segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

>>> SONHOS DE MADEIRA

 
Paranaense usa talento para transformar paixão por caminhões Scania em negócio, fabricando miniaturas em madeira na garagem de casa
 
Na edição 156 da Rei da Estrada, a primeira reportagem da seção Paixão Scania mostrou a história de Rafael e Joice, que tiveram um casamento repleto de referências à marca – entre elas, um caminhãozinho de madeira que foi usado para levar as alianças ao altar. O responsável pela miniatura (e também pelo topo do bolo) é Weslei Glédison Silva, 27 anos, morador de Arapongas (PR). Ele transformou seu carinho pela montadora em negócio, montando miniaturas de caminhões em madeira sob encomenda.
 

Desde pequeno, Weslei convive de perto com caminhões Scania. Seu pai, Aparecido, é motorista, dono de um caminhão 113 H, e costumava levar o filho para passear no veículo sempre que estava em casa. “Ele ficava fora por até 40 dias, e, quando chegava, me deixava ajudá-lo a lavar o caminhão”, lembra. Na época, o jovem costumava ganhar miniaturas de presente e já tentava customizá-las em casa, com tinta. “Inventava coisas demais e estragava o caminhão”, ri. “Quando cresci, fiquei exigente, passei a querer miniaturas mais detalhadas, mas os preços não cabiam no bolso. Então, resolvi tentar fazer as minhas”, explica o jovem.
 
Weslei conta que sempre teve talento para desenho e, com a ajuda de profissionais que conheceu pela internet, começou a trabalhar em sua primeira peça, como hobby. “Foi um modelo 174 480, que demorei um ano e meio para terminar”, lembra. Ele postou uma foto do caminhão em uma rede social e despertou o interesse de muita gente. “Começaram a me perguntar se eu fazia miniaturas por encomenda e, depois de um tempo praticando, resolvi fazer.” O negócio começou há cerca de quatro anos – sendo que, a princípio, o artesão conciliava o novo negócio com um emprego formal. “Só saí do trabalho quando percebi que daria certo. Ainda não estou rico, mas estou conseguindo viver”, conta.
 
 
O tempo que Weslei leva para fazer uma miniatura varia de acordo com modelo, configuração e detalhamento de cada pedido – algo em torno de 25 a 30 dias. “A mais difícil foi um V8 com carreta bitrem, com nove eixos. Tive que fazer uma réplica do motor, que deu muito trabalho.” Acostumado a criar caminhões Scania, ele tem moldes e desenhos técnicos de quase todos os modelos. Mesmo apaixonado pelo que faz, Weslei ainda não sabe se esta é a carreira que deseja seguir pelo resto da vida: “me apeguei à arte, mas ainda sonho em ser motorista”. Ele conta que sua mãe, Cacilda, diz que prefere a bagunça que ele faz em casa à saudade de vê-lo trabalhando na estrada. “Se pudesse ter um caminhão, escolheria um 113, assim como o meu pai. Mesmo sendo um modelo antigo, acredito que marcou a história com seu ronco inconfundível do motor.”
 
* Wilson Vieira/ Revista Rei Da Estrada (Scania).

12 comentários:

Unknown disse...

Muito bom amigo tem muito talento
Posta videos de como faz as miniatu

Unknown disse...

Ola
To começando agora a criar este caminhão. Como faço para adquirir este desenhos e moldes dos scanias.

aguardo
Meu e-mail
pr.nestorb@gmail.com

Unknown disse...

parabéns pelo trabalho, inacreditável....vc poderia me dizer como faço as rodas e pneus???? e tmb qual a melhor madeira para fabricar essas miniaturas????

agradeço a atenção

Unknown disse...

Gostaria de uma Scania 440 bi trem 9eixos no comprimento de 1 metro,pôr 27centimetro dr altura, pôr 18 ou 20 de largura qual preço meu querido obg?

Unknown disse...

Gostaria de uma Scania 440 bi trem 9eixos no comprimento de 1 metro,pôr 27centimetro dr altura, pôr 18 ou 20 de largura qual preço meu querido obg?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Como faco pra adquirir um caminhão amigo nessas medidas mencionada Ba perguntas de cima qual valor como entro em contato me responda

Unknown disse...

Como faco pra adquirir um caminhão amigo nessas medidas mencionada Ba perguntas de cima qual valor como entro em contato me responda

Unknown disse...

Tbm quero ter as medidas meu email e emerson.ficagna@outlook.com

Unknown disse...

Gostaria de saber como faço para adquirir as medidas meu email é emerson.ficagna@outlook.com

juliana Mian disse...

Muito legal seu trabalho parabéns

Unknown disse...

Como faço pra comprar um bitrem graneleiro e entra em contato com ele