sexta-feira, 23 de abril de 2010

>>> LINK DA SEMANA



WWW.53STANDARD.SEESAA.NET

Blog muito interessante sobre Volkswagen antigo. Muitas fotos e histórias relacionadas aos modelos em questão, tudo produzido e publicado por japoneses! É a Volksmania na terra do sol nascente!

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>>> PARA O TRABALHO

Mercedes-Benz apresenta novos caminhões para construção em feira na Alemanha.
A Mercedes-Benz marca presença na Bauma 2010, considerada a maior feira mundial do setor da construção, com novidades para o segmento. O evento, que está sendo realizado na cidade alemã de Munique, é palco de três estreias da montadora: um Actros com pacote para construção de estradas, um Axor leve para aplicação betoneira e um Zetros fora de estrada para aplicações especiais no setor de construção.


Uma das estrelas da Mercedes-Benz na feira alemã é o Actros com pacote para construção de estradas. Aplicável a caminhões basculantes pesados com suspensão a ar, com uma proteção especial para os bolsões de ar e os componentes plásticos da extremidade traseira, o “kit” consiste de faróis traseiros elevados, caixa de retenção e grades de proteção, faróis reversíveis reposicionados mais internamente e para-lamas reduzidos com proteção dobrável contra colisão traseira que, dobrada para baixo, atua como uma barreira protetora para a bolsa de ar.


Outra é a nova betoneira Axor de quatro eixos, de peso otimizado e com rodado simples no terceiro eixo, lançamento mundial da marca. O caminhão tem um peso menor de cerca de 700 kg em relação ao Actros de quatro eixos correspondente, o que, segundo a fabricante, torna possível o transporte de oito metros cúbicos de concreto para um veículo de peso bruto total de 32 toneladas.


A montadora apresenta também na Bauma 2010 a nova série Zetros de caminhões fora de estrada. Com rodado simples e tração em todas as rodas, nas configurações 4x4 e 6x6, os modelos Zetros para aplicações especiais são indicados para os setores florestais e de energia, corpo de bombeiros, socorro, operações em áreas remotas e até expedições. O caminhão é fornecido com tração permanente em todas as rodas e uma caixa de transmissão de dois estágios com uma taxa de redução fora de estrada de 1,69, bem como bloqueio de diferencial em todos os eixos, sendo que a carga útil da versão de dois eixos varia entre 4 e 6 toneladas, com um PBT de 16 ou 18 toneladas.

* Redação/Canal Do Transporte.

>>> VOLT FAMILIAR

Chevrolet Volt MPV5, o crossover elétrico! Versão familiar do carro mais importante da GM nos últimos anos estará em Pequim na semana que vem.
O Volt sedã ainda nem chegou às lojas americanas – o que deve ocorrer no último trimestre – e já ganhou um irmão, o Volt MPV5, um misto de minivan e crossover que agrada até mais que ele.


Com visual mais encorpado e baseado no modelo Orlando, o MPV5 pode até vender mais que o sedã afinal os americanos são fãs de veículos com caráter mais robusto, sem falar no espaço interno mais generoso.


A propulsão é a mesma do Volt: baterias de íon-lítio alimentadas por um motor 1.4 litro que geram energia para o motor elétrico. O alcance apenas com elas cheias é de 51,5 km enquanto o motor a gasolina proporciona carga extra para mais 482 km.


O teto é de vidro e o porta-malas oferece 863 litros em posição normal ou 1 764 litros com os bancos rebatidos. Apesar de estrear primeiro nos Estados Unidos, o Volt MPV5 será visto antes na China, durante o Salão de Pequim que começa no dia 27.

* Redação/Revista Fast Driver.

>>> PROPAGANDA


Fantástica propaganda do BMW X5, realizada pela empresa alemã MAB-Berlin no ano de 2007. A montagem da foto com a paisagem de palavras, completadas pela frase principal, fazem deste anúncio um dos mais criativos dos últimos tempos!

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quinta-feira, 22 de abril de 2010

>>> SUPER TOUAREG

Touareg W12 modificado chega aos 500 cv. Pacote da CoverEFX inclui no SUV rodas de aro 22" e body kit.

A preparadora CoverEFX divulgou nesta última segunda-feira (19) uma edição limitada de 500 unidades do Touareg com motor 12 cilindros em W. Cada unidade do utilitário esportivo da Volkswagen (chamado de W12 Sport Edition pela customizadora) custará 140.500 euros (o equivalente a R$ 331.000 sem taxas de importação e impostos brasileiros) e promete desempenho, visual e comportamento diferenciados.


Pela “bagatela” o proprietário recebe o SUV com sua usina 6.0 munida de kit de filtro de ar esportivo, sistema de escape de alta performance e central eletrônica remapeada. As alterações são suficientes para fazer os 12 "canecos" do Touareg enviarem 500 cavalos de potência para o sistema de tração integral. Entretanto, nenhuma informação sobre seu novo desempenho foi revelada.


De acordo com a preparadora, o Touareg recebeu ajustes em sua suspensão a ar para ter a altura em relação ao solo reduzida, mesmo com a adição das novas rodas de aro 22”. O resultado anunciado é mais estabilidade sem perda do conforto. Além das rodas, o utilitário esportivo recebeu pneus Pirelli Scorpion de alta performance, nova pintura em dois tons, body kit composto de para-choques e saias laterais, saídas de escape com 4 ponteiras, película em seus vidros e lanternas traseiras escurecidas.

* Márcio Murta/Revista Maxi Tuning.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Nesta semana deixamos aqui esta bela imagem capturada nos anos 80 de uma F-250 do ano de 1979, devidamente modificada e espetacular!

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>>> DESCANSE EM PAZ

Do pó viestes... e de Kombi voltarás! Empresa proporciona funeral para apaixonados por Volkswagens antigos.
Na Inglaterra, as sócias Clare Brooks e Michelle Orton tiveram uma ideia no fim de 2006 e resolveram arriscar tudo que tinham para realizar o sonho do próprio negócio, uma empresa funerária. Pode parecer uma notícia comum, como tantas outras histórias vividas por empresários do setor em várias partes do mundo, mas a grande novidade era o uso de uma clássica Kombi 1972, devidamente restaurada e configurada para o ramo escolhido.


Depois de quase 2 anos e algumas boas libras empregadas no projeto de restauro, o primeiro funeral foi realizado em dezembro de 2007 e foi um sucesso, como contam as sócias com bom humor: "Foi muito interessante, pois foi uma grande novidade ter um veículo clássico e inusitado, de quase 40 anos, fazendo o funeral, e por incrível que pareça, chamou mais atenção do que a própria situação..."


Depois deste começo, a notícia se espalhou pela cidade, inclusive com as sócias participando de exposições sobre Volkswagen o que levou Claire e Michelle a ampliar o negócio, adquirindo também alguns clássicos para fazer o transporte dos parentes até o local de descanso eterno, e também lançando o caixão personalizado, com gravuras ou fotos escolhidas pelo cliente. Para quem quiser saber mais sobre o trabalho da Volkswagen Funerals, acesse o site da empresa (link) para visualizar as fotos, os vídeos promocionais e também saber mais sobre os outros veículos disponíveis, entre eles uma carruagem, outras Kombis e alguns Fuscas.

Atualmente a empresa é muito requisitada entre os apaixonados pelo modelo, que fazem questão de realizar o último desejo de seu ente querido, que convenhamos seria um "grand finale" para todos aqueles que tenham apreço pela Kombi!

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>>> EXPOFORO 2010

Em sua edição 2010, a ExpoForo promoveu no México o segmento ônibus para o transporte rodoviário e urbano, trazendo novidades para todos os setores.

Realizada entre os dias 10 e 12 de março na Cidade do México, a ExpoForo 2010, considerada a mais importante mostra mexicana de ônibus, reuniu em 11.000 m2 os mais variados e modernos chassis e carroçarias desenvolvidas para o transporte urbano e rodoviário daquele mercado. Grandes fabricantes mundiais não pouparam esforços e estiveram presentes com seus produtos e novidades destinadas a segmentos de grande importância no transporte de passageiros.

A montadora alemã MAN, através de sua parceria com a encarroçadora brasileira Comil Ônibus, expôs o modelo sofisticado Lion´s Mex (4x2 e 6x2) destinado a operações rodoviárias em linhas regulares e para serviços turísticos de alto luxo. Com o seu lançamento a diretoria da MAN México espera incrementar suas vendas 100% em relação aos números de 2009. Segundo informações, a novidade teve uma recepção muito positiva dos empresários que lá estiveram.

A Irizar México esteve presente à mostra com suas carroçarias PB, Century e i5. Apesar de não haver novidades mundiais, a encarroçadora de origem espanhola exibiu seus modelos com alusão à África do Sul, onde será realizada a Copa do Mundo de futebol 2010, sendo o que mais chamou a atenção do público presente foi a adoção de identidades visuais bem peculiares à fauna daquele continente.

De acordo com Rafael Sterling, diretor geral da Irizar México, em 2010 a marca espera comercializar em torno de 460 unidades, um aumento de 30% em relação ao ano passado. Os modelos apresentados estavam com chassis MAN, Mercedes Benz e Scania.

A Scania, em parceria com a marca Beccar (Carrocerias Irmãos Becerra), uma fabricante local, mostrou o modelo Scania Beccar Interbus, primeiro veículo desenvolvido em conjunto com uma empresa mexicana. Trata-se de uma versão com baixo custo operacional idealizado para o transporte intermunicipal e que em sua fase de desenvolvimento participou de laboratório de campo em várias empresas transportadoras do México, dentre as quais a Estrella Blanca e a Primera Plus.

Outra sueca, a Volvo, apresentou os modelos ProCity e Access (com carroçarias fornecidas pela brasileira Caio Induscar), debutando naquele mercado com seus chassis destinados ao transporte urbano convencional e suburbano equipados com motor traseiro dentro do conceito B7R. De acordo com informações, esse segmento no México representa uma demanda de 2.000 veículos ao ano, no qual a Volvo pretende ter ao redor de 10% de share. Os dois novos ônibus possuem piso normal e baixo, respectivamente, e contam com transmissão automática, além da suspensão pneumática e do sistema de ar condicionado (opcional).

A marca mexicana DINA mostrou o seu urbano Linner G equipado com motorização a gás natural da fabricante Cummins, modelo BG de 5.9 litros e 230 HP de potência. Nesse caso o gás é armazenado em tanques com capacidade para 190 litros. O modelo exposto tem capacidade para 41 passageiros e conta com transmissão automática da Allison. Uma vantagem do modelo é o seu apelo ecológico, pois com a utilização de um propulsor a gás pode significar uma expressiva redução das emissões de gases tóxicos no ambiente urbano. Segundo a DINA, foram realizados testes operacionais na Cidade do México e em Guadalajara e dentro de mais algumas semanas as provas serão na cidade de Monterrey.


A dobradinha Mercedes Benz e Marcopolo esteve presente na ExpoForo com modelos para aplicações rodoviárias e urbanas. O destaque fica para a versão articulada com carroçaria Gran Viale atendendo a norma Euro 5 (em vigência no país somente em 2011) com a tecnologia BlueTec. Por enquanto o México adota a norma Euro 4, mas em seus sistemas de transportes o mais avançado controle das emissões poluentes já pode ser encontrado através de testes operacionais realizados por algumas montadoras. Um exemplo que poderia ser seguido em nosso país se aspectos negativos ao uso de tecnologias inovadoras e limpas não fossem adversos à nossa modernização.

A ExpoForo é realizada pela CANAPAT (Câmara Nacional do Autotransporte de Passageiros e Turismo) a cada dois anos. Além das fabricantes de ônibus, participam também marcas produtoras de motores e múltiplos insumos destinados a operação e construção dos veículos. Outro detalhe é que, além da grande mostra, em 2010 comemora-se o bicentenário da independência e o centenário da revolução mexicana.

* Redação/Revista AutoBus.
* Colaboração/Marco Hernandez.

>>> FORD ANIMAL

Edge é o carro mais seguro para os cães.
O crossover canadense Ford Edge foi eleito nos Estados Unidos o veículo mais seguro para transportar animais de estimação, especialmente os cães. O prêmio Pet Safe Vehicle of the Year, principal categoria da eleição Top Dog Award, foi concedido pela Bark Buckle UP, uma das maiores organizações do mundo em segurança veicular para os animais domésticos.


De acordo com a companhia, a maioria das pessoas não pensa na importância da segurança dos caninos, mas "um cachorro de 27 quilos pode se tornar um projétil de até 1,2 tonelada em uma colisão a apenas 56 km/h", garante a Bark Buckle UP. O gerente de marketing de produto dedicado ao Edge, Brett Burin, comemorou o prêmio ressaltando os quase 2 mil litros de porta-malas do crossover. "É perfeito para viagens com os cães de estimação", completou o executivo.

* Redação/Carsale.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, relembramos aqui um vídeo produzido pela Rede Globo e veiculado em agosto do ano passado, sobre veículos militares antigos, de uma coleção particular no sul do país, com algumas raridades da época da segunda grande guerra. Imperdível!

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>>> SEM POLUIÇÃO

VW apresenta Milano, seu taxi elétrico. Com motor de 85 kW, modelo tem autonomia de 300 km e velocidade máxima de 120 km/h.

A Volkswagen não quer fazer somente carros particulares movidos a eletricidade, mas também oferecer novas propostas de mobilidade urbana “limpa”. Esta é a razão do Milano, seu táxi elétrico, apresentado hoje na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha.


O Milano é equipado com um motor elétrico de 85 kW, que de acordo com a VW tem autonomia de até 300 km e leva o táxi a 120 km/h de velocidade máxima. A montadora alemã também garante que o Milano pode ter 80% de suas baterias recarregadas em cerca de uma hora. Com 3,73 m de comprimento, 1,60 m de altura e 1,66 m de largura, o Milano conta com portas dianteiras deslizantes e teto de vidro. Na parte interior, o táxi ganhou mais espaço com a retirada do banco do passageiro da frente, enquanto os passageiros de trás contam com uma tela de 8 polegadas, onde fica exibido o valor da corrida, as opções de pagamento, além de informações como pontos turísticos e condições meteorológicas.


O nome do táxi é uma homenagem à cidade de Milão, que antigamente tinha seus táxis pintados de verde e preto, como o Milano. A princípio, sua oferta será focada em grandes metrópoles, como Nova Iorque, Cidade do Cabo, Milão, Berlim, Londres, Moscou, Tóquio e Pequim.

* Redação/Revista Fast Driver.

domingo, 18 de abril de 2010

>>> PROPAGANDA


Folder de 1949 da primeira série do jipe Land Rover. Força bruta que acompanha a marca inglesa até hoje!

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>>> TRÊS TAMANHOS

Renault aumenta família Kangoo no mercado europeu.

A Renault continua o projeto de liderar o mercado de comerciais pequenos na europa, principalmente em sua terra natal. Com a apresentação da terceira configuração do modelo Kangoo, é provável que o objetivo da marca seja alcançado em breve.

O novo Kangoo Maxi vem para completar a família, que já tinha em suas fileiras o modelo de três portas normal e o alongado com cinco portas. Contando agora com 4,60 metros (3,84 a mais que os seus "irmãos"), o pequeno (!) utilitário oferece maior capacidade de carga, chegando a levar mais de 800 kg segundo números da fábrica. Tudo isso graças a um sistema muito interessante de rebatimento dos bancos traseiros (conforme imagens ao lado), que juntamente com as portas laterais de correr em ambos os lados, facilitam a operação de carga e descarga.


A Renault não mexeu na motorização, oferecida desde o lançamento desta geração, apenas disponibilizou uma nova opção, um 1,5 litros de 85 cv, com nova calibração, que alia torque e baixo consumo, predicados essenciais para este segmento. O Kangoo Maxi chega este mês aos concessionários europeus, ainda sem preço definido.

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sábado, 17 de abril de 2010

>>> IRMÃO DO MEIO

Volvo FM ganha nova versão externa que o assemelha ao FH, modelo topo de linha da montadora sueca.
A forte posição de mercado da linha FM da Volvo foi reforçada com o lançamento de uma nova versão deste caminhão - conhecido pela força, modernidade e eficiência. A mudança mais evidente é o design exterior que apresenta uma nova grade, faróis e entrada de ar, todos claramente inspirados na gama FH.


As novas funcionalidades como medidas anti derrapantes e o interior que ganhou alguns acessórios aumentaram ainda mais a comodidade e segurança. A princípio essas modificações só acontecem nos modelos que trafegam no continente europeu. “É um caminhão completo em todos os sentidos da palavra”, afirma Claes Nilsson, presidente da Divisão Europa da Volvo Trucks. “Com a atualização do Volvo FM queremos fortalecer ainda mais essa contribuição do caminhão para o segmento e reforçar sua posição como o melhor veículo comercial para o transporte de cargas de sua categoria. Tanta coisa já está embutida no FM em termos de conforto, segurança, combustível e eficiência, que por isso era mais uma questão de ajuste adicional, com base no feedback que temos recebido de clientes”, diz.

A nova versão complementa a anterior, mas com inovações, incluindo o recentemente atualizado I-Shift Gearbox e a gama de novos motores da Volvo, que introduziu recentemente mais potência e menos consumo de combustível. Segundo a montadora sueca, o motor de 13 litros, em combinação com o Volvo I-Shift, reduz o consumo de combustível em até três por cento em comparação com a versão anterior, enquanto oferece potência de até 500 cavalos e picos de torque a 2500 nm.

O motor de 11 litros dá aos clientes capacidade de carga, oferecendo alto desempenho e eficiência de combustível impressionante. Ambos os motores D13 e D11 também estão disponíveis em versões adaptadas para o novo modelo. A nova versão do Volvo FM também oferece aos clientes mais opções. “Os pacotes da nova cabine dão aos clientes mais escolhas e oportunidades para otimizar o caminhão para necessidades específicas em termos de conforto do motorista e economia, tornando assim as operações mais produtivas e rentáveis”, afirma Claes Nilsson.

* Redação/Revista Caminhões.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.AVERCOMBIS.BLOGSPOT.COM

Como será a paixão por Kombi nos países vizinhos do nosso Brasil varonil? A resposta está no link acima. Muito interessante as fotos dos veículos que circulam pelos países latinos, com destaque para as Kombis argentinas, sempre um meio termo entre bom gosto e exagero...

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>>> CAVALARIA

Audi RS6 vai a 700 cv com kit da APS Sportec! Modelo V10 biturbo recebe nova programação e catalisador esportivo.
A APS Sportec divulgou nesta semana um novo kit de preparação com dois estágios para um dos modelos "esportivos de luxo" menos comportados do mercado; o Audi RS6. Originalmente a marca alemã extrai 580 cavalos de potência a 6.700 rpm e 66,2 kgfm de torque entre 1.500 rpm a 6.250 rpm do motor 5.0 V10 biturbo. Não é pouco rendimento, mas sempre há espaço para aprimoramento.


O primeiro estágio de upgrade envolve apenas o remapeamento na central eletrônica do motor, modificando seus parâmetros de ignição, injeção de combustível e pressão da turbina, alterações que fazem com que o modelo passe a produzir 650 cavalos a 6.300 rpm e 75,5 kgfm de torque entre 2.500 rpm e 4.000 rpm. As mudanças permitem que o modelo – tanto na versão avant quanto sedã - acelere aos 100 km/h em 4s4 antes de atingir a velocidade máxima limitada em 305 km/h.

Já o segundo estágio do kit envolve, além da reprogramação da central eletrônica, a inserção de catalisadores de competição no sistema de escape, componente que auxilia a extrair 700 cv e 81,6 kgfm de força do motor 5.0 – o que significa uma potência específica de 140 cv/l. Com esta alteração a APS Sportec divulga a aceleração aos 100 km/h em 4s2 e a velocidade máxima limitada aos mesmos 305 km/h que o primeiro estágio.


O preço para o primeiro kit é de £ 2.800 (R$ 7.500), enquanto o segundo estágio sai por £ 6.500 (R$ 17.400). A preparadora informa que um aprimoramento de freios e suspensão além de novas rodas serão disponibilizados nos próximos meses.

* Márcio Murta/Revista Maxi Tuning.

>>> ÍCONE REPAGINADO

Revival de um clássico! Famoso double-decker londrino está sendo repaginado.
Uma equipe composta por designers da Aston Martin e arquitetos da Foster + Partners estão desenvolvendo a próxima geração de um dos grandes ícones da capital da Inglaterra, Londres. Os famosos ônibus double-decker estão sendo totalmente repaginados, com design modernizado e tecnologias condizentes com o século XXI. O clássico londrino tem previsão de lançamento para 2011.


O charmoso modelo atual não tem sua aparência de "antiguidade" à toa, já que a produção do veículo segue fielmente o projeto original, datado de 1956. O espírito de longevidade do Double-decker permanece, já que o novo ônibus deverá manter o mesmo projeto por mais de 40 anos, salvas algumas necessárias adaptações tecnológicas ao longo do tempo.

O campo de visão do motorista, no novo modelo, será mais amplo e terá a sua disposição telas para o monitoramento da área de passageiros do ônibus. A temperatura interna do veículo será controlada através da captação de energia solar. Sua capacidade de manobras também foi melhorada, mesmo em vias estreitas.

* Redção/Revista Transpoonline.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

>>> MOSTRANDO SERVIÇO

Hyundai HR é Tricampeão do Prêmio Lótus.
Pela terceira vez consecutiva, a mais importante premiação da indústria brasileira de transporte de carga reconheceu o modelo HR, da Hyundai, como o comercial leve preferido do consumidor brasileiro. O prêmio Lótus, realizado pela editora Frota&Cia, destaca anualmente as marcas e veículos mais vendidos do país, com base em números oficiais fornecidos pela Anfavea.


A entrega da estatueta aconteceu em almoço com representantes do segmento no mês passado (25/03). Em discurso, a diretora de Marketing da Hyundai Caoa, Laura Formentin, disse que a premiação reflete a qualidade incomparável do produto aliada ao extraordinário trabalho de toda a equipe do Grupo Caoa, da montagem ao pós-venda.

Fabricado desde 2007 na montadora Hyundai Caoa instalada na cidade de Anápolis (GO), a "caminhoneta de carga do ano" conquistou mais uma vez o primeiro lugar no ranking da categoria de até 3,5 toneladas de PBT, com 10. 875 unidades vendidas em 2009. A capital paulista foi a principal compradora do modelo, com 50% das vendas.

De acordo com o vice-presidente da montadora, Annuar Ali, a chave desse sucesso foi apostar num mercado totalmente desconhecido e com uma enorme necessidade deste tipo de veículo. "Era um nicho que ninguém dava muita importância. Apostamos e fomos extremamente felizes", comemora.

Para 2010, a expectativa é atingir o número recorde de 18 mil unidades vendidas. A principal aposta para garantir esta meta é na versatilidade e durabilidade do veículo. "O carro é um sucesso natural, nossa maior propaganda é a boca a boca dos clientes que adoram o HR", afirma.

Versatilidade

O único minicaminhão com permissão para trafegar em grandes centros urbanos tem inúmeras configurações possíveis, entre elas: prancha para o transporte de veículos, baú de carga seca (montável e desmontável), ambulância, loja de roupas, sorveteria e até açougue móvel - muito utilizado na Alemanha.

Tudo isso soma-se ao extraordinário motor turbo diesel Euro III Intercooler, à maior capacidade de carga da categoria, de 1.800 quilos, ao exclusivo volume de carga útil com baú de 11m³, plataforma de carga a 720 mm do solo, faróis de neblina e direção hidráulica progressiva. Desde o ano passado, qualquer das opções do HR pode sair da Fábrica com rodas de alumínio e pneus Goodyear aro 15.

* Press Release/Grupo Caoa-Hyundai.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Off-road ao extremo!

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>>> SUV URBANO

Kia Mohave surge como a opção para quem deseja tamanho e força.
Dirigir um SUV em ambiente urbano é - faz tempo - uma atitude considerada anticívica em parte da Europa, e nos Estados Unidos a tendência - não para já, como sonham os ecologistas, mas a médio ou longo prazos - também é de gradual rejeição aos utilitários esportivos. A derrocada da Hummer, fabricante de tanques de guerra disfarçados de automóveis, foi apenas o primeiro sintoma.


Por aqui a tendência é inversa. Os SUVs e crossovers de todos os tamanhos e marcas viraram objetos do desejo. Há razões para isso. Uma delas é a sensação de segurança (quase invulnerabilidade) que um veículo maior e mais alto passa a seu dono. Outra é a briga diária com as más condições de nossas vias urbanas, nas quais um veículo mais robusto de fato se sai melhor, e geralmente sem arranhões (literalmente).

O Kia Mohave, como outros SUVs de grande porte, é uma hipérbole desse desejo emergente no Brasil. Como dito, o carro é enorme: são 4,88 metros de comprimento e cerca de 1,80 metro de altura, contando o rack de teto -- ou seja, ele é mais alto que boa parte de seus potenciais usuários. Como comparação, pense no 1,45 metro do Honda Civic. Ou mesmo no 1,68 metro do "altinho" Ford Ecosport.

O SUV DA KIA SOB O CAPÔ E DENTRO DA CABINE


O maior SUV da Kia disponível no Brasil (os outros dois são o Sportage e o Sorento) oferece três opções de motorização: um V6 de 3,8 litros a gasolina, de 275 cavalos de potência (R$ 139.900); um imponente V8 de 4,6 litros a gasolina, de 340 cv (R$ 149.900); e um V6 movido a diesel, com turbocompressor, 3 litros de capacidade e potência na casa dos 250 cv (R$ 169.900). Todas as versões possuem tração nas quatro rodas por demanda do motorista; o carro a diesel também oferece reduzida.


Curiosamente, o design do Mohave não chega a ser agressivo. Os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro são de porte reduzido e têm desenho conservador e até amistoso; a grade frontal, de barras horizontais cromadas, não passa a impressão de que pretende engolir quem atravessar o seu caminho. Vale lembrar que esse carro é praticamente igual ao que foi apresentado em 2008 na Coreia do Sul, seu país natal, e ainda não incorporou a nova identidade global da Kia, com a dianteira de "boca de tigre". Uma reestilização pode estar a caminho.

INTERIOR E TECNOLOGIA


Se a bonomia externa faz pensar que o Mohave tem uma certa vocação familiar, por dentro isso fica evidente. O SUV se beneficia de um entre-eixos de 2,89 metros para oferecer amplo espaço na cabine, e aproveita bem a área destinada ao porta-malas para encaixar dois assentos adicionais, escamoteáveis. Assim, transporta com sobra quatro adultos mais duas crianças/adolescentes na fileira extra - para facilitar o acesso, a do meio é deslizante. Oficialmente o Mohave tem sete lugares, mas um eventual passageiro central na segunda fileira vai sofrer, devido ao formato do encosto.

Os itens de conforto também são muitos, com destaque para o sistema de ar-condicionado que permite regulagens digitais individuais para motorista e passageiro, e outra regulagem autônoma (menos precisa) para os demais ocupantes da cabine, com comandos na parte de trás do apoio de braço. A forração em couro inclui o volante e os painéis das portas, e os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico. O teto solar elétrico atende apenas a quem vai na frente, mas é um item interessante - e de série. Os porta-copos são seis, e os porta-garrafas, quatro; e o sistema de som possui entrada auxiliar, USB e extensão para iPod.


Quanto à segurança, o Mohave conta com a habitual sopa de letrinhas encontrável em carros premium (ressalvando que ficará a critério da história estabelecer se um modelo da Kia já pode, ou um dia poderá, receber esse adjetivo). Além dos seis airbags (frontais, laterais e de cortina) conectados ao sensor de capotamento - ou seja, eles não precisam de uma desaceleração brusca para inflar -, o Mohave conta com os seguintes controles: de assistência em aclives (HAC), de frenagem em declives (DBC), de tração (TCS) e de estabilidade (ESP); os freios a disco nas quatro rodas têm ABS (antitravamento), EBD (distribuidor de força) e BAS (sistema de frenagem de emergência); e há ainda o sensor anticapotamento (ROP) e os encostos de cabeça dianteiros ativos (AFH).

CONDUZINDO O MOHAVE

Dirigir o SUV grande da Kia é uma experiência geralmente prazerosa, em boa parte pela sensação de poder transmitida pelo motor V6. O atributo principal do propulsor é o torque de 50 kgfm disponível a 2.000 rpm - nível de giro ainda baixo, apesar de ser um propulsor a diesel. Isso significa que, depois de alguma morosidade inicial, o Mohave acorda e responde com vigor ao pé direito do motorista. É possível até mesmo sentir o tranco do turbocompressor entrando em ação, quase como num carro mais esportivo (e menor). O que não se sente, e isso é muito bom, são as mudanças de marcha do câmbio automático de seis velocidades. Sua operação é discreta e precisa.


O Mohave paga o preço de seu tamanho e também de sua habilidade para desafios off-road quando trafegando a velocidades mais altas ou em vias sinuosas. A suspensão independente nas quatro rodas, de braços duplos adiante e múltiplos atrás, tem curso longo e é bastante macia - não chega a ser "molenga", mas não convém tentar "fazer curvas" com esse SUV, apesar de toda a tecnologia de segurança representada pelas siglas já listadas aqui.

No geral, uma condução mais contida - familiar, talvez - pode fazer o Mohave parecer um transatlântico em mar tranquilo. A proposta dele em ambiente urbano é essa. Quanto ao consumo, após rodar 438 km com o SUV da Kia obtivemos médias altas: cerca de 6 km/litro na estrada e 5,3 km/l na cidade. O tanque tem capacidade para 82 litros de diesel.

Em suma, trafegando no asfalto o Mohave agradou bastante. Para saber como foi a experiência off-road com ele, leia texto no box desta página. E fica a sugestão: quem, apesar dos ventos do downsizing, acha que realmente precisa de um veículo desse porte - outras opções são o Hyundai Vera Cruz, o Nissan Pathfinder, o Mitsubishi Pajero Full e o Jeep Cherokee - deve experimentar o modelo da Kia, em suas três versões, antes de fechar qualquer negócio.

* Claudio De Souza/UOL Carros.

terça-feira, 13 de abril de 2010

>>> KOMBINANDO

Loja ambulante faz sucesso em Brasília!
Duas amigas resolveram montar uma pequena loja dentro de uma Kombi com desenhos temáticos na capital federal, e acabou fazendo o maior sucesso por onde passa. Com o sugestivo título de Mercado Kombinado, elas oferecem roupas, acessórios, artesanato e outras peças criadas pelas próprias mentoras do projeto. E a Kombi se encaixou na medida para o tipo de comércio criado por elas, provando mais uma vez a versatilidade da sexagenária...





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