terça-feira, 31 de agosto de 2010

>>> ALEMÃO ECOLÓGICO

Mercedes-Benz atualiza o caminhão Econic, destinado para aplicações especiais, e conquista espaço em um segmento diferenciado.
O caminhão Mercedes-Benz Econic foi especialmente desenhado para a distribuição, coleta de lixo e também para o transporte de automóveis. Tem um conceito técnico um pouco diferenciado dos demais veículos do mercado de pesados convencionais. Um dos aspectos que reforça esse fato é a presença de uma cabine rebaixada para facilitar a entrada e saída de pessoas, além de caixa de câmbio automática e suspensão especial. Para esse ano, a fabricante quer mais. Pretende oferecer uma gama de produtos dessa linha totalmente ecológica, baseada na premissa EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicle). Um dos aspectos dessa questão é a redução em 33% de emissão de partículas, comparado ao desempenho de motores Euro 5 nesse sentido. O Econic BlueTEc EEV tem os níveis de emissões já bem próximos da norma Euro 6, que deve entrar em vigor no mercado europeu em 2014.


Mas uma das apostas da marca é a versão do veículo com motor a gás natural, ainda mais ecológica do que o Econic Diesel, da série 900 e seis cilindros em linha, com potências que variam entre 238 cv a 326 cv. Com 6,9 litros, o motor M906 oferece 279 cv de potência, além de baixo ruído. Com cerca de 9 000 unidades comercializadas em mais de dez anos de vida, o MB Econic ganhou adeptos do gás natural como combustível. Segundo a empresa, cerca de 20% das vendas desse caminhão trazem esse tipo de motor.

Outro quesito bastante valorizado nessa atualização foi a segurança. Os Econics passam a ter cintos de três pontos em todos os bancos. Adicionalmente, vem de série um sistema de medição do eixo dianteiro – que ajuda a prevenir o excesso de peso, sinalizando imediatamente o motorista, por meio do display localizado no painel de instrumentos - e do ASR.

O Econic traz, ainda, um sistema que permite baixar e levantar o veículo. O chassi pode ser elevado em até 200 mm e baixado até 60 mm, o que facilita a carga e descarga. Na cabine, o motorista conta com uma caixa de armazenamento, na qual podem ser guardados ferramentas e roupas de trabalho. De série, disponibiliza o gerador 28 V/100, que se encarrega de alimentar as baterias e armazenar potência para as funções adicionais.

A cabine do MB Econic é espaçosa e confortável, acomoda até três ocupantes em bancos individuais e tem vários compartimentos para armazenar objetos. Sua posição de condução adapta-se facilmente às características do motorista, graças às múltiplas regulagens do banco e da coluna de direção.

* Júlia Zillig/Revista Transporte Mundial.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Restauração de um raro modelo 1961, não nos moldes originais, mas mesmo assim de muito bom gosto. Interessante notar que somente quem gosta do assunto é capaz de passar horas e horas trabalhando para deixar tudo no lugar. Parabéns ao proprietário.

Em tempo: esta Kombi apresenta placas aqui de Curitiba, mas nunca tivemos contato com a mesma. Estaria ela realmente por aqui?

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>>> PARTNER FURGÃO

Após o lançamento do inédito modelo de passeio, em junho, a Peugeot do Brasil apresenta ao mercado brasileiro o novo Partner Furgão. O remodelado veículo chega à rede de concessionárias custando a partir de R$ 40.900,00. Com mais essa opção, a marca completa sua variada oferta de veículos utilitários.
O novo Partner Furgão é o modelo ideal para trabalho, voltado para clientes que necessitam transportar volumes com a máxima agilidade e conforto. Com capacidade volumétrica de 3.000 litros, o modelo transporta 800 kg de carga útil e apresenta como opcional porta lateral corrediça original de fábrica – que acrescenta R$ 1.600,00 ao veículo – com dispositivo de bloqueio quando aberta para facilitar o manuseio das mercadorias com total segurança e comodidade.


Outro diferencial importante é o formato do compartimento de carga e sua versatilidade. Ele tem 1,25 m de altura, 1,16 m de largura e 1,7 m de comprimento, com uma exclusividade: a possibilidade de carregamento por pallets diretamente da empilhadeira, reduzindo o tempo e o trabalho de reposição de cargas.

Isso graças ao limitador de abertura em ângulos de 90° e 180° das portas traseiras e à inexistência de obstáculos internos, como torre de amortecedores, por exemplo, resultado de um projeto desenvolvido para atender de forma mais eficiente aos seus usuários. No compartimento de cargas ainda existem ganchos de amarração instalados estrategicamente para imobilizar e proteger as mercadorias transportadas.

O espaço destinado aos dois ocupantes oferece o mesmo conforto da versão de passageiros, com área interna ampla e boa ergonomia dos bancos. Além da direção hidráulica de série (com regulagem de altura da coluna de direção), ar-condicionado como opcional e boa quantidade de porta-objetos, os demais itens de conveniência atendem com propriedade a uma clientela mais exigente.

Esses aspectos são valorizados, sobretudo, por quem utiliza o utilitário por longos períodos, tornando-se diferenciais importantes por se tratar de um veículo concebido essencialmente para o transporte de mercadorias.

Outro destaque do modelo encontra-se nas prestações de desempenho dinâmico. O sistema de suspensão foi desenvolvido sob um exigente encargo de testes, levando-se em conta as mais severas configurações de carga máxima.

É dotada de suspensão independente do tipo pseudo McPherson, com braços inferiores triangulares, barra estabilizadora, molas helicoidais com nova calibração e amortecedores hidráulicos telescópicos com lei específica nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema é ainda 15 mm mais alto em relação ao solo quando comparado à versão vendida na Europa.

A nova suspensão e a aplicação de insonorizantes proporcionaram ao novo Partner Furgão um novo patamar de conforto acústico para os seus ocupantes.

O veículo chega equipado agora com o motor 1.6 Flex (1.587 cm3) 16V, que produz até 113 CV de potência com etanol a 5.600 rpm, com um torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm no mesmo combustível. O motor vem acoplado a uma caixa de velocidades mecânica com cinco marchas à frente e uma à ré. Em relação à garantia, o novo Partner Furgão tem três anos para motor, câmbio e pintura, e doze anos para corrosão.

* Press Release/Peugeot do Brasil.

>>> SUV + MINI = COUNTRYMAN

BMW quer novo público com MINI Countryman. SUV terá preços a partir de US$ 25.680 na Europa.
A BMW mira famílias inteiras com o novo MINI Countryman, que começa a ser vendido no dia 18 de setembro na Europa. O crossover será o maior modelo da marca, que pensa em se reposicionar no mercado para atingir um público maior.


“Nosso principal objetivo é desbloquear um público totalmente novo. Jovens famílias com crianças, jovens esportistas, pessoas com gosto moderno... Todos podem agora dirigir um MINI”, afirmou o gerente de produto da marca, Hans-Joachim Leonhardt.

Em reportagem do site Autonews, o novo Countryman faz parte de uma reformulação de todo o portfólio da marca, que começou em 2001 após a venda mo grupo MG Rover. Desde então, a BMW já vendeu 1,7 milhão de unidades do MINI, ajudando a sede da BMW na Alemanha a comprar modelos mais caros do grupo.

Apresentado no Salão de Genebra, realizado em março deste ano, o Countryman é o primeiro SUV da marca e será vendido em três versões de acabamento (One, Cooper e Cooper S) e quatro opções de motorização, com preços a partir de US$ 25.680.

* Bruno Roberti/Revista Quatro Rodas.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.CLUBEDOJPX.COM.BR

Site de discussões e curiosidades sobre o JPX, veículo utilitário pouco conhecido do grande público. Produzido em Minas Gerais desde 1994 pela empresa de mesmo nome (de propriedade do controverso empresário Eike Batista), o jipe é uma versão do veículo militar francês Auverland A-3, que em terras brasileiras ganhou algumas modificações e também a simpatia dos admiradores. A fábrica foi fechada em 2002, devido a problemas de gestão e atendimento pós-venda aos clientes, mas mesmo assim o mito continua vivo entre os colecionadores e aventureiros.

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>>> ALEMÃO X ALEMÃO

BMW X1 supera Audi Q5 em vendas na Europa.
Por uma pequena margem de apenas 407 unidades, o BMW X1 ultrapassou o Audi Q5 em emplacamentos no mercado europeu e conquistou o título de utilitário esportivo premium mais vendido no primeiro semestre de 2010 na região. De acordo com a filial britânica da consultoria JATO Dynamics, empresa especializada em tendências do mercado automobilístico mundial, o X1 registrou 44.067 exemplares emplacados de janeiro a junho deste ano. Neste mesmo período, o Q5 atingiu 43.660 unidades vendidas. Na terceira colocação do ranking ficou o Volvo XC60, com 29.616 unidades comercializadas, seguido pelo Land Rover Freelander 2, com 20.138, e pelo BMW X5, com 16.565.



E as vendas do X1 continuam aquecidas. Segundo dados divulgados pela montadora bávara, o crossover registrou 11.483 unidades emplacadas apenas em junho. E parte desse sucesso se deve ao preço dele na Europa: 27.200 euros, ou aproximadamente R$ 61 mil. O X1 é cerca de 9 mil euros mais barato que qualquer dos seus quatro concorrentes. Além desses, o modelo da BMW disputa potenciais compradores de modelos de luxo da Infiniti e da Mercedes-Benz. No entanto, o reinado do X1 pode estar com os dias contados. Com a chegada do MINI Countryman às lojas européias, prevista para o mês que vem, a lista dos SUV premium mais vendidos pode ter um novo líder, pois o preço da novidade é cerca de 7 mil euros a menos que a tabela sugerida para o X1.

* Redação/Carsale.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

>>> PROPAGANDA


Folder da L200 Triton de 2009, com interessante jogo de palavras no título. Apesar da imagem ter sido "criada em laboratório", a propaganda foi muito inteligente e conseguiu transmitir a ideia principal sem muito esforço.

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>>> PRETO & BRANCO

Actros Edition: Mercedes-Benz prepara atração da pesada para o IAA, na Alemanha.
Um dos grandes atrativos da Mercedes-Benz durante a próxima edição do IAA – maior feira de caminhões do mundo, em Hannover – será uma edição especial e limitada a apenas 500 unidades do caminhão Actros Edition Black Liner e do mesmo veículo, na versão White Liner.


A pintura metálica sob a dupla faixa cinza decorativa no centro do caminhão gera o primeiro impacto visual, completado pelos espelhos externos em moldura cromada. Seu conjunto ótico possui detalhes exclusivos e iluminação em LED. E como o brilho de uma verdadeira estrela, a logomarca da MB também é iluminada.

O interior de sua cabine, luxuosa, tem seu volante, braços, tapete e outros itens revestidos em couro marrom. Os bancos, climatizados, e os painéis das portas são de couro especial. A guarnição com o apoio do instrumento e as saídas de ventilação em madeira preta mate tornam o caminhão ainda mais exclusivo. As duas versões contam com os seguintes itens de série: teto solar deslizante, controle automático de climatização, iluminação ambiente, pala de sol, entre outros itens exclusivos. O Actros Edition pode ser equipado com rodas cromadas ou pretas.

O caminhão é equipado com o Active Brake Assist 2, que também reconhece os obstáculos fixos, Lane Assistant (alerta sonoro que avisa o motorista ao trocar de faixa), ESP, airbag de série. Já o retarder e o controle de proximidade estão disponíveis como opcionais. Os defletores de ar e os extensores laterais aumentam a aerodinâmica do veículo, reduzindo ainda mais o consumo de combustível, que já é bastante favorável, segundo a MB. A pré-instalação para o uso do FleetBoard – para a avaliação detalhada do desempenho do motorista – também já está a bordo.

* Redação/Revista Transpoonline.

>>> FRANCÊS NA BRIGA

Citroën Aircross custará a partir de R$ 53.900. Crossover compacto quer tirar mercado do EcoSport, da Ford, o líder do segmento.
A Citroën anunciou nesta quinta-feira, os preços do seu mais novo modelo nacional, o Aircross. Versão crossover da minivan C3 Picasso vendida na Europa, o Aircross chega ao mercado brasileiro em setembro com estimativa de vendas na casa das 2 mil unidades mensais. É muita coisa para uma marca que hoje emplaca pouco mais de 6 mil carros por mês por isso a expectativa com o modelo é grande. Os preços, por exemplo, estão em linha com seu maior concorrente, o EcoSport, da Ford.


A versão de entrada, GL, custa R$ 53.900 contra R$ 53.070 do EcoSport XL enquanto a intermediária GLX parte de R$ 56.400, bem menos que os R$ 58.290 cobrados pela Ford na versão XLS. Já a top Exclusive custará R$ 61.900, praticamente o mesmo que o EcoSport XLT.

Apesar da aparência off-road, o Aircross não é nada mais que a minivan C3 Picasso vendida na Europa, porém, com pequenas alterações estéticas e equipada aqui com os acessórios visuais que tornaram esse segmento famoso como estepe externo, pneus de uso misto, suspensão elevada e diversas peças plásticas que caracterizam o espírito aventureiro.


A marca francesa acredita que o Aircross GLX será o principal modelo vendido, com rodas de liga, mas sem itens como o sistema de som, ABS com EBD, airbags e bússolas e inclinômetros, de série na versão Exclusive. O Aircross deverá ganhar ainda no 1º semestre de 2011 uma versão automática com o mesmo equipamento utilizado no C3. Já uma versão com tração integral não está cogitada.

Parte da nova família C3, o Aircross será seguido pelo C3 Picasso e pelo hatch C3 entre o final de 2011 e começo de 2012.

* Rodrigo Mora/Portal iG.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Belíssimo International 1947 da HVFD (Heidelberg Volunteer Fire Department), corporação de ajuda humanitária fundada há mais de 100 anos em Maryland, nos EUA. O exemplar da foto acima foi um dos primeiros veículos adquiridos no pós-guerra, e depois de atuar por mais de duas décadas na prestação de serviços, foi devidamente restaurado nos mínimos detalhes e hoje faz parte do acervo da instituição. Impressionante!

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>>> BATENDO O MARTELO

Kombi de "Lost" é destaque entre itens leiloados nos EUA. Veículo usado na cultuada série foi arrematado pelo maior valor do evento.
O item que atingiu o maior valor de venda no leilão de objetos usados em "Lost" ocorrido neste fim de semana nos Estados Unidos foi uma Kombi azul pertencente à iniciativa Dharma na série. O carro foi arrematado por US$ 47,5 mil, segundo o blog "Vulture", da revista "New York Magazine".


Outros itens que fizeram sucesso entre os fãs saudosos da série encerrada neste ano foram o diário do personagem Faraday e o espelho do farol de Jacob (vendido por US$ 27,5 mil). Mais de mil itens foram a leilão em Santa Monica.

O evento foi fruto de uma parceria com a ABC Studios e a casa de leilões Profiles in History e aceitou lances online, por telefone ou feitos pessoalmente.


A maioria dos objetos era referente a peças de roupas utilizadas pelos personagens ao longo dos seis anos de duração do seriado. Mas também havia peças do avião que é destruído no episódio piloto da série, além de garrafas de água e fileiras de poltronas do voo 815.

* Redação/Portal G1.

>>> VERSÃO DE ENTRADA

Volkswagen traz nova versão da Amarok em setembro.
A Volkswagen vai lançar no início de setembro uma versão mais em conta a Highline. Trata-se da Trendline, que virá com menos equipamentos que a mais cara, porém virá de série com direção hidráulica, piloto automático, trio elétrico, sistema de som MP3 e entrada para cartão SD, ar-condicionado, entre outros itens. Esteticamente estão as rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 245/70 (a Highline tem 265/45 R17), retrovisores na cor do veículo, além do para-choque traseiro preto.


Na motorização, continuará com a mesma opção da top, ou seja, 2.0 TDI com quatro cilindros e 16v de 163 cv e também virá com tração integral. Seu preço parte de R$ 102.990,00, enquanto a outra custa R$ 119.490,00.

* Fernando Garcia/Car Magazine.

>>> LUXO FAMILIAR

Nissan apresenta a nova Elgrand, minivan de luxo da marca japonesa.
Chamada de rainha das minivans no Japão, a terceira geração da Elgrand foi apresentada ao público no início do mês em evento especial realizado pela Nissan.


Com capacidade para 8 passageiros e duas opções de motorização (2,5 e 3,5 litros), a minivan traz como novidades um sistema de câmbio automático (Adaptive Shift Control) que prioriza o baixo consumo de combustível, trabalhando em baixas rotações; aquecimento dos bancos; assistente de manobras (estacionamento) e uma tela de LCD no painel com multi-funções.


A Nissan não revelou os valores por enquanto, mas já adiantou que deve iniciar as vendas do modelo ainda neste mês.

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>>> DE VOLTA AO FRONT

Volvo Bus retoma segmento de ônibus rodoviários. Novo produto destina-se principalmente ao transporte na área de turismo.
A Volvo Bus Latin America decidiu retomar no Brasil ao mercado de ônibus rodoviários, com o lançamento do chassi B12R 8x2. Segundo a empresa, o novo produto destina-se principalmente ao transporte na área de turismo e aceita tanto a carroceria low driver quanto a double decker (dois pisos).


A decisão de retomar o mercado de ônibus rodoviários foi tomada em função das perspectivas de crescimento deste tipo de transporte para os próximos seis anos. Segundo Luis Carlos Pimenta, que, recentemente, assumiu a presidência da companhia, a realização no Brasil da Copa do Mundo em 2014 e a das Olimpíadas dois anos depois deverá aumentar de forma considerável a demanda de transporte na área de turismo.

Chassis Volvo B12R 8x2

Com motor de 12 litros e 420 cv de potência, o novo chassi incorpora a mesma tecnologia utilizada pela companha três anos atrás no modelo 6x2 (caixa I-shift, freio a disco com EBS, freio motor VEB de 390 cavalos e ESP, controle eletrônico de estabilidade). Além desses itens, o engenheiro de vendas da companhia, Gilcarlo Prosdócimo, destaca a alta tecnologia do chassi, com a qual o produto fica 500 quilos mais leve em relação ao da concorrência.


Entre outros itens do B12R 8x2 que merecem destaque são o computador de bordo (que reúne mais de 50 informações do motor, da caixa de câmbio, dos freios, da suspensão e das luzes externas), a suspensão (que, de acordo com Prosdócimo, é totalmente pneumática e controlada automaticamente, com câmara de ar tipo fole), os amortecedores de dupla ação e as funções levantamento e rebaixamento total da suspensão.

* Redação/Canal Do Transporte.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



E já que o assunto é o novo Ford Explorer, nada mais conveniente do que deixar aos nossos leitores o vídeo de apresentação deste que é um dos mais belos veículos da marca oval. Destaque total para o grafismo do painel, que pode até enganar aos olhos menos treinados, mas trata-se de um legítimo exemplo de tecnologia a serviço dos automóveis...

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>>> FOTOGÊNICO

Ford revela o modelo Explorer para 2011.
No final do mês de julho a Ford revelou, através de imagens fantásticas, todos os detalhes do novo Explorer. Além da mudança visual, o SUV conta agora com capacidade para 7 passageiros e duas opções muito interessantes de motorização, um 3,5 litros V6 de 290cv e um 2,0 litros turbo de 235cv. A partir de U$ 30.000 para a versão básica (as outras versões são a XLT e a Limited), os norte-americanos poderão colocar um exemplar na garagem. Abaixo, as imagens da beleza sobre 4 rodas...















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domingo, 15 de agosto de 2010

>>> KOMBI PARA TODOS...

Estudante Kaingangue ganha Kombi para facilitar estudos na faculdade.
A comunidade indígena Kaingangue, da cidade de Iraí (RS), recebeu uma Kombi doada pelo Instituto Humanitas Fraternidade (IHF), de Santa Cruz do Sul. Com o veículo, um grupo de dez indígenas, que cursa universidade, terá maior facilidade para se deslocar.


A Kombi, ano 1998, foi entregue em ato realizado no Vale de Nazaré e contou com a presença dos dez jovens que vão usá-la. Conforme o superior do instituto, padre Cyzo Lima, há 11 anos a instituição está presente na comunidade, desenvolvendo projetos sociais. “Temos acompanhado muitas conquistas destas 160 famílias, entre elas o ingresso dos jovens na universidade.” Eles se deslocam, diariamente, por 36 quilômetros e, a partir de agora, farão a viagem com mais conforto e economia.

As chaves e os documentos do veículo foram entregues ao cacique Jadir Jacinto. Ele explicou que o grupo, formado por cerca de mil pessoas, vive da agricultura, artesanato e doações. Salientou que a doação do Humanitas representa um ganho muito grande em economia de dinheiro e de tempo. Além da Kombi, ainda receberam roupas.

De acordo com padre Cyzo, a Kombi, que passou por reforma, foi adquirida com o apoio de um grupo de pessoas da Alemanha, sob a coordenação da irmã Aurélia Illy, residente em Bonn. As demais despesas, incluindo a viagem de 400 quilômetros até Iraí, foram custeadas pelo IHF. A doação teve um custo aproximado de R$ 18 mil.

* Redação/Jornal Gazeta-RS.

>>> CROSS TOURAN

VW apresenta CrossTouran. Minivan com roupagem aventureira é oferecida com motores a diesel e gasolina na Europa.

O mercado de carros com adereços off-road não é uma exclusividade do Brasil. Na Europa a moda também pegou. A principal representante deste segmento por lá é a Volkswagen, que após apresentar a minivan Touran atualizada, agora mostra a nova versão do carro vestido para aventuras, a CrossTouran. Já disponível para venda no Velho Continente, o modelo é oferecido com motores a gasolina 1.4 TSI e turbodiesel 1.6 TDI com preços a partir de € 27.700 (cerca de R$ 63.000, sem taxas de importação e impostos brasileiros).


Diferente do novo Touran, a versão Cross tem a suspensão 20 milímetros mais alta e as rodas aro 17” com desenho especial da série são calçadas em pneus mistos. O modelo ainda conta com uma grade frontal diferenciada e também com para-choques e caixas de rodas mais pronunciadas, dando uma impressão de que o carro é maior. Apesar dos costumes fora-de-estrada, o CrossTouran tem sistema de tração dianteira convencional.


Por dentro, o lançamento difere da minivan na versão standard apenas pelo revestimento dos bancos, que tem uma textura exclusiva. Opcionalmente, quem adquirir o CrossTouran ainda pode equipá-lo com teto solar panorâmico. De acordo com a Volkswagen, a capacidade máxima de carga do carro é de 1.989 litros de volume de bagagem com os assentos traseiros rebatidos.

* Thiago Vinholes/Revista Carro.

sábado, 14 de agosto de 2010

>>> PEQUENAS MUDANÇAS

L200 Triton tem pequenas mudanças para 2011...

A linha 2011 da picape média L200 Triton chega às lojas com pequenas diferenças. Em sua primeira mudança desde o lançamento, em 2007, a dianteira apresenta nova grade de refrigeração e moldura do farol de neblina. O desenho das rodas de 16 polegadas também mudou. Internamente, a Mitsubishi vem com um sistema multimídia e de GPS integrado ao painel.


Na parte mecânica não houve alteração. Continuam disponíveis os motores turbodiesel de 165cv e o V6 flex de 205cv quando abastecido com etanol. Ambos os motores podem ser acoplados ao câmbio automático de cinco marchas. Mas apenas o diesel é oferecido também com a opção manual.

* Redação/Revista Auto Estrada.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.DANILLONASCIMENTO.WORDPRESS.COM

Novo blog na web, com uma abordagem diferenciada sobre o tema "carros antigos". Vale uma conferida!

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>>> HÍBRIDO NERVOSO

Tuning deixa Cayenne S Hybrid com 450 cv!

As primeiras unidades do aguardado Cayenne S Hybrid, o primeiro modelo da Porsche equipado com sistema híbrido de motorização, começaram a ser entregues na Europa. E um dos exemplares foi parar na matriz da speedART, em Rutesheim, próximo de Stuttgart, cidade-sede da Porsche. Não é para menos. A speedART é especializada em personalizar modelos da Porsche e pode ter sido a primeira a tunar um Cayenne híbrido.


Os aprimoramentos do novo speedHYBRID 450, a versão criada pela preparadora alemã, abrangeram desde a carroceria, o interior do veículo, até o conjunto motriz. De acordo com a empresa, o bloco V6 de 3.0 litros e 333 cv originais ganhou mais 70 cv. Associado ao gerador elétrico de 47 cv, o Cayenne S passa a entregar no total 450 cv – daí o nome speedHYBRID 450.


A speedART não revelou o que foi modificado na parte mecânica, mas garante o módulo elétrico foi mantido intacto. Em termos de desempenho, o jipão ficou mais veloz. Crava seis segundos na aceleração de 0 (zero) a 100 km/h – ante os 6,5 s do Cayenne S – e a velocidade máxima agora é de 252 km/h, o que signfica 10 km/h mais rápido que o Hybrid de fábrica e 22 km/h a mais que o V6 usual. E para mostrar que o speedHYBRID tem um ronco diferenciado, a speedART substituiu o conjunto de escapamento original por tubulações de 100 milímetros.


As rodas de alumínio forjado são outro chamariz do modelo. Elas tem cinco raios duplos, em forma de estrela, e medem 22 polegadas. A speedART afirma que o tamanho das rodas não influencia no consumo de combustível. A cabine, por sua vez, traz de novidade um mostrador de pressão do turbo montado, no centro, sobre o console, logo abaixo do pára-brisa. O contagiros, no meio do painel de instrumentos, exibe agora fundo azul, para combinar com o relógio novo. E para deixar claro que o Cayenne Hybrid da speedART é um modelo customizado, a empresa tratou de decorar a carroceria com adesivos azuis, devidamente indicados com a inscrição "speedHYBRID" e "Powered by speedART", ou, traduzindo, preparado pela speedART.

* Redação/Carsale.

>>> EM EXPOSIÇÃO

Agrale exibe utilitários Marruá na Equipo Mining 2010.
A Agrale, montadora com capital 100% nacional, exibirá os utilitários Marruá AM100 Cabine Dupla e AM 200 Chassi Cabine na Equipo Mining, maior evento de demonstração de máquinas, equipamentos e tecnologias relacionados à mineração que acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto, no Centro de Exposições Mega Space, em Santa Luzia, grande Belo Horizonte - Minas Gerais.


Ideais para qualquer tipo de terreno e desenvolvidos para operar nas condições mais adversas, os veículos possuem características oriundas dos modelos militares, como o forte e robusto trem de força, amplo curso de suspensão e a resistência do conjunto, que fazem do Agrale Marruá o utilitário ideal para executar trabalhos, nos terrenos mais difíceis. Com foco na simplicidade de manutenção e versatilidade, a família de utilitários é indicada para as aplicações mais severas, como é o caso da mineração, onde se utilizam estes veículos para o transporte de funcionários e equipamentos nas minas.


Os veículos expostos na Equipo Mining possuem motorização diesel MWM Sprint 4.07 TCE, com potência de 140 cv e torque máximo de 360 Nm, tração 4x4, maior altura em relação ao solo e os destacados ângulos de ataque e de saída – 61º e 31º que facilitam o deslocamento e o bom desempenho em regiões de difícil acesso. Na versão cabine dupla, o AM100 tem capacidade para transportar 1.000 kg de carga incluindo confortavelmente cinco passageiros. Já o modelo Marruá AM200 Cabine Chassi possui maior capacidade de carga - 2.000 kg.

* Press Release/Agrale S.A.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

>>> HERÓI DE GUERRA

Jeep Willys feito durante a 2ª Guerra Mundial é reformado e caracterizado como um veículo da FEB. Para reunir acessórios militares, proprietário precisou garimpar muito.

A ideia de reformar um jipe dando características militares não é novidade, afinal, o carro nasceu mesmo com objetivos bélicos. O original desse Jeep Willys, de 1942, foi a caracterização como um veículo usado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Campanha da Itália. Não é para desmerecer os outros, mas o comum é encontrar esses veículos com decoração do Exército americano. O proprietário, Adriano Ventura, conta que a reforma durou seis longos anos. O veículo passou por uma inspeção e obteve a placa preta, de coleção, que atesta sua originalidade.


O utilitário ganhou nome e patente: General Lameiro. Pelo ano de fabricação, 1942, de fato, trata-se de um veículo feito com objetivos militares, já que suas primeiras versões civis foram feitas depois do término da 2ª Guerra Mundial. O Museu da FEB de Belo Horizonte convocou o jipe para desfilar no 7 de Setembro, feriado da Independência, boa oportunidade para conhecer esse veterano com 68 anos de existência (65 anos na reserva!).


O dono anterior descobriu o jipe numa fazenda de Itabira, Região Central de Minas Gerais. Ele arrematou o veículo completamente desmontado, faltando algumas peças, nem todas originais. O objetivo era reformar o “guerreiro”. O veículo aguardou pacientemente por 10 anos na garagem, até que o dono resolveu “passar a bola”. Adriano conta que comprou o veículo em estado de sucata. Para chegar a um bom resultado de funilaria, lanternagem, pintura e mecânica, o jipe passou por muitos profissionais, alguns nem tão bons assim, parte pela qual o proprietário agradece ao amigo Carlos Daher pelas dicas e indicações.

O Primeiro

Já que se trata da primeira geração do Jeep, este modelo tem características que não são muito comuns: faróis embutidos (que podem ser rebatidos para iluminar o motor), rodas formadas por duas peças fixadas por parafusos (que permitem a montagem com o uso de poucas ferramentas), porta-luvas, caixa de ferramenta e encaixe para a metralhadora fixado ao chassi. Os acessórios militares foram sendo adquiridos em feiras e exposições. “Quando você conhece a historia do veículo, vai desenvolvendo um olho clínico para reconhecer acessórios e peças. Então, em encontro de antigos você bate o olho e já sabe”, explica Adriano.


O General Lameiro tem peças de várias partes do Brasil e do mundo. As rodas vieram do Uruguai. A azeitadeira (usada para lubrificar) veio da França. Nos Estados Unidos foi encontrada a engraxadeira, os faróis, pá e machado, botões do painel e retrovisor. Numa feira militar de Curitiba, foi adquirido um radiocomunicador. Em Lindoia, a bomba de encher pneu. O Rio de Janeiro é um bom fornecedor de peças: regulador de voltagem, grade original, caixa de marcha, outro radiocomunicador, volante, telégrafo e suporte de metralhadora.

* Pedro Cerqueira/Jornal Estado de Minas.