sábado, 5 de novembro de 2011

>>> BOM NEGÓCIO

Guia de vans: a Kombi ainda é bom negócio?
Criado no país pela Volkswagen Kombi, o segmento de vans de passageiros oferece várias opções de carrocerias, de motores e de capacidade de lotação. A Kombi já está entrando na terceira idade, mas nem sonha em se aposentar. Ao contrário, só pensa em trabalho. Nos seus 54 anos, a Volkswagen Kombi – primeiro veículo do gênero feito no Brasil, responsável pelo surgimento do segmento de vans por aqui – continua exibindo uma invejável forma física. Produzido desde 1957 no país, o modelo continua imbatível entre os utilitários de passageiros, em que é líder da categoria. Mas essa liderança nem sempre foi tranquila. Nos anos 1990, a perua nacional chegou a sofrer a ameaça de vans asiáticas mais modernas, que começaram a entrar no país. Para fazer frente às rivais, em 1997 a Kombi sofreu uma mudança radical: ganhou teto elevado e porta lateral de correr e, em 2005, passou a ser equipada com motor 1.4 8V flex (de 78 cv a 80 cv), refrigerado a água. Essas atualizações deram uma sobrevida à velha perua, que segue firme em sua posição de mais vendida entre os comerciais leves.

Junto com as vans importadas, começaram a ser fabricados por aqui utilitários de grande porte, com mais capacidade de lotação, voltados para perueiros, empresas e frotistas. Em geral, as vans de passageiros se destacam pelo atraente custo/benefício, proporcionado pela robustez, versatilidade, confiabilidade mecânica, economia de combustível e baixo custo de reparo e de manutenção.

Entre as vans pequenas e médias, de até 2 250 kg de Peso Bruto Total (PBT), a Kombi é a única a oferecer motor traseiro, sistema flex (álcool e gasolina) e a carregar uma tonelada de carga máxima ou equivalente em passageiros e bagagens. Abaixo da Kombi ficam as microvans chinesas (como Effa, Towner e Chana), que disputam um nicho próprio (veículos para até oito ocupantes) e custam entre R$ 26 000 e R$ 34 000. Logo acima da perua nacional está a van média Topic, que pode vir equipada com kit GNV, com mais espaço interno e capacidade para 13 ou 16 ocupantes.

A faixa superior é dominada pelas vans grandes, como Peugeot Boxer, Citroën Jumper, Renault Master, Ford Transit, Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato e Iveco Daily, todas com motores turbodiesel, que levam de 9 a 16 pessoas nas suas versões mais simples e compactas, com preços a partir de R$ 79 000.

Confira a seguir, um guia com 12 modelos de vans de passageiros, para os mais diferentes tipos de aplicações (transporte de pessoal, de executivos, lotação, escolar e turismo). Qual deles se encaixa melhor no seu serviço?

Effa Van - R$ 26.480


A Effa tem carroceria com teto elevado, que oferece mais conforto e espaço aos passageiros. Pode levar até oito pessoas. Já vem de fábrica com duas portas laterais de correr.

Motor: 1.0 8V (gasolina)
Potência: 47 cv a 5 000 rpm
Torque: 7,4 kgfm a 3 500 rpm
Lotação: 8 ocupantes
Outras versões: Há também a versão com ar-condicionado, que custa R$ 27 480.

Hafei Towner - R$ 29.600


Com bom espaço e desenho atual, a Towner leva até oito pessoas. Traz duas portas laterais de correr, limpador e desembaçador de vidro traseiro e farol de neblina de série.

Motor: 1.0 8V (gasolina)
Potência: 48 cv a 5 000 rpm
Torque: n/d
Lotação: 8 ocupantes
Outras versões: Não dispõe de outras versões de carroceria ou configurações de lotação.

Chana Star - R$ 34.000


Estreando no segmento, a Star chega no fim do ano. O modelo se destaca pelo espaço, potência e capacidade. Traz direção hidráulica, ar-condicionado e trio elétrico de série.

Motor: 1.3 16V (gasolina)
Potência: 81 cv a 6 000 rpm
Torque: 10,4 kgfm a 3 000 rpm
Lotação: 9 ocupantes
Outras versões: Inicialmente, a van chinesa deverá ser vendida em versão única. O valor é estimado.

Volkswagen Kombi Standard - R$ 48.310


Líder em vendas, a Kombi é a única van com motor flex (traseiro). Tem lotação de 9 a 16 lugares, e capacidade para uma tonelada de carga. Possui uma porta de correr lateral.

Motor: 1.4 8V (flex)
Potência: 78 cv a 80 cv a 4 800 rpm
Torque: 12,5 a 12,7 kgfm a 3 500 rpm
Lotação: 9 ocupantes
Outras versões: Disponível também nas configurações Lotação (R$ 53 980) e Escolar (R$ 56 760).

Jinbei Topic Van - R$ 48.900


A Topic tem bom nível de acabamento e de conforto, além de teto elevado. Traz opção de kit GNV de quinta geração, combinado com motor a gasolina. Há só uma porta de correr lateral.

Motor: 2.0 16V (gasolina e GNV)
Potência: 123 cv a 5 200 rpm
Torque: n/d
Lotação: 13 ocupantes
Outras versões: Escolar (de 16 lugares). Tem pacote com direção hidráulica. Ar-condicionado é opcional.

Peugeot Boxer Minibus - R$ 79 000


A Boxer divide carroceria e mecânica com Fiat Ducato e Citroën Jumper. Traz porta lateral de correr e vem com direção hidráulica de série. O ar-condicionado é um item opcional.

Motor: 2.3 16V Turbodiesel
Potência: 127 cv a 3 600 rpm
Torque: 30,7 kgfm a 1 800 rpm
Lotação: 16 ocupantes
Outras versões: Não dispõe de outras configurações de carroceria e lotação.

Citroën Jumper Minibus - R$ 81.820


A Citroën Jumper traz porta lateral de correr e já vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, ar-quente, além de faróis e volante com regulagem de altura.

Motor: 2.3 16V Turbodiesel
Potência: 127 cv a 3 600 rpm
Torque: 30,7 kgfm a 1 800 rpm
Lotação: 16 ocupantes
Outras versões: Disponível em uma única configuração de carroceria e lotação.

Fiat Ducato Combinato - R$ 82.790


A versatilidade de uso é um dos pontos fortes da Ducato, segundo a Fiat. O modelo se destaca por oferecer opção de air bag e ABS , além de ar-condicionado e direção hidráulica.

Motor: 2.3 16V Turbodiesel
Potência: 127 cv a 3 600 rpm
Torque: 30,7 kgfm a 1 800 rpm
Lotação: 10 ocupantes
Outras versões: Disponível também na configuração Minibus de 16 lugares (R$ 87.870).

Ford Transit - R$ 94.887


Com baixo custo de manutenção preventiva e de reparo, segundo a Ford, a Transit traz vários itens de segurança de série e possui caixa de câmbio de seis marchas.

Motor: 2.4 Turbodiesel
Potência: 115,6 cv a 3 500 rpm
Torque: 32 kgfm a 1 750 rpm
Lotação: 14 ocupantes
Outras versões: Disponível apenas em uma versão de carroceria e capacidade de lotação.

Iveco Daily Vetrato - R$ 101.097


O modelo da Iveco é vendido sob encomenda. A instalação de bancos, janelas e outros itens é feita em empresa especializada, por conta do cliente. É a mais potente da categoria.

Motor: 3.0 16V Turbodiesel
Potência: 155 cv a 3 500 rpm
Torque: 41 kgfm a 1 700 rpm
Lotação: 16 lugares
Outras versões: 45S16 de 19 lugares e 55C16 (por R$ 107.828), com chassi longo e 20 lugares.

Mercedes-Benz Van Sprinter 313 CDI - R$ 102.372


Com bom nível de acabamento, a Sprinter oferece conforto e vários itens de segurança. Todas as versões já vêm de fábrica com air bag, sistema de freio com ABS/ASR e trio elétrico.

Motor: 2.15 Turbodiesel
Potência: 129 cv a 3 800 rpm
Torque: 31 kgfm a 1 600 rpm
Lotação: 13 ocupantes
Outras versões: Disponível também na versão com ar-condicionado, com preço de R$ 115.969.

Renault Master Minibus - R$ 104.100


A Master tem carroceria com teto alto, uma porta de correr lateral e câmbio de seis marchas. Traz de série direção hidráulica, ventilador e vidros verdes. O ar-condicionado é opcional.

Motor: 2.5 16V Turbodiesel
Potência: 115 cv a 3 500 rpm
Torque: 29,6 kgfm a 1 600 rpm
Lotação: 16 lugares
Outras versões: Não possui outras configurações de carroceria ou de lotação.

* Sergio Quintanilha & Sergio Couto/Motor Quatro.

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