quinta-feira, 11 de julho de 2013

>>> EX-COMBATENTE


De volta à fábrica, Jeep Willys MB 1943 vai da Itália aos Estados Unidos

Nada mal para um senhor de 70 anos comemorar seu aniversário percorrendo uma distância de 1,6 mil quilômetros, demonstrando total disposição e sem apresentar qualquer tipo de problema. Foi o que aconteceu com um Jeep Willys MB 1943, que saiu da Itália e retornou à sua fábrica de origem, em Toledo, nos Estados Unidos. O ex-combatente de guerra pertence ao jornalista italiano Vittorio Argento, que preserva seu Jeep com muito zelo e deixou emocionados os funcionários da fábrica norte-americana.
 
 
A história desse Willys MB começou em 3 de junho de 1943, quando saiu da linha de montagem da fábrica de Toledo para ser entregue ao Exército dos Estados Unidos. Um mês depois, as tropas americanas desembarcaram na Sicília, na Itália, no calor da Segunda Guerra Mundial. O modelo era derivado do Willys Quad, de 1941, feito sob encomenda para o Exército norte-americano pela Willys-Overland e que deu origem ao primeiro Jeep civil, o CJ-2A. Com a evolução rápida dos modelos, o Quad virou MA e em seguida MB, mas todos ficaram conhecidos mundialmente como Jeep.
 
 
Quando a guerra acabou, esse Jeep Willys MB – e vários outros que resistiram às batalhas – foi transferido para o Exército da Itália, onde permaneceu em plena atividade. Em 1984, foi vendido ao jornalista Vittorio Argento, que teve a ideia de levar o Jeep de volta à fábrica onde foi construído há 70 anos. O veículo saiu da Itália, cruzou o Atlântico em um navio e desembarcou nos Estados Unidos, percorrendo 1,6 mil quilômetros, passando pelos estados de Nova Jersey, Pensilvânia e Ohio, até chegar ao Complexo de Montagem de Toledo do Chrysler Group, onde continua sendo produzido o Wrangler, seu sucessor.
 
 
Durante a visita a Toledo, Vittorio Argento conheceu uma das chaminés da antiga fábrica da Willys, posou para fotos ao lado de diretores e funcionários do complexo de montagem e ainda estacionou seu Jeep MB próximo a dois Jeeps Wrangler Unlimited Rubicon, proporcionando uma demonstração da evolução dos modelos da marca.

* Redação/Jornal Estado de Minas.

Nenhum comentário: