2025” opera independentemente de outros usuários da estrada graças as suas interconexões. Contudo, para que seja obtido o máximo benefício em termos de eficiência logística, fazendo o melhor uso da infraestrutura, é desejável interconexões mais abrangentes. Esse desenvolvimento certamente ocorrerá de maneira gradual. Normas e protocolos abertos são importantes para essa finalidade.
 
Assim que os passos jurídicos forem dados, o “Mercedes-Benz Future Truck 2025” com sistema "Highway Pilot" será a resposta aos desafios do futuro, como o aumento do trânsito, infraestruturas inadequadas, pressão dos custos e escassez de motoristas. No futuro, o tráfego fluirá de maneira mais regular, previsível e segura. Os sistemas de trânsito se tornarão mais flexíveis, com melhor uso da infraestrutura. Evitando erros humanos ao volante, isso reduzirá os perigos e acidentes. As operadoras de transporte poderão operar de maneira mais eficaz e flexível. Os motoristas de caminhão poderão assumir diferentes tarefas como gestores de transportes. Esta resposta aos muitos desafios não é somente um sonho. Com o “Mercedes-Benz Future Truck 2025”, ela já é realidade.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> CACTUS NO BRASIL


Citroën confirma C4 Cactus no Brasil

Uma das principais novidades da Citroën em Paris, o C4 Cactus, será vendido no Brasil. Porém, até agora, nenhuma data de lançamento foi divulgada. Para deixar o brasileiro mais familiarizado com o modelo, a montadora irá exibí-lo no Salão de São Paulo deste ano.
 

O C4 Cactus foi desenvolvido através da plataforma EMP2 (Plataforma Modular Eficiente), que usa materiais reciclados e motores mais eficientes. A atual versão não possui muitas modificações em relação ao Cactus Concept apresentado no ano passado no Salão de Frankfurt. A produção do veículo acontecerá na Espanha e a novidade deve custar, na Europa, 13.950 euros, algo equivalente a R$ 44,5 mil (sem taxas).
 
 
Os bancos dianteiros em formato de sofá e o para-choque com bolhas de ar chamam atenção. Ele tem dimensões parecidas com o EcoSport e o porta-malas carrega até 358 litros. Além disso, o veículo possui duas opções de motorização, uma a gasolina e outra a diesel. A primeira é a EB Pure Tech, desenvolvida pela BMW, que tem três cilindros, capacidade para 1,2 litro, turbo, injeção direta e tem capacidade para gerar 132 cavalos de potência.A segunda é a BlueHDi que gera de 118 a 150 cavalos.Em ambos os casos o câmbio é automatizado de seis marchas.

* Redação/Portal Vrum.