quarta-feira, 24 de junho de 2009

>>> IMAGEM DA SEMANA


Uma imagem de um passeio ideal em família, segundo a montadora Tempo, com o modelo Matador!

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>>> ELAS CLUBE

Evento organizado pelo ELAS CLUBE de Curitiba chega à edição de número 6.
Aconteceu no último final de semana, em Curitiba, a sexta edição do Encontro de Automóveis Antigos do Clube Elas. Contando com aproximadamente 300 automóveis, o evento trouxe algumas novidades e também velhos conhecidos dos visitantes.

Depois de um quase cancelamento devido à crise instalada e a falta de patrocínio, o evento se realizou sem maiores problemas e, com divulgação às pressas, teve visitação mediana, se comparada aos anos anteriores. Mesmo assim, devido até mesmo ao caráter beneficente (fato este que por si só merece elogios), quem compareceu e colaborou com 2 Kg de alimento, além de ajudar a quem precisa, pode conferir muitas raridades e até levar para casa algum souvenir ou aquela peça que faltava para o bólido em reforma, já que muitos stands vendiam praticamente tudo relacionado aos antigos, como relógios, camisetas, miniaturas, revistas e até carregador de bateria.

Espera-se que no próximo ano evento encontre um lugar mais adequado, já que muitos ficaram de fora da exposição, inclusive de outras cidades e estados, devido à falta de espaço. Segundo a organizadora e figura central do evento, Glenys Bessler, presidente do Clube Elas, todos os esforços serão concentrados neste objetivo, para que a festa seja ainda melhor para os expositores e visitantes. Abaixo, algumas fotos do evento, relacionadas com o tema deste blog...
















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>>> GELO & FOGO

Land Rover Defender ganha as versões especiais Fire e Ice, com cores diferentes e itens de acabamento exclusivos.
Essencialmente o mesmo carro desde 1948, o Defender sobrevive até hoje não só graças às suas capacidades off-road de dar inveja a muito jipe moderno, como também por sua fiel legião de fãs pelo mundo que nunca o abandonam. Para agradar esse seleto grupo e atrair mais membros para essa comunidade, a Land Rover lançou as séries Ice (Gelo) e Fire (Fogo), baseadas nos modelos 90 e 110 do clássico jipão inglês.


Para o Defender 90 Fire, a fabricante de Solihull pintou sua carroceria no tom que ela chama de Laranja Vesúvio. A mesma coloração cobre o centro do painel do carro, que ainda possui bancos concha com revestimento de couro Alcântara da Recaro. Para contrastar com a pintura especial externa, capô e teto vêm pintados de preto, formando um conjunto bastante distindo do modelo convencional. A série ainda inclui rodas e molduras dos faróis cromadas.


No Defender 110 Ice, número que denomina a versão de cabine estendida, o destaque também fica por conta da pintura em dois tons. A coloração que cobre a carroceria e parte do painel deste modelo é chamado pela Land Rover de Branco Alaska. Por dentro, o modelo segue o mesmo padrão de acabamento utilizado na série Fire, com assentos especiais.


À venda a partir de 68 400 euros (aproximadamente R$ 185 000), as séries Fire e Ice serão limitadas a apenas 850 unidades (425 unidades de cada). Os modelos estarão disponíveis nas lojas da Land Rover a partir do segundo semestre nos mercados europeu, chinês e sul-africano.

* Thiago Vinholes/Revista Carro.

>>> KOMBI VELOZ?

Kombi bate recorde de velocidade em pista da Inglaterra.
Como parte dos preparativos para a festa anual "Bug Jam", que se realizará em meados de Julho, a pista de arrancada em Santa Pod, na Inglaterra, recebeu vários veículos VW para uma saudável competição. Entre os veículos, uma Kombi 1953 ao estilo Hood Ride (motores possantes e carrocerias "qualquer nota") roubou a cena no início das provas.


Com motor modificado de 2.8 litros e 250cv, atingiu íncríveis 165 km/h em 12,6 segundos cobrindo 400 metros de pista. Várias Kombis participam desta prova todos os anos, mas é a primeira vez que um modelo atinge esta marca.

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>>> PAJERO FLEX

Mitsubishi lança Pajero Sport Flex, o primeiro utilitário esportivo com motor V6 bicombustível.

A Mitsubishi começa a vender o Pajero Sport Flex, primeiro utilitário esportivo equipado com motor de seis cilindros bicombustível do mercado brasileiro, a partir do início de agosto por preços que partem de R$ 109.990. Com álcool, o V6 3.5 chega a render 205 cavalos, ou seja 5 cv a mais que a agora extinta versão movida apenas a gasolina. Além do fôlego extra, o carro recebeu novos ajustes da central eletrônica do motor, que passa a se comunicar com a do câmbio automático, o que acaba rendendo um pouco mais de agilidade ao carro dependendo do combustível que estiver no tanque.


Por fora, o visual quase não mudou, exceto pelo logotipo V6 Flex na tampa do porta-malas. Mas há mais novidades no interior. O sistema de som é bem mais moderno e vem com duas entradas: USB e auxiliar. Além disso, o ar-condicionado passa a ser digital. E para não perder o controle do carro em ladeiras existe o A/T Mode, que não deixa o Pajero descer trechos íngremes. Não é preciso pisar no freio, basta manter o câmbio engatado e acelerar.

* Carlos Guimarães/Revista Auto Esporte.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

>>> VÍDEO DA SEMANA



Propaganda da Chevrolet Caravan para 1981, ano que trazia as mudanças no painel de instrumentos. Modificação esta que tinha bastante destaque no decorrer do comercial, que ainda por cima fazia uma analogia bem interessante com um avião em pleno processo de decolagem...

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>>> TATA CAMINHÕES

Indiana Tata apresenta nova linha de caminhões
A montadora indiana Tata Motors apresentou na semana passada uma nova linha de caminhões. Composta de modelos com capacidades de 10 a 75 toneladas, a gama será lançada na Índia e, posteriormente, introduzida gradualmente nos mercados de Coréia do Sul, África do Sul, SAARC (países do Sul da Ásia) e Oriente Médio.


Os novos caminhões foram desenvolvidos pela Tata Motors com suas subsidiárias Tata Daewoo Commercial Vehicle Company, da Coréia do Sul, e Tata Motors European Technical Centre (Reino Unido). A linha é composta de modelos para transporte de longa distância, distribuição, mineração e construção, além de aplicações especiais.


Os caminhões oferecem suspensão pneumática e transmissão automática, além de GPS. As cabines, com ar condicionado, têm diferentes configurações. Por dentro, contam com assentos reclináveis, volante ajustável, descansa braço, entre outros itens de conforto. Os motores, segundo a fabricante, atendem as normas de emissões Euro III e Euro IV, além de prontas para a futura norma Euro V.

* José Carlos Cabral/Canal Do Transporte.

>>> KOMBI ORIENTAL

Kombi e Fusca são destaque no 1º museu de carros antigos da China
Principal mercado de automóveis da atualidade, a China acaba de inaugurar o seu primeiro museu de carros antigos. O acervo de um colecionador de veículos clássicos chamado Luo Wenyou, serviu de base para o museu inaugurado em Pequim no início deste mês.


Entre os 160 modelos expostos, de várias montadoras, figuram carros bem conhecidos dos brasileiros, como o saudoso Fusca, e a Kombi, da Volkswagen, com modelos bem conservados e alguns inusitados.

* France Presse/Portal G1.

>>> RACING BUG

Novo jipão italiano chega a 280 km/h
Os tempos de crise não parecem intimidar a Fornasari, fabricante italiana de veículos especiais. Seu mais novo produto é um colossal carro para corridas fora de estrada, com mecânica derivada do Chevrolet Corvette e desempenho próximo ao de uma Ferrari.


A estrutura do Fornasari Racing Bug é feita de tubos de aço cromo-molibdênio, de alta resistência, com mais de 450 peças posicionadas para proporcionar a maior rigidez possível. Todo este conjunto pesa menos de 150 kg e está apoiado numa suspensão especial, independente nas quatro rodas, composta por triângulos idênticos, com juntas como as dos carros de Fórmula 1. O curso da suspensão é de 240 mm e, mesmo em casos extremos, seu movimento não afeta a configuração geométrica do carro.


O Racing Bug pode ser adquirido em duas versões, uma para uso “normal” e outra mais indicada para competições. Ambas contam com motor V8 da General Motors americana, com bloco em alumínio, 6.000 cm³ e 610 cv. A tração, obviamente, é integral permanente, com distribuição de força entre os eixos por um diferencial viscoso, 60% para as rodas traseiras e 40% para as da frente.

O diferencial traseiro tem deslizamento limitado e o câmbio é automático, com 6 marchas. O veículo comporta com folga cinco passageiros e acelera como um carro esporte: chega a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e tem a máxima limitada eletronicamente em 280 km/h.


O preço do brinquedo, na versão mais econômica, para o mercado europeu, é de EUR 80 mil (aproximadamente R$ 220 mil).

* Redação/Revista AutoEstrada.

>>> NOVO SANTA FE

Hyundai apresenta Santa Fe reestilizado para o Salão de Frankfurt
A Hyundai apresentou na Coréia do Sul o Santa Fe 2010, que passou por um leve facelift, com algumas mudanças na dianteira e a inclusão de novos motores diesel.


Externamente, o utilitário esportivo recebeu alterações no para-choque frontal e na grade, retrovisores redesenhados com repetidores das luzes de direção e rodas de liga leve com novo design. Rumores dão conta que o interior do modelo também foi revisto, mas a marca não divulgou fotos nem confirmou a informação em seu comunicado à imprensa.

Nos mercados onde é oferecido com versões diesel, o Santa Fe 2010 utilizará a recém-lançada família R do grupo Hyundai-Kia. Ela é composta, até o momento, pelos blocos de 4 cilindros com 2 litros, que desenvolve 184 cv e 39,9 kgfm, e 2,2 litros, com 200 cv e 44,4 kgfm de torque. No Brasil, a Hyundai oferece o Santa Fe com propulsor 2.7 V6 a gasolina de 200 cv com preço tabelado em R$ 118 000.

* César Tizo/Revista Carro.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

>>> LINK DA SEMANA


WWW.ONIBUSECIA.FOTOPAGES.COM

Quer saber tudo sobre ônibus e ainda visualizar centenas de fotos de vários modelos?
Então acesse já o link acima e desfrute de mais um belo trabalho realizado na web.

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>>> CLASSE G

Mercedes Classe G ganha novidades.
Jipe rústico da marca recebe itens adicionais que aprimoram conforto!
Praticamente o mesmo carro desde 1979, exceto pelos avanços em motorização e acabamento interno, o Classe G, jipão da Mercedes-Benz pouco conhecido no Brasil, acaba de receber atualizações. Seguindo a exigência de seu público fiel, a fabricante trouxe para seu modelo mais antigo itens dignos de seus sedãs de luxo sem alterar a parte externa.


Os bancos foram resenhados, o que, segundo a Mercedes, melhorou o conforto e a segurança, já que o item na primeira fileira passa a contar com apoios laterais. Além da mudança estrutural, os assentos também podem ser encomendados em duas opções de revestimento de couro: cinza ou preto.


Ainda em nome do conforto, a marca introduziu ao Classe G sistema de ar-condicionado digital multi-zona, que permite regulagens de temperatura e intensidade da ventilação individuais. O jipe em sua versão 2010 também adota as modernas chaves de ignição presentes em sedãs e utilitários de luxo da Mercedes.


Na Europa o Classe G é vendido com três opções de motorização e outras três variantes de carroceria: cabine curta, estendida ou conversível. A versão de entrada é o G 350 CDI, que tem motor 3.0 V6 turbodiesel de 224 cv, seguido das versões a gasolina 5.5 V8 de 285 cv e 5.4 V8 AMG de 373 cv, versão que atinge 210 km/h.

No Brasil a Mercedes-Benz vende somente o Classe G na versão AMG, que pode ser encomendado pela módica quantia de US$ 289 000, ou R$ 566 295 pelo câmbio atual.

* Thiago Vinholes/Revista Carro.

>>> NOMENCLATURA

Mahindra muda nomes de veículos no País
A fabricante indiana Mahindra anunciou que deixou de utilizar o nome Scorpio em sua linha de produtos oferecidos no mercado nacional. Desta forma, a designação dos modelos passa a ser apenas Mahindra SUV, Mahindra Pick Up CD (cabine dupla) e Mahindra Pick UP CS (cabine simples). No Brasil, o agora Mahindra SUV é comercializado por R$ 86.864, mesmo preço sugerido em janeiro de 2008, quando o modelo foi lançado por aqui.




O SUV vem equipado com motor 2.6 l turbodiesel, de quatro cilindros, capaz de entregar 110 cavalos de potência máxima e 28,6 kgfm de torque. Este bloco está associado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas e é o mesmo que impulsiona os outros dois veículos da gama disponível no País. A única mudança fica por conta da capacidade do tanque de combustível: 56 litros para o SUV e 80 l para as picapes.

A lista de equipamentos dos três modelos inclui faróis de neblina, rádio com CD player e leitor de arquivos no formato MP3, ar-condicionado de quatro velocidades com saídas no console traseiro. A picape de cabine simples tem preço sugerido de R$ 71.864, enquanto a cabine dupla sai por R$ 79.864.

* Redação/Carsale.

>>> NOVA GERAÇÃO

Os Renault Scénic e Mégane Grand Tour receberam novas gerações na Europa. O monovolume segue os passos do ‘irmão maior’ Grand Scénic, enquanto a perua se alinha com a reformulação do restante da família Mégane (sedã e cupê). Conheça os detalhes dos carros, que, por enquanto, não tiveram os preços divulgados, mas chegarão às lojas européias no final de junho.

Renault Scénic

O modelo agora conta com 4,3 metros de comprimento, 2,7 metros de distância entre os eixos, 1,6 metro de altura e 1,85 metro de largura. Por dentro do novo visual, o modelo conta faróis bi-xenon, sensor automático para ativação dos limpadores de para-brisa e dos faróis e monitoramento da pressão dos pneus.


No quesito segurança, onde se espera que um carro familiar vá bem, o Scénic marca pontos com, além de air-bags e ABS, sistema de distribuição de força de frenagem, controle de estabilidade, auxílio à frenagem de emergência, dispositivo anti-capotamento e um sistema que corrige a trajetória do carro em caso das rodas dianteiras perderem atrito (efeito conhecido como ‘sair de frente’).


Os europeus poderão escolher entre um total de nove opções de motorização: 1.5 a diesel de 85 cv, 105 cv ou 110 cv; 1.8 a diesel de 130 cv; 2.0 a diesel de 150 cv ou 160 cv; 1.6 16v a gasolina de 110 cv ou 140 cv e um novo 1.4 turbo a gasolina de 130 cv. Dependendo da versão, o câmbio pode ser automático ou manual, ambos de seis marchas.


Renault diz que também melhorou a dirigibilidade, recalibrando a direção de assistência elétrica para torná-la mais precisa. A posição do volante também está mais vertical, o que ajuda a tirar a impressão de ‘ônibus’ dos modelos antigos com os volantes inclinados à frente. De acordo com o nível de acabamento escolhido, o carro pode ser equipado com rodas de 15, 16, 17 ou 18 polegadas. O novo Scénic será fabricado na linha de montagem de Dounai, na França.

Mégane Grand Tour

A nova geração da perua está com 4,7 metros de comprimento, 2,7 metros de distância entre os eixos, 1,47 metro de altura e 1,8 metro de largura e conta com os mesmo equipamentos citados na Scénic, exceto pelo sistema anti-capotamento. O diferencial do modelo está na ‘herança’ das versões cupê e sedã do Mégane, que tornam a dirigibilidade do Grand Tour mais interessante que a do monovolume.


Em termos de motorização, são onze opções: 1.5 a diesel de 85 cv, 90 cv, 105 cv, 110 cv ou 130 cv; 2.0 a diesel de 150 cv ou 160 cv; 1.4 turbo a gasolina de 130 cv, 1.6 16v a gasolina de 100 c ou 110 cv; 2.0 16v a gasolina de 140 cv e 2.0 turbo a gasolina de 180 cv. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de cinco ou seis velocidades ou automático de seis marchas. As rodas variam entre 15 e 17 polegadas. O Grand Tour será montado na fábrica de Valência, na Espanha.


O propulsor 1.6 16v 110 cv, em ambos os carros, deverá receber uma versão movida a gás natural entre o fim de 2009 e o início de 2010. Esse propulsor, dependendo do país, pode ser oferecido na versão E85, capaz de rodar com a mistura de 85% de álcool combustível e 15% e gasolina.

* Redação/iCarros.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

>>> IMAGEM DA SEMANA


Registro do caminhão usado pela Coca-Cola Company em 1934!

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terça-feira, 16 de junho de 2009

>>> CONCURSO VW

Site "COISAS DE FUSCA" lança concurso de desenho.
O site Coisas de Fusca, parceiro aqui do Kombi & Cia, lançou no início do mês um inusitado concurso de desenho sobre o Fusca, abrindo também exceção para a nossa querida Kombi. Portanto se você tem talento para as artes, quer faturar alguns brindes, além de ter sua "obra" publicada no site, leia as regras no folder abaixo e participe!


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>>> ENQUETE

Modelo Split Window tem preferência no Kombi & Cia.
Ao menos é o resultado da enquete deste mês, que entregou 42% dos votos para o modelo também conhecido no Brasil como "Corujinha". Logo atrás, vem o modelo Clipper, que talvez seja o mais comum de se encontrar nas ruas atualmente, e portanto, não despertar maiores atenções.


Mas apesar dos resultados, Kombi é Kombi e qualquer modelo bem conservado salta aos olhos de qualquer Kombimaníaco. Sendo Split ou Clipper, nova ou antiga, o importante é aprender a gostar do utilitário mais amado do Brasil!

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