sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.JEEPCLUBEDECURITIBA.COM.BR

Site oficial do Jeep Clube de Curitiba, um dos mais atuantes da região. Contém histórico do grupo, eventos, links e outras curiosidades.

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>>> NOVA MEDIDA

Kombi ganha nova medida de pneu.
A fabricante de pneus Bridgestone escolheu um evento no interior do Paraná, cidade de Cascavel, para apresentar nova medida de pneu, da família Duravis, lançada no mercado em 2008, desta vez para dar mais opções ao usuário da Kombi – a veterana da Volkswagen, que permanece ainda viva, mesmo sem grandes inovações, desde que começou a ser produzida na Alemanha, nos anos 40 e ser fabricada no Brasil, desde 1957.


A novidade, destinada ao segmento de veículos comerciais e carga leve, foi lançada para a Kombi sob a denominação de Duravis R630, na medida 185R14C. O pneu conta com diferenciais construtivos e compostos únicos, além da tecnologia exclusiva uni-T, que proporcionam manobras mais precisas, redução do consumo de combustível e baixo nível de ruído.

O Duravis foi testado pelo prazo de um ano em veículos de frotas comerciais de São Paulo. Os resultados demonstraram que o produto atingiu um índice de durabilidade 16% superior ao de seu principal concorrente do segmento, segundo a fabricante. Isso se deve aos diferenciais construtivos e dos compostos integrantes, além do desenho da banda de rodagem e da tecnologia da lateral do pneu, que possibilitam menor desgaste e também maior conforto.

Para Alfonso Zendejas, vice-presidente Comercial da Bridgestone do Brasil, o Show Rural Coopavel, evento agrícola de Cascavel tem tradição de apresentar as últimas tecnologias do mercado e as tendências do setor. “É uma oportunidade para a Bridgestone expor toda sua linha de produtos, mostrando o poder da sua rede de distribuição, além dos serviços disponíveis para o segmento agrícola", afirma.

A gama compõe ainda outras sete medidas: 195/70R15C, 195/75R16C, 195R14C, 205/70R15C, 205/75R16C, 225/70R15C, 225/75R16C – que equipam na reposição de veículos como Sprinter (Mercedes-Benz), Besta Grand (KIA), Ducato (Fiat) entre outros.

* Redação/Transpoonline.

>>> PROPAGANDA


"O que acontece quando você cruza um carro ágil e macio com uma picape?"
É com a pergunta acima que a Chevrolet anunciava o modelo 1978 da sua picape pequena El Camino, que chegava a sua quinta geração naquele momento. Como curiosidade, a foto principal da propaganda exibe um belo (e atualmente raro) exemplar Royal Knight, muito cobiçado pelos apaixonados por muscle-cars...

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>>> CURINGA DE MOCHILA

Doblò Adventure Locker 1.8 - Curinga de mochila! Fiat mexe no visual do espaçoso multiuso, que ficou mais simpático e moderno. Sistema que bloqueia diferencial dá mais fôlego para pequenas aventuras, mas consumo é alto.

Quando a Fiat lançou o Doblò no Brasil, em 2001, todo mundo estranhou o visual do carro, principalmente na frente, que ostentava uma enorme grade quadriculada. Mas, com o tempo, as outras virtudes do modelo, como o amplo espaço interno e funcionalidade, foram se sobressaindo e conquistando os consumidores brasileiros. E as vendas ganharam um impulso ainda maior com o lançamento da versão Adventure, em 2003, que atende a diversos públicos, agregando a vantagem de poder encarar estradas de terra mais ruins levando mais gente (família ou amigos), bagagens e tralhas que os esportes de aventura exigem. Agora, o Doblò ganha novo visual, mais atualizado e simpático, e sistema Locker, que dá ainda mais fôlego para as pequenas aventuras.

Frente


A parte mais polêmica do visual do Doblò sempre foi o frente, que recebia mais críticas do que elogios. E foi justamente a que recebeu a plástica mais contundente. Seguindo a filosofia adotada na Palio Weekend, a versão aventureira do multiuso ganhou grade cromada com duas barras horizontais e furadas, que se destaca dos outros elementos estilísticos, como faróis com máscara negra, quebra-mato incorporado e para-choque encorpado. Também chamam a atenção os dois faróis, de neblina e profundidade, incrustados na parte de baixo do para-choque, onde também foi colocada uma peça plástica, na cor cinza, que imita uma chapa protetora de metal. A grade e a tomada de ar têm tela protetora para o radiador. Um detalhe importante para uma versão que quer encarar estradas de terra.

Plásticos


Na lateral, destacam-se as coberturas plásticas nos para-lamas e na parte inferior das portas (com a inscrição Adventure), que se unem com os para-choques dianteiro e traseiro; as rodas de liga leve, que têm desenho exclusivo e deixam o carro com aparência mais robusta; as barras no teto; os estribos laterais, que, diferentemente das versões aventureiras dos outros modelos, são de verdade e servem para pisar; e as portas laterais corrediças, que facilitam bastante o acesso, principalmente em locais mais apertados; e os novos retrovisores, que têm novo desenho (de braço duplo) e incorporam repetidores dos sinalizadores de direção. Na traseira, as novidades são as lanternas mais destacadas, com elementos arredondados; e a cobertura do estepe, que dá um ar de mais robustez e esportividade ao conjunto.

Amplo


Mas é por dentro que o Doblò cativa seus consumidores. O modelo leva cinco adultos e uma criança no sexto banco com certo conforto, deixando ainda um bom espaço para carga. Com cinco pessoas, a capacidade do porta-malas é de 665 litros. Com o banco traseiro rebatido, o carro vira um verdadeiro furgão, pois esse volume aumenta para 2.915 litros. Tudo com muita praticidade, pois o banco que vai no porta-malas pode ser facilmente dobrado para o lado. O acabamento interno mistura tons de preto e cinza e é razoável para um multiuso. A identificação interna da versão Adventure está nos adesivos nas soleiras das portas; nos bordados dos bancos dianteiros, na inscrição no painel de instrumentos e nos três reloginhos colocados no teto (bússola e clinômetros laterais e longitudinais). Porta-treco grande no teto supre a ausência de alguns, em outros lugares.

Dirigindo


O motor 1.8 oferece um desempenho apenas razoável para o carro e exige paciência em várias situações, principalmente com o carro carregado e ar ligado. A visibilidade é excelente para a frente, mas ruim para trás. Sensores de estacionamento cairiam bem. A posição da alavanca de marchas, próxima ao volante, e os engates macios e precisos e o curso curto da alavanca facilitam o trabalho do motorista. Com pneus de uso misto, suspensão elevada e sistema Locker, que bloqueia eletronicamente a roda que gira em falso, o Doblò Adventure é valente na terra. A diferença (com ou sem o Locker) aparece, por exemplo, numa arrancada em piso cascalhado. Suspensão oferece conforto, mas estabilidade e silêncio não são pontos fortes do conjunto. Aliás, o nível interno de ruídos é bastante elevado. Mas o ponto mais negativo do modelo é o consumo, muito alto, mesmo para um multiuso que pesa uma tonelada e meia.

Veredito


O Doblò Adventure atende bem a quem quer um veículo prático para encarar pequenas aventuras com família, amigos e muita tralha. Mas sem pressa e com a calculadora na mão, para fazer as contas do consumo de combustível, pois a viagem não vai ficar barata.

* Eduardo Aquino/Jornal Estado de Minas.

>>> SEGUNDA GERAÇÃO

Porsche revela o novo Cayenne. Utilitário esportivo muda completamente na segunda geração e ganha versão híbrida.
Muitas especulações, apenas um teaser e uma única imagem vazada. Foram assim os momentos que antecederam a apresentação do novo Porsche Cayenne, utilitário esportivo da marca alemã responsável por um considerável aumento de vendas da marca no mundo. O modelo passou por sua primeira grande reestilização e será apresentado oficialmente ao público durante o Salão de Genebra, que começa no dia 4 de março.


Uma das grandes novidades é a versão S Hybrid, o primeiro modelo da Porsche a adotar esta tecnologia. Ele utiliza um motor 3.6 V6 de 328 cavalos, além de outro elétrico de 34 kW. Juntos, eles rendem um total de 375 cv. O consumo de combustível, porém, ainda não foi revelado, mas a emissão de poluentes é de 193 g/km de CO2. Além desta versão, há outros quatro modelos.

O carro de entrada também utiliza um motor V6, mas de 296 cv. Enquanto isso, o Cayenne S adota um V8 de 395 cv. O Cayenne Turbo, o mais potente até então, vem equipado com um V8 turbo, que é capaz de render 493 cv de potência. Segundo a marca, o motor está 23% mais econômico, enquanto o V6 tem um consumo 20% melhor em relação ao seu antecessor. Todos os modelos são equipados com uma transmissão Tiptronic S, com oito marchas. Mas as versões a diesel e V6 a gasolina podem vir com um câmbio manual de seis.


Visualmente, as mudanças são grandes, mas o carro mantém sua identidade na dianteira. Os faróis estão menores e a frente indica uma queda maior. As três grandes entradas de ar no para-choque dianteiro foram mantidas. Na lateral, as linhas lembram o antecessor, que é esquecido se olharmos para as rodas, todas com desenhos novos e muito bem detalhados.


Atrás está a grande mudança do utilitário. As lanternas exibem um desenho completamente novo e, de início, é difícil reconhecer o Cayenne. Anda há aerofólio e duas esportivas saídas de escape. O modelo começa a ser vendido na Europa a partir de maio. A versão de entrada parte de 46.400 euros, algo em torno de R$ 120 mil. Já o modelo Turbo sairá por 96.900 euros, por volta de R$ 252 mil. Por aqui, o modelo deve ser exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro e, logicamente, terá seus preços corrigidos e com a inclusão de todas as taxas e impostos, o que deverá mais do que dobrar esses valores quando desembarcar por aqui.

* Redação/Revista Auto Esporte.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Colocando a Kombi na lama... literalmente!

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>>> CURIOSIDADES...

Curiosidades do mundo do transporte coletivo, desde os primórdios até a modernização definitiva do setor, em meados da década de 80!

1895 - Karl Benz apresenta o primeiro AUTO ONIBUS DO MUNDO.


1898 - DAIMLER mostra ONIBUS p/ 16 PASSAGEIROS em WURTTENBERG, ALEMANHA.
1898 - DAIMLER constrói o que seria o Primeiro Onibus de Turismo do mundo (Capacidade p/ 12 PASSAGEIROS) na ALEMANHA.
1905 - DAIMLER constrói ONIBUS DE 2 ANDARES P/ 32 PASSAGEIROS.
1905 - Circulação pela PRIMEIRA VEZ DE UM ONIBUS C/ MOTOR A EXPLOSÃO em PARIS, FRANÇA.
1924 - Criado o SERVIÇO DE ONIBUS P/ EXCURSÃO no RIO DE JANEIRO por PAULO DAHMEN.
1924 - OS IRMÃOS GRASSI montam o que seria o PRIMEIRO ONIBUS FABRICADO NO BRASIL: o "MAMÃE ME LEVA" (PRIMEIRO ONIBUS FABRICADO EM ESCALA NO BRASIL).
1925 - Surge os PRIMEIROS ONIBUS IMPORTADOS DA EUROPA PARA O BRASIL em SÃO PAULO.
1930 - Os Ônibus chegam a velocidade de 70 km/h nas rodovias européias.
1930 - SÃO PAULO,SP recebe pela CMTC os ONIBUS IMPORTADOS DOS ESTADOS UNIDOS (ONIBUS DE LUXO) conhecidos como "YELLOW COACH" (onde era cobrado pelo Motorista).


1932 - A GM DO BRASIL lança seu PRIMEIRO ONIBUS aqui no BRASIL (de estrutura de ferro).
1935 - Inicia-se A FABRICAÇÃO DO ONIBUS MONOBLOCO ou CONSTRUÇÃO INTEGRAL.
1941 - O primeiro ONIBUS MOTORIZADO A DIESEL, FECHADO é fabricado pela encarroçadora IRMÃOS GRASSI (SÃO PAULO,SP).
1949 - A NIELSON fabrica o seu PRIMEIRO ONIBUS URBANO.
1949 - Em Outubro a CMTC é autorizada a instalar ABRIGOS PARA OS PASSAGEIROS construídos de LONA.
1950 - É idealizado o conceito de Fabricação em Série para ONIBUS. Bem como a concepção do CHASSI MONOBLOCO, também a PRIMEIRA SUSPENSÃO PNEUMÁTICA e os PRIMEIROS ARTICULADOS. É separado o ONIBUS URBANO do ONIBUS RODOVIARIO.
1950 - Criado no Brasil o "PAPA-FILA" misto de ônibus e caminhão.


1950 - É idealizado o conceito de Fabricação em Série para ONIBUS. Bem como a concepção do CHASSI MONOBLOCO, também a PRIMEIRA SUSPENSÃO PNEUMÁTICA e os PRIMEIROS ARTICULADOS. É separado o ONIBUS URBANO do ONIBUS RODOVIARIO.
1952 - O DECRETO LEI No. 3938 da PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO proibindo o USO DE CIGARROS NO INTERIOR DOS VEÍCULOS.
1953 - O PRIMEIRO CHASSI "SCANIA" C/ MOTOR TRASEIRO é o Modelo "C-50 (METROPOL)" de 8 CILINDROS.
1956 - A MERCEDES-BENZ DO BRASIL lança o PRIMEIRO CHASSI DE ONIBUS: o L-312.
1957 - A CIFERAL produz o PRIMEIRO ONIBUS BRASILEIRO dotado de SISTEMA DE AR CONDICIONADO INDIVIDUAL P/ PASSAGEIROS.
1958 - A MERCEDES-BENZ apresenta o SEU PRIMEIRO ONIBUS MONOBLOCO INTEGRAL.
1958 - A NIELSON inicia a Construção de CARROCERIAS METÁLICAS.
1959 - CAIO é a PRIMEIRA ENCARROÇADORA A MONTAR CARROCERIA DE ONIBUS EM CHASSI DA MARCA MERCEDES-BENZ aqui no BRASIL
1966 - É fundada em CURITIBA,PR a Empresa PLUMA CONFORTO E TURISMO.
1967 - A MERCEDES-BENZ apresenta seu Novo MONOBLOCO: o "O-326" (PRIMEIRO ONIBUS DE 200 HP DE POTÊNCIA).
1967 - A VIAÇÃO PROGRESSO (PERNAMBUCO) realiza a PRIMEIRA VIAGEM DE ONIBUS LEITO ENTRE SÃO PAULO x RECIFE.
1969 - Obrigatoriedade do EXTINTOR DE INCÊNDIO em ONIBUS através da RESOLUÇÃO 410/68 c/ a colocação de 1 EXTINTOR POR VEÍCULO (4kg) PO ou CO2.
1970 - A SCANIA apresenta as PRIMEIRAS SUSPENSÕES A AR P/ ONIBUS: em Chassis SCANIA B-110 e SCANIA BR-115.
1970 - A STRIULI lança seu PRIMEIRO MICRO-ONIBUS exclusivamente p/ a GATTI TURISMO (SÃO PAULO,SP).
1971 - A SAAB-SCANIA lança CHASSI DE ONIBUS C/ MOTOR DIANTEIRO: denominado "B-110".
1973 - A partir de Setembro deste Ano é Obrigatório o USO DO TACÓGRAFO EM ONIBUS NO BRASIL (Aparelho que registra em um Disco as Velocidades desenvolvidas).
1974 - Introdução do APARELHO DE AR CONDICIONADO EM ONIBUS no BRASIL (nos ONIBUS: "FRESCÕES" no RIO DE JANEIRO,RJ) Aparelho: THERMO-KING.
1974 - CURITIBA,PR inicia Operação de SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO C/ ONIBUS EXPRESSO EM SISTEMA DE CANALETAS (FAIXA EXCLUSIVA) como sendo um MÉTODO INÉDITO E INOVADOR NO TRANSPORTE COLETIVO DE ONIBUS NO BRASIL.
1974 - Importado dos ESTADOS UNIDOS o SANITÁRIO QUÍMICO (BANHEIRO) também conhecido como "TOILLETE" passa a ser EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO EM ONIBUS RODOVIÁRIO NACIONAL.
1975 - A MARCOPOLO apresenta o PRIMEIRO ONIBUS DE JANELA RETA (90º ) DO BRASIL: trata-se do "MARCOPOLO III".


1976 - A partir de Dezembro deste Ano é obrigatório a Instalação do GABINETE SANITÁRIO EM ONIBUS RODOVIÁRIO c/ Viagens Superiores a 75 km ou 2 Horas.
1978 - DECRETO 82.925 estipula COMPRIMENTO MÁXIMO P/ ONIBUS DE 12 METROS DE COMPRIMENTO pelo CONTRAN CODIGO NACIONAL DE TRÂNSITO.
1978 - PLUMA (CURITIBA,PR) tem a MAIS LONGA LINHA DE ONIBUS DA AMÉRICA LATINA: A ATLÂNTICO x PACÍFICO (Ligando RIO x SANTIAGO DO CHILE) 4120km, 64 Horas/Viagem.
1979 - A VOLVO DO BRASIL produz o seu PRIMEIRO CHASSI DE ONIBUS, O PRIMEIRO C/CHASSI NO ENTRE-EIXOS denominado "B-58". A VIAÇÃO GRACIOSA é a PRIMEIRA EMPRESA NO BRASIL A ADQUIRIR O ONIBUS DA MARCA.
1980 - Anunciada a Montagem de ONIBUS na VIAÇÃO ITAPEMIRIM.
1981 - EM 01/NOVEMBRO DESDE ANO ÉA ESTRÉIA DO "TRIBBUS" como Serviço Regular na LINHA CURITIBA x SÃO PAULO.
1984 - As Empresas de ONIBUS: ANDORINHA, PLUMA e EUCATUR são as PRIMEIRAS A OPERAR C/ OS NOVOS MARCOPOLO PARADISO.

* Redação/Portal Do Ônibus.

>>> IBIZA SPORT TOURER

Nova Ibiza Sport Tourer será destaque no stand da Seat no Salão de Genebra.

O novo modelo da família Ibiza da Seat foi revelado no início do mês, na Espanha. Com lançamento previsto para março, no Salão de Genebra, a nova station wagon, derivada do hatchback de mesmo nome, traz vincos laterais mais fortes e novos faróis como principais novidades, tornando o desenho atraente e moderno, lembrando um pouco o Audi A3 Sportback.


As únicas informações até o momento são a capacidade de carga de 430 litros, devido ao comprimento de 4,32 metros, e o motor do modelo de entrada, um inédito 1,2 litros TSI, a gasolina, rendendo 90 cv.

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>>> AS MELHORES

C4 Picasso e Grand C4 Picasso: as melhores minivans compactas na 12ª eleição dos "Melhores Carros"
A Citroën obteve uma dupla vitória na 12ª edição da Eleição dos Melhores Carros, promovida anualmente pelo Best Cars Web Site (www.bestcars.com.br). As minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso foram eleitas como as melhores da categoria "Minivan Compacta", obtendo 40,1% dos 39.783 votos apurados pelo site e superando outras nove concorrentes.


Em 2009, concorrendo apenas com a Grand C4 Picasso, a Citroën já havia obtido uma expressiva vitória, com 36,8% dos votos. Anteriormente, a marca venceu nessa categoria em 2003 (quando o Citroën Xsara Picasso foi o preferido de 35,1% dos eleitores) e em outras categorias com o Citroën C3 entre os compactos (2004).

O Best Cars é um dos mais antigos e conceituados sites automotivos do Brasil. Está no ar desde 1997 e, dois anos depois, iniciou a Eleição dos Melhores Carros - inicialmente com oito categorias e atualmente com 22.

Sucesso Comercial

Grande sucesso comercial, as minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso já acumulam no mercado nacional vendas superiores a 7.500 unidades. Em 2009, somadas as vendas da minivan Xsara Picasso - produzida no Brasil e com opção de motorização flexível, a Citroën conquistou uma participação de 38% no segmento M1 Breakmono (station wagon + monovolumes).


Oferecendo tecnologias inovadoras (como o pára-brisa panorâmico de grande ângulo, o criativo seletor e as palhetas da caixa de velocidades, o freio de estacionamento elétrico, o sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação e o sistema de ajuda à baliza), os modelos oferecem grande oferta de conteúdos de série. Com grande atratividade comercial, o C4 Picasso tem preço a partir de R$ 79.900,00 e a Grand C4 Picasso, exclusiva para 7 lugares, a partir de R$ 95.550,00.

* Press Release/Citröen do Brasil.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Aproveitando que o assunto é o BMW X1, deixamos como vídeo da semana esta propaganda do modelo, produzida especialmente para o seu lançamento, em Agosto de 2009...

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>>> 240 CV!

BMW X1 diesel recebe modificações da AC Schnitzer, conferindo novo visual e até 240 cv ao utilitário esportivo.
A AC Schnitzer divulgou na semana passada seu primeiro kit esportivo para o BMW X1. O upgrade, que envolve tanto a parte visual como mecânica do utilitário esportivo, será exibido no Salão de Genebra, entre os dias 4 e 14 de março.


Segundo a preparadora as alterações visuais externas incluem novos pára-choques, saias laterais, capô do motor com vincos para facilitar a refrigeração do sistema, faróis com pinturas e rodas de aro 19” – embora a empresa como opcional um conjunto de 18” e outro de aro 20”. Já no interior o X1 recebeu apliques de alumínio no câmbio, ao redor da tela de cristal líquido do sistema i-Drive e nos pedais, além de fibra de carbono como acabamento.


Para os componentes mecânicos do modelo a AC Schnitzer oferece suspensão esportiva e upgrade para todas as versões de motorização diesel. A versão xDrive23d teve sua potência elevada de 204 cv para 240 cv, enquanto a configuração xDrive20d passou a gerar 210 cv, frente aos 177 cv originais. A opção xDrive18d teve sua potência elevada de 143 cv para 171 cv. A AC Schnitzer não divulga o preço das alterações nem como obteve o desempenho extra dos propulsores.


* Márcio Murta/Revista Maxi Tuning.

>>> SAVEIRO CROSS

Volkswagen Saveiro Cross: picape pequena ganha roupagem mais aventureira para encarar a líder Strada Adventure.
Os fãs dos aventureiros urbanos se decepcionaram quando a Volkswagen lançou a nova Saveiro. A versão Trooper, na época apresentada como a topo-de-linha da picape, era tímida demais para encarar a chamativa Strada Aventure. Apenas alguns detalhes, como as rodas de aço pintadas de preto e os adesivos espalhados pela carroceria, evocavam o espírito pseudo-fora-de-estrada do modelo.


Mas a resposta chega agora com a Saveiro Cross. O visual discreto da Trooper foi substituído por uma roupagem mais invocada, que lembra bastante a receita aplicada no novo CrossFox. As mudanças começam na dianteira, com a parte inferior do para-choque pintada na cor preta com um aplique central na cor prata. Um par de grandes faróis de milha, a grade pintada de preto e um aplique pintado na cor prata - este situado acima do lugar da placa - com o nome da versão conferem um ar de robustez ao carro. Na lateral, a VW aplicou adesivos pretos na parte inferior das portas e um vistoso santantonio.


A traseira recebeu o menor número de modificações. O logotipo cromado com o nome da picape foi substituído por um adesivo colado na tampa da caçamba (que possui um sistema de amortecimento que suaviza o fechamento da peça).


Internamente, as mudanças foram ainda mais discretas. Bancos e painéis de porta receberam um revestimento exclusivo, que remete às marcas deixadas pelos pneus nas trilhas de fora-de-estrada. O nome “Saveiro Cross” estampado nos bancos e a manopla do câmbio com o sobrenome da versão são outros diferenciais.


A Saveiro Cross será vendida em versão única, equipada com o já conhecido motor 1.6, que gera 104 cv com álcool e 101 cv se abastecido com gasolina. Direção hidráulica, trio elétrico, faróis com máscara negra, alarme com acionamento na chave, computador de bordo, suspensão elevada, sensor de estacionamento traseiro, capota marítima, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de uso misto compõem o pacote dos itens de série.


Ar-condicionado, freios com sistema anti-travamento (ABS), rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e Bluetooth, volante multifuncional (o mesmo do Passat CC) e airbag duplo são os opcionais. A picape será vendida apenas na carroceria de cabine estendida e os preços da Saveiro Cross começam em 41.840 reais sem o ar-condicionado. Caso o comprador opte pelo item, o valor sobe para 44.684 reais. Completa, a Saveiro sai por 47.930 reais.

* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

>>> LINK DA SEMANA





WWW.IMCDB.ORG

Interessante site sobre veículos que fizeram uma "ponta" em vários filmes mundo afora. Entre os muitos modelos listados pelo site, a Kombi ganha destaque com muitas participações, mesmo que pequenas, e é justamente esta página que deixamos como sugestão nesta semana...

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>>> 75 ANOS

Chevrolet comemorou os 75 anos do utilitário Suburban no Salão de Chicago.
Quando o primeiro Chevrolet Suburban chegou ao showroom das concessionárias em 1935, a América ainda não tinha colocado o homem no espaço, o microondas ainda não existia e não havia Internet. Os tempos mudaram, mas o utilitário Suburban - o modelo com mais tempo em produção da indústria automobilística mundial - continua a ser o carro preferido para os negócios e das famílias grandes graças a um misto de conforto para os passageiros e um grande espaço para carga.


Para comemorar a marca dos 75 anos do utilitário-esportivo Suburban, a Chevrolet desenvolveu uma edição especial, que foi apresentada no 102º Salão do Automóvel de Chicago (EUA), que começou no dia 12 de fevereiro de 2010, no complexo McCormick Place. Denominada "Diamante", a versão tem produção limitada a 2.570 unidades e será comercializada nos países da América do Norte.

O Chevrolet Suburban é um verdadeiro ícone do setor automotivo norte-americano. Afinal, trata-se do primeiro modelo da indústria a atingir 75 anos de existência e fazer parte, com destaque, da história da marca. Em 1935, quando foi lançado, os Estados Unidos tinham uma população de pouco mais de 127 milhões, um selo custava 3 centavos de dólar, e o time do Detroit Tigers vencera o Chicago Cubs numa emocionante final do futebol americano. E mais: o homem não havia viajado á lua e a Internet era coisa de ficção científica.

Mas o Chevrolet Suburban se modernizou ao longo da história e ainda hoje é reconhecido pela sua robustez e amplo espaço interno. Devido a essas características, é adorado pelas famílias numerosas e o preferido dos produtores de cinema americano para ser o veículo utilizado pelas forças policiais, tais como o F.B.I. e a S.W.A.T.

"Os tempos mudaram, mas o Chevrolet Suburban continua a ser uma referência para consumidores que necessitam de um utilitário-esportivo com grande capacidade para passageiros e espaço de carga", acrescenta Jim Campbell, gerente geral da Chevrolet. "Estamos muito satisfeitos com a aceitação do Chevrolet Suburban, porque ainda atende às expectativas dos nossos clientes durante 75 anos. Esperamos ser o veículo de escolha das famílias e dos consumidores que querem o máximo de conforto por muitos anos", observa o executivo.

Produzido no México, o Chevrolet Suburban Diamante vem equipado com motor Vortec 5.3 litros flex fuel e transmissão automática de seis velocidades. Sua capacidade de carga é de 2.674 quilos.

Carroceria do utilitário tem a cor Branco Diamante

O Suburban Diamante 75 anos distingue-se das demais versões pela carroceria pintada na cor diamante branco, além de rodas cromadas aro 20 polegadas.


A tampa central do volante e o painel vêm com logotipos especiais, enquanto os estribos das portas e o encosto dos bancos possuem a inscrição "Edição Diamante", para distinguir a nova versão.

O Chevrolet Suburban Diamante é disponível com acabamento Premium LTZ, e sistema de tração 4x2 ou 4x4. Esta configuração inclui um completo pacote de segurança, sistema de navegação com GPS via satélite, conexão Bluetooth, câmeras instaladas na parte traseira, a fim de auxiliar o motorista durante as manobras de estacionamento, além de pedais desarmáveis. Os bancos são em couro e as primeiras filas possuem sistema de refrigeração (para os dias de calor) e calefação (para os dias frios).

Como opcionais, a Chevrolet oferece DVD Player como entretenimento aos passageiros de trás e sensores de estacionamento nos parachoques traseiros. Há ainda conexão Wi-Fi (internet sem fio) móvel, disponível como acessório. O conteúdo do Chevrolet Suburban é exclusivo, mas algumas características do modelo valem para toda linha. Atributos, aliás, que sempre foram destaque neste utilitário da marca. Entre essas características estão a capacidade para até nove passageiros, graças às três fileiras no habitáculo, além de 1.297 litros de capacidade do porta-malas. A segunda fila pode ser rebatida, enquanto a terceira fila de assentos removida. Nessa configuração, o Chevrolet Suburban passa a ter um espaço de 3.891 litros.








* Luís Otávio Pires/Press Release - General Motors do Brasil.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

>>> SCANIA CABRIOLET

Scania Cabriolet ao estilo V8. Conheça o primeiro pesado Cabriolet, produzido por um dos maiores nomes da Europa no que diz respeito a modificações de caminhões Scania!
Onde você busca inspiração? De tanto ser questionado sobre isso, o sueco Sven-Erik Bergendahl Svempa se sentiu de fato motivado a fazer algo que, segundo ele, nunca ninguém havia feito antes. O que leva a crer que os seus lampejos vem da ideia de sempre inovar. E depois de três anos ou 3 000 horas trabalhadas, ele apresentou o primeiro caminhão Cabriolet que se tem notícia no mundo, chamado de Red Pearl 39 — ano de nascimento de seu criador Svempa, como é conhecido em todo continente europeu.


Partindo da premissa de buscar coisas novas para não reproduzir o óbvio, que, segundo Svempa, é comumente visto nos caminhões "tunados", o artista começou seus esboços pela estrutura e, de cara, cortou a cabine do Scania. Por dentro, no intuito de atrair a atenção dos poucos felizardos que adentrarem no caminhão, Svempa colocou vidro no assoalho entre os bancos, justamente para que possa ser possível visualizar o motor. "Meu intuito foi justamente mostrar o motor do caminhão. É um veículo transformado que, entre as suas inúmeras características, atrai pelo motor", explica Svempa.


E por falar em motor, ele também foi aprimorado. Originalmente, trata-se de um modelo R 500 V8 da Scania — o V8 é o preferido do sueco de 70 anos. Mas, mesmo assim, ele optou por um propulsor mais potente. Para se ter uma ideia, a pressão do turbo é três vezes maior em relação ao original e o caminhão desenvolve de 0 a 100 km/h em 5,5 s.

O 39, como também é chamado carinho samente pelo seu criador, possui agora um motor marinho biturbo de 1 200 cv com velocidade máxima de 200 km/h e é equipado com uma caixa automática Allison. O Cabriolet que já foi apresentado numa feira na Austrália, além de outros países da Europa e Leste Europeu, foi desenvolvido justamente com o propósito de ser um caminhão de show.


O painel e os bancos foram revestidos de couro e os assentos ainda possuem o brasão da Scania. Para dar mais exclusividade ao modelo, Svempa aplicou dois adornos atrás do encosto, do lado externo do caminhão, produzidos de aço cromado, assim como outros detalhes da estrutura. "Prezo pela sobriedade e pelo bom gosto, foi dessa maneira que eu ganhei reconhecimento", ressalta.


Svempa logo adianta que gostaria de vir para o Brasil e apresentar o seu exclusivo modelo, para isso aguarda convite.

Sobre o Artista

Sven-Erik Bergendahl Svempa começou no universo dos pesados em 1969, mas muito antes já tinha interesse em tudo o que era automotor. Comprou então, nesse ano, o seu primeiro caminhão, um LS 1965, onde iniciou o serviço de guincho, um braço dos negócios. Ainda naquele ano, ele também comprou a primeira série do V8, o L140, equivalente ao LK no Brasil — no LK, o eixo dianteiro fi ca em torno de meio metro à frente, o que o diferencia do L140 europeu. No início dos anos 1980, então, Svempa começou a transformar caminhões como hobby. O primeiro modelo foi o R 142H 6x2 e, por ele, na Holanda, Svempa recebeu um prêmio por ter produzido o caminhão mais bonito da Europa. Ele é um pioneiro nessa personalização de veículos pesados o que o tornou respeitado.


Indagado sobre a razão de só reestilizar Scania, Svempa rebate se tratar da fabricante que produz um motor V8 e numa tentativa dele de mudar para outra marca, não foi feliz, “o motor não era V8 e não tinha o mesmo desempenho”, completa a razão da sua fidelidade a marca.

Conforme os anos foram se passando, Svempa foi se aprimorando e, cada vez mais, sendo notado pela mídia, recebendo prêmios, inclusive, em outros países da Europa. Contudo, acabou sendo notado pela Scania, inclusive a fabricante adotou o conceito dele e fornece para os mercados do mundo inteiro, especialmente o europeu, caminhões personalizados do artista. Vale dizer, eles chegam a valorizar em torno de 20% quando assinados por Svempa.


Caminhões de show ele produziu mais de 50 e hoje, tem 10 modelos em sua frota. E no negócio de guincho, ele possui dois veículos.

* Fernando Fischer & Andrea Ramos/Revista Transporte Mundial.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Rara imagem de lançamento (1959) do Renault Estafette, uma tentativa da marca francesa de fazer frente a então popular Kombi, da Volkswagen. Apesar de não atingir o objetivo principal, a Estafette conquistou o público francês e durou até o final dos anos 70 com algumas modificações estéticas e mecânicas!

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