sexta-feira, 30 de outubro de 2009

>>> LINK DA SEMANA



WWW.CLUBEDAD20.COM.BR

Primeiro e único site dedicado a saudosa D-20, da Chevrolet. Troca de informações, fotos, dicas, histórico do modelo e muito mais. Conforme o autor do projeto, o site surgiu da necessidade de mais detalhes e informações sobre o modelo, já que a D-20possui muitos admiradores pelo Brasil e como todos sabemos, a memória automobilística brasileira é relegada à segundo plano. Bela iniciativa e boa sorte na captura de informações e de amigos também!

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>>> MUDANÇA DISCRETA

Volvo XC90 muda pouco na linha 2010. O principal objetivo da marca é diferenciar o utilitário do XC60, menor e de maior sucesso.
A Volvo decidiu realizar algumas modificações no utilitário XC90, para diferenciá-lo do crossover XC60. A intenção é afastar os dois modelos e deixá-los a públicos distintos, para que não canibalizem as vendas um do outro. Equipamentos e retoques estéticos são as principais novidades.


Por fora, notam-se as novas barras de teto e detalhes cromados adornando a carroceria em todas as versões. As rodas de 18 polegadas também passam a ser item de série, assim como o sistema de navegação. O XC90 também passa a contar com uma terceira fileira de bancos, inexistente no XC60. O SUV ainda ganhou novas cores, desenhos diferenciados para as rodas e mudanças em alguns detalhes. Os motores não mudaram.

* Matheus Q. Pera/Auto Diário.

>>> DIAMANTE RUSSO

Utilitário russo tem diamantes e rubis!
O fabricante russo de veículos blindados e militares Prombron revelou nesta semana as primeiras imagens e informações sobre a mais nova criação. Trata-se do utilitário esportivo Dartz Prombron Monaco Red Diamond Edition. Se você achou o nome um tanto quanto exagerado, espere para ver até onde a empresa foi com a lista de equipamentos do veículo. Só pelo preço, US$ 1,6 milhões (cerca de R$ 2,7 milhões), já podemos ter uma idéia. O valor explica-se pelas seguintes razões: ele é blindado, com a carroceria revestida de kevlar - fibra sintética muito resistente e leve utilizada na fabricação de coletes à prova de balas -, conta com janelas blindadas, escapamento feito de tungstênio e mostradores do painel de instrumentos decorados com diamantes e rubis.


O Dartz Prombron Monaco Red Diamond Edition é baseado em outro modelo blindado da empresa, o Dartz Kombat T98, que vem equipado com um motor 8.1 V8, a gasolina, fornecido pela General Motors, capaz de entregar mais de 440 cv de potência.


E não para por aí. No interior, os assentos são revestidos com couro de pênis de baleia azul. A companhia afirma ainda que este material é o mesmo utilizado para decorar o mega-iate Christina O, do magnata grego Aristóteles Onassis. O carro ainda vem equipado com três garrafas de uma marca de vodka caríssima. O veículo será apresentado no ano que vem durante o Top Marques Monaco, evento de alto luxo realizado todos os anos no principado. A Russo-Baltique tem longa tradição na fabricação de veículos blindados. Entre seus clientes estão os líderes da extinta União Soviética, Leon Trotski e Vladimir Lenin.

* Redação/Carsale.

>>> GENERAL MV-1

MV-1: este é o novo veículo da criadora do Hummer.
Isso, sim, é que é mudança de público. Depois de criar o HUMVEE, o jipão de guerra do Exército dos Estados Unidos, a AM General agora planeja lançar um modelo voltado para o transporte de deficientes. O MV-1 também poderá ser usado como táxi e em outras funções que exijam uma cabine ampla e versátil.


A culpa é da crise. A AM General vendeu a logomarca e os direitos de comercialização da versão civil do HUMVEE, que virou a marca Hummer. Mas manteve em sua fábrica a produção do H2 e agora, com a venda da Hummer para Sichuan Tengzhong e a queda na demanda do modelo gastão, a empresa resolveu ampliar seus negócios.


O MV-1 nasceu originalmente como um projeto para táxi com o nome de Standard Taxi e usa GLP como combustível. Ele é capaz de acomodar seis adultos e duas cadeiras de rodas. Há uma rampa retrátil na lateral para facilitar o acesso a bordo. Ao menos agora a AM General terá sua imagem associada a uma causa bem mais nobre.

* Redação/BlogAuto.

>>> O.C.T.O. SHOW

Califórnia recebe entusiastas da Kombi.
E o mês de outubro é mais importante para os admiradores da Kombi mundo afora. Depois do Brighton Breeze na Inglaterra e Lowlife no Japão, no último dia 11 foi a vez dos Estados Unidos, em um dos festivais mais importantes da região da Califórnia, evento este denominado O.C.T.O. Fest, idealizado pelo clube local Orange County Transporter Organization.

Dedicado somente às Kombis até 1967 (último ano do modelo Split Window), o encontro recebeu muitos visitantes, e a bela praia como pano de fundo garantiu mais um ano de sucesso total. Abaixo, algumas fotos do encontro...















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quarta-feira, 28 de outubro de 2009

>>> IMAGEM DA SEMANA



Um belo exemplar do Chevrolet Corvair Greenbrier, do ano de 1961. Concorrente direto da Kombi naqueles tempos, não resistiu ao enorme sucesso do utilitário da Volkswagen, mas mesmo assim, como podemos perceber na foto, tinha seus predicados...

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>>> KANGOO EXPRESS

Kangoo Express é do tamanho certo para o transporte urbano de carga.
A agilidade no trânsito urbano e a boa capacidade de carga fazem do Kangoo Express um utilitário multiuso ideal para atender de profissionais autônomos a frotistas e órgãos de governo. O veículo, que recentemente recebeu alterações estéticas que o deixaram com visual ainda mais moderno, é uma das atrações da Renault do Brasil na Edição 2009 da Fenatran.


O Kangoo Express pode ser adquirido com ou sem porta lateral deslizante. Em qualquer uma das opções, o modelo pode transportar até 800 quilos de carga, 140 quilos a mais que seu principal concorrente atualmente à venda no mercado nacional. O acesso à carga é facilitado pelas portas traseiras assimétricas, com amplo ângulo de abertura.

Apesar de ser um veículo feito para pegar no batente, o Kangoo Express oferece equipamentos que tornam a rotina do motorista mais confortável. A começar pela boa posição de dirigir. Além do bom acabamento e bancos confortáveis, o modelo vem equipado com ar quente e regulagem elétrica dos faróis (item importante para a segurança). A versão com porta lateral deslizante pode contar, opcionalmente, com direção hidráulica. Também está disponível o Pack Conforto, que inclui, além da direção hidráulica, o ar-condicionado.

Motor Bicombustível 1.6 16V Hi-Flex

Entregar cargas com rapidez e economia fica mais fácil com o Kangoo Express, pois seu motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex possui excelente torque, baixo consumo de combustível, além de manter o desempenho, mesmo com carga máxima.

O propulsor 1.6 16V Hi-Flex desenvolve potência de 98,3 cv (álcool) e 95 cv (gasolina), sempre a 5.000 rpm. O torque máximo é de 15,3 mkgf (álcool) e de 15,1 mkgf (gasolina), a 3.750 rpm. A agilidade no trânsito urbano é evidenciada nos números de desempenho: o veículo chega a 159 km/h de velocidade máxima e precisa de apenas 12,5 segundos para atingir 100 km/h partindo da inércia (com álcool no tanque).

Várias Personalidades

A exemplo do Novo Master, o Kangoo Express também pode ser transformado para se adaptar a uma grande variedade de aplicações, como, por exemplo: padarias, franquias, floriculturas, lavanderias, pet shops, entre outros. Além disso, a Renault do Brasil valida, já de fábrica, a versão Hospitalar Simples Remoção, com garantia integral do veículo e da transformação.

O modelo é um utilitário robusto, com baixo custo de manutenção. Por isso, seus proprietários podem trabalhar tranqüilos. Afinal, eles contam com serviços importantes oferecidos pela Renault do Brasil para a sua linha de comerciais leves, sempre visando o menor tempo de imobilização e a rapidez no atendimento.

É o caso do programa "Revisão Preço Fechado", que fixa preços, válidos em todo o País, incluindo os valores de peças e mão-de-obra para a realização das revisões periódicas preconizadas no programa de manutenção preventiva da marca.


Além disso, a Renault possui também o "Renault Empresas", um programa de atendimento desenvolvido pela Renault do Brasil dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que precisam do veículo para trabalhar. Executado em parceria com as concessionárias, o "Renault Empresas" abrange serviços que vão da comercialização de utilitários ao pós-vendas.

* Press Release/Renault Do Brasil.

>>> L200 FLEX

Mitsubishi L200 Triton ganha motor flex. O bloco 3.5 V6 gera até 205 cv com álcool e preço foi reduzido em R$ 3.330,00.
Depois da Pajero Sport ganhar motor flex, chega agora a vez da picape L200 Triton cabine dupla adotar a tecnologia bicombustível. Disponível nas revendas Mitsubishi como linha 2010, o utilitário com preço fixo de R$ 99 990 adota o propulsor 3.5 V6 flex. De acordo com a fabricante, o bloco, quando alimentado somente com gasolina, gera 200 cv de potência a 5 000 rpm e 31,3 kgfm de torque a 3 500 rpm. Abastecido 100% com álcool, o sistema desenvolve 205 cv a 4 800 rpm e 32,3 kgfm a 3 500 rpm. A versão vem equipada unicamente com transmissão automática de 4 marchas e tração 4x4.


Segundo a Mitsubishi Motors do Brasil, para funcionar com álcool, o motor V6 recebeu tratamento anticorrosivo em todas as partes que entram em contato com o combustível vegetal, como pistões, anéis, sedes de válvulas e bicos injetores. Muda também o tanque, agora feito de material plástico. Além disso, a capacidade do reservatório subiu de 75 litros para 90 litros, o que mantém sua autonomia semelhante à da versão anterior movida somente a gasolina, segundo informe da marca. O modelo também passa a vir equipado com sistema de partida a frio e central de gerenciamento (ECU) adaptada para o uso do etanol.


A lista de equipamentos da Triton 2010 inclui airbag duplo frontal, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força de frenagem por demanda), volante com regulagem de altura, computador de bordo com dez funções (relógio digital, bússola, altímetro, barômetro, termômetro, calendário, velocidade média, indicador de gelo na pista e consumo médio) e ar-condicionado. O sistema de som com CD player é compatível com MP3 e traz Bluetooth, viva-voz e entradas para iPod e USB.

* Thiago Vinholes/Revista Carro.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

>>> POLO VARIANT

Volkswagen prepara Novo Polo Variant. Será que visual inspira nova SpaceFox?
A Volkswagen está preparando nova versões para a linha Polo na Europa. Uma das novas versões do modelo deve ser uma nova perua, a qual se chamará Polo Variant. Além desta versão, o Polo também deve ganhar a versão esportiva GTI e também a versão sedan.


Como a chegada da nova geração do Polo ao Brasil ainda não foi confirmada, pode-se esperar que alguns traços deste novo Polo Variant aparecem no modelo brasileiro SpaceFox, que seguirá os passos do Novo Fox que chega no fim deste mês. A versão sedan do Novo Polo também deve aparecer em breve, inclusive, com fabricação no México.

* Redação/Carplace.

>>> QUBO TRACTION +

Fiat Qubo leva o 'locker' para a Europa
A Fiat está lançando na Europa um sistema parecido com o que no Brasil chama de Locker. O funcionamento é praticamente o mesmo, jogando o torque para uma roda quando a outra perde aderência. O sistema europeu, no entanto, usa o controle de estabilidade em vez do diferencial autoblocante.


A estreia será feita na van Qubo, que ganhou a versão Traction +, que identifica o equipamento. A fabricante preferiu optar pelo sistema no lugar de uma tração 4x4 tradicional para reduzir peso e consumo do veículo. Além disso, a Qubo teve a suspensão levantada em 20 mm, ganhou barras no teto, novos pára-choques e pneus de uso misto. O motor é a diesel de 1,3 litro e 75 cv.

* Redação/iCarros.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

>>> VÍDEO DA SEMANA



Interessante projeto que prova mais uma vez as muitas ideias que podem ser aplicadas à Kombi!

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>>> VOLVO SADIA

Montadora adéqua caminhão por fidelização do cliente.
Para atender a Sadia, a Volvo do Brasil e implementadores tiveram que desenvolver um projeto para ampliar a capacidade de carga dos implementos frigorificados. Tanto emprenho se dá pela resolução, de 2007, do Contran, que aumenta as possibilidades de composições rodoviárias. A solução encontrada foi chamada de: “Vanderléia frigorífica”, em que a engenharia da montadora diminuiu o entre-eixos do cavalo mecânico, de 3,5 ou 3,7 metros para três metros.


“Com um entre-eixos menor, conseguimos a correta distribuição de cargas do caminhão conectado ao baú frigorificado de 15,5 metros, dentro dos atuais limites legais, o que permitiu aumentar o número de pallets que podem ser transportados”, revelou Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo.

O novo implemento é mais leve do que os modelos convencionais, o chassi ficou mais curto e sua transmissão também passou por adaptação. Dessa maneira, o novo implemento possui capacidade para transportar até 30 pallets, ou 33,5 toneladas, cinco a mais do que a convencional.

“Com esta nova composição, resolvemos o problema de veículos que poderiam ultrapassar o peso permitido pela legislação. Também diminuímos o número de composições rodando, aumentando a capacidade individual de transporte”, conta Luciano Farago, engenheiro do Centro de Inovação e Excelência Logística da Sadia.

“A solução Volvo possibilitou otimizar parte da frota da Sadia para atender a mesma demanda de transporte da empresa”, fala Gasperin. Com a mudança estrutural, a montadora precisou adequar os novos tanques de combustível, que possuem as mesmas características de armazenamento dos caminhões convencionais. Os transportadores Sadia já compraram 28 caminhões Volvo FH 6x2 nessas configurações, podendo chegar a 81 unidades da Vanderléia Frigorífica.

* Redação/Revista Transpoonline.

>>> VAN VERDE

Iveco Daily é premiada Van Verde 2009.

A revista inglesa Fleet Van concedeu o prêmio "Van Verde 2009" ao caminhão Iveco Daily. A versão premiada foi um furgão equipado com motor Iveco-FPT F1C movido à gás natural veicular (GNV), de 3.0 litros e 136 cv, com 35,7 de torque entre 1.500 e 2.730 rpm. O título foi concedido ao caminhão Iveco devido ao seu nível de emissões de CO2. Se comparado a um motor movido a diesel, o modelo leva a vantagem de reduzir as emissões de poluentes em até 62%.


Outro destaque do caminhão é que segundo a Iveco, o veículo consagrou-se como o primeiro comercial europeu a alcançar as exigências estabelecidas na norma Euro VI, que entrará em vigor na Europa em alguns anos.

* Redação/Carsale.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

>>> LINK DA SEMANA


WWW.JUNKYARDZOMBIES.BLOGSPOT.COM

Blog húngaro sobre as aventuras destes malucos europeus. Uma rápida olhada nas fotos do blog já dão uma pequena mostra do que eles gostam. Os verdadeiros "caçadores de tesouro"...

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>>> Q7 NO BRASIL

Novo Audi Q7 2010 chega ao Brasil a partir de R$ 278 mil.

A gama 2010 do utilitário esportivo Q7 chega às concessionárias da Audi no Brasil neste mês de outubro com algumas novidades. Retoques estéticos e novas tecnologias estão entre os destaques. De acordo com a Audi Brasil, o jipão desembarca por aqui com duas versões da motorização FSI (injeção direta de combustível): 3.6 litros V6 - a partir de R$ 278 mil - e 4.2 l V8 - desde R$ 378 mil. Ambas vem com tração permanente quattro, distribuição dinâmica de torque e diferencial central. O 3.6 l V6 atinge 284 cv de potência máxima a 6.200 rpm. O torque máximo é de 36,7 kgfm, disponíveis entre 2.500 a 5.000 rpm. A velocidade máxima é de 225 km/hora. E para acelerar de 0 (zero) a 100 km/h são necessários 8,5 segundos.

Já na configuração 4.2 l V8, o Q7 tem 355 cv de potência máxima, a 3.500 rpm, e torque máximo de 44,9 kgfm, a 3.500 rpm. Com esta opção de motorização o veículo precisa de menos tempo para chegar aos 100km/h a partir da inércia: 7,4 segundos. A velocidade final também é maior nesse caso: 248 km/h. O Q7 2010 vem com o conjunto óptico com leds (diodos emissores de luz), inclusive nos faróis auxiliares de neblina e nas novas lanternas traseiras. Os faróis tem lâmpadas bi-xenônio com ajuste automático de altura e função de acendimento e apagamento automático por sensor de luminosidade.


O logotipo Q7 também está com novo design. Houve também aplicação de alumínio na parte inferior do pára-choque traseiro e da nova grade frontal, que traz filetes e contorno metálico. No interior do SUV também há insertos de alumínio no painel, laterais das portas e console central. Um dos itens de destaque do veículo é o sistema Audio Parking System Advanced, que aciona automaticamente uma câmera instalada no para-choque traseiro quando a marcha a ré é engatada. As imagens são exibidas em um monitor de 6,5 polegadas instalado no painel. Nela, um par de guias mostra onde as rodas devem passar ao realizar a manobra. E com o auxílio do modo "Estacionamento Paralelo", o motorista poderá ver tanto a distância como também a localização dos obstáculos, sem a necessidade de auxílio dos espelhos retrovisores.

Outra tecnologia voltada para o conforto é o modo "Baliza", que auxilia o estacionamento em vagas entre veículos. Para realizar a manobra é necessário que o Q7 esteja a posicionado a uma distância de, no mínimo, sete metros. Uma barra azul surgirá no painel informando o local exato para estacionar. Como opcional, o SUV ainda oferece o Adaptative Cruise Control, piloto automático cuja função é diminuir a velocidade quando o jipão se aproxima de outro veículo mais lento, e ainda recupera a velocidade quando este abre caminho ou mesmo quando ele atinge velocidade superior à pré-estabelecida pelo condutor. Os parâmetros de distância e velocidade em relação a outros veículos também podem ser ajustados.


Já a tecnologia Audi Side Assist utiliza sensores (com alcance de 50 metros) localizados no pára-choque traseiro para monitorar áreas próximas do veículo. Ao perceber a aproximação de outros carros, o dispositivo acende as luzes de pisca dos espelhos retrovisores. Caso o condutor insista na mudança, o sistema dispara um flash avisando que há risco de colisão. O acesso ao SUV pode ser feito sem tirar a chave do bolso. Para destravar a porta basta que o portador da chave se aproxime do veículo. Além disso, com apenas um toque na tela do console central é possível dar partida no veículo.

O novo Q7 também integra a versão 4.2 do Audi Music Interface, que agrega tela do sistema MMI com conexão para Apple iPod, além de outros tocadores MP3, e Bluetooth para telefonia móvel. O MMI também gerencia funções e informações do veículo como ar-condicionado, rádio, sistema de auxílio de estacionamento, relógio e temperatura externa. O equipamento de áudio é fornecido pela Bose, mas ele vem de série apenas no modelo com motor V8, sendo opcional para o modelo 3.6.


A suspensão adaptiva a ar do utilitário esportivo opera em conjunto com amortecedores controlados eletronicamente. A distância do solo pode variar em cinco níveis diferentes que vão de 165 milímetros a 240 mm. O veículo pode ser configurado em três diferentes modos: dinâmico, automático ou conforto. Eles priorizam situações diferentes de dirigibilidade. É possível também selecionar dois modos adicionais em condições fora de estrada, em que os recursos off-road são necessários.

* Redação/Carsale.

>>> DECA DECA

Daihatsu revela protótipo em forma de "cubo" no Japão.
Ainda sobre minivans e também sobre salão de Tóquio, a Daihatsu, tradicional fabricante de carros compactos, revelou uma de suas surpresas para a mostra japonesa: a minivan compacta Deca Deca.


Além do nome estranho, o que mais chama atenção neste conceito são as formas utilizadas no desenho do veículo, praticamente uma pequena caixa com porta traseira do tipo "suicida". Medindo apenas 3,39 metros, o veículo surpreende pelo espaço interno, com bancos finos que podem receber diversas configurações, dependendo da necessidade do usuário.


Segundo a Daihatsu, o motor será um 3 cilindros turbocharged com tração dianteria, e a previsão de montagem em linha está mais próxima do que se imagina. É o futuro chegando mais depressa do que pensávamos...


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>>> NISSAN TÁXI

Nissan apresentará minivan NV200 em versão táxi no Japão.
Neste final de semana, o salão de Tóquio abrirá suas portas ao público, e a Nissan, entre outras novidades, apresentará uma simpática versão táxi para sua recente minivan, com o nome de NV200 Vanette Taxi.


Sem divulgar muitos detalhes (para não estragar a surpresa, segundo o departamento de marketing), a montadora apenas revela que será um conceito diferente no segmento, com muita tecnologia, facilidade de acesso e preço atraente, com previsão de início das vendas para frotistas ainda neste ano (no Japão, é claro).

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>>> SCANIA NA BUSWORLD

Montadora sueca apresenta o seu novo ônibus rodoviário e o câmbio totalmente automatizado na feira Busworld 2009.
Durante a Busworld 2009, maior feira de ônibus do mundo que acontece na cidade belga de Kortrijk, a Scania esteve presente com o modelo Touring HD, desenvolvido em colaboração com marca chinesa Higer, de Shangai. O novo ônibus apresenta um design moderno, caracterizado pela aerodinâmica em seus traços e com detalhes que promovem a identidade Scania em produtos para o mercado rodoviário. De acordo com a montadora, em sua lateral, as caixas de rodas receberam linhas inovadoras que acentuam a sensação de velocidade. “A qualidade da construção, de acabamento e a confiabilidade e durabilidade durante os testes foram superiores à nossa expectativa. E novo ônibus ainda combina eficácia na operação, com baixo consumo de combustível, além de redução dos custos operacionais”, explicou Melker Jernberg, vice-presidente executivo da Scania Buse and Coaches.


Com 12m de comprimento, o Scania Touring HD transporta até 49 passageiros e o salão pode ser configurado com altos níveis de sofisticação, como por exemplo as poltronas em couro, a instalação de uma mini cozinha e o uso de materiais de acabamento com diversas cores capazes de proporcionar um ambiente harmônico e com muito conforto.


Os vidros laterais e da traseira são compostos por dupla película e o posto do motorista foi projetado com o mais moderno conceito em ergonomia, onde todos os instrumentos estão localizados de modo a proporcionar fácil alcance e a ampla visão externa permite maior segurança na condução. O veículo ainda conta com o motor de 13 litros e 400 cv de potência, Euro 5 – EGR.


Outra boa nova da Scania foi a lançamento de uma nova versão de seu câmbio automatizado Opticruise, um dos primeiros sistemas de trocas de marchas nessa configuração no mercado de ônibus. Com 12 velocidades, a caixa é um desenvolvimento próprio da marca sueca e oferece ao condutor e aos passageiros muito conforto e comodidade e ainda economia operacional ao transportador, pois promove redução do consumo de combustível e no desgaste e manutenção de determinadas peças, como nos componentes de freio e da própria transmissão.


A Scania também informa que a troca automatizada incorpora um sistema de controle eletro-hidráulico de alta precisão que ainda é precursor no mercado de ônibus de longas distâncias. O Opticruise ainda possui o freio retarder, que realiza a frenagem de modo suave e uniforme. Todos os comandos ficam centralizados na alavanca localizada na coluna de direção.

* Antonio Ferro/Revista AutoBus.

>>> FJ CRUISER

Toyota renova o modelo FJ Cruiser com motor 4.0 de 258 cv.
No início de agosto, chegaram às revendedoras da marca japonesa os novos FJ Cruiser, linha 2010, onde a grande novidade é o motor 4.0 litros V6 que entrega 258 cv ao jipão, tanto na versão 4x2, quanto na versão 4x4.




Além do motor mais potente, a Toyota também mexeu na suspensão, que ficou mais firme para condução em terrenos acidentados, habitat natural destes modelos. Também está disponível a cor Verde Exército para as versões com câmbio automático. Os preços do FJ Cruiser partem de U$ 23,680 para o 4x2 até U$ 26,680 para a versão 4x4.

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