sexta-feira, 29 de maio de 2009

>>> LINK DA SEMANA


WWW.SSVC.ORG.UK

Clube dedicado à Kombi Split fundado em 1983, na cidade de Stanford Hall, UK (local de um dos mais famosos encontros de VW da Europa). Fotos interessantes, novidades, eventos e tudo que cerca um clube tradicional, inclusive com publicação de um jornal interno. Não deixe de visitar!

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>>> Q5 NO BRASIL

Audi Q5 chega às lojas brasileiras para brigar com BMW X3, Mercedes GLK e Volvo XC60.
Agora é oficial: a Audi começa a vender no Brasil, o utilitário esportivo Q5 por preços que começam em R$ 205.840, que corresponde à versão equipada com motor 2.0 turbo, com injeção direta de combustível, capaz de render 214 cavalos, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingir 222 km/h


Se escolha for pela versão topo de linha, com motor V6 3.2 de 269 cv, o preço sobe para R$ 263.300. Mas o tempo de aceleração cai para 6,9 segundos e a velocidade máxima aumenta para 234 km/h. Independente do motor que estiver sob o capô, o carro sempre terá tração integral permanente, faróis com 12 leds e suspensão eletronicamente ajustável.


* Redação/AutoEsporte.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

>>> KOMBI & CULTURA

'Kombi biblioteca' leva literatura a escolas e asilos de Blumenau
Eis aqui mais um exemplo para todo o Brasil. Em Blumenau (SC), uma Kombi adaptada com estantes de livros infantis faz com que a literatura chegue até as escolas isoladas e também chegue as casas de asilos da cidade catarinense.


Todo mês, durante três dias, a Kombi faz as visitas e leva os livros para as crianças e idosos fazerem as leituras e também os empréstimos de livros.


A Kombi é conhecida como "Biblioteca Ambulante" e pertence a Biblioteca Municipal Fritz Müeller. Dentro dela, os livros ficam dispostos em prateleiras e são fáceis de ser consultados. É a Kombi mais uma vez ajudando a construir um futuro melhor para o país!

* Jaime B. Silva/Portal G1.

>>> SCANIA 112

ZF equipa Scania 112 M 1982 restaurado para programa de TV
Um caminhão Scania 112 M de 1982 foi completamente restaurado pelo “Construindo um sonho”, quadro do Programa Domingo Legal, do SBT. Com investimento de R$ 630 mil, o trabalho foi feito por uma oficina de São Paulo com peças da ZF Sachs.


O caminhão restaurado, que foi entregue ao proprietário no começo do mês, exigiu dez dias de trabalho da Perim Autopeças, distribuidor autorizado ZF Sachs. Para o Scania 112 M com quase 30 anos de uso, a empresa de São Paulo utilizou peças SACHS e LEMFÖRDER como kit de embreagem, amortecedores, barras de reação e terminais de direção e suspensão, além de caixa e componentes de direção da ZF Sistemas de Direção.


O caminhão foi renovado com sistema de calibragem automática dos pneus, catrata automática de freios, ABS no cavalo e na carreta, rodas de alumínio e banco pneumático de última geração com acionamento automático, entre outros itens. De acordo com o proprietário da oficina, Eduardo Perim, somente as bielas e a carcaça do motor e do eixo traseiro foram reaproveitados. “Até o chassi precisou ser restaurado e colocado no gabarito para correção”, revela.

* Redação/Canal Do Transporte.

>>> ÔNIBUS A HIDROGÊNIO

Ônibus movido a hidrogênio chega a São Paulo
A partir do mês julho, as ruas da região metropolitana de São Paulo vão contar com uma novidade no combate à poluição e em prol da sustentabilidade. Um protótipo de ônibus movido a hidrogênio começará a operar no corredor ABD, que vai de São Mateus ao Jabaquara.


Desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a Global Environment Facility (GEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a solução é ecologicamente mais eficaz que as alternativas já existentes para a preservação do meio ambiente, como os veículos biocombustíveis e os híbridos, por exemplo.

De acordo com Carlos Zündt, coordenador do projeto, por utilizar a célula de hidrogênio como combustível e por ser alimentado pela força gerada pelas baterias, assim como o híbrido, o novo ônibus não emite nenhum tipo de poluente. “Toda a solução que tem motor a combustão gera um pouco de emissões poluentes. No caso do hidrogênio, não há nenhum tipo de subproduto. Ele emite pelo escapamento somente vapor dágua”, explica Zündt. Com capacidade para transportar até 63 passageiros, o ônibus híbrido tem autonomia de 350 quilômetros, sendo a potência total do sistema de 230 kW. O veículo consumirá em média 15 quilos de hidrogênio a cada 100 quilômetros rodados.

* Fernando Fischer/Transporte Mundial.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

>>> IMAGEM DA SEMANA


As garotas também gostam de customização, de preferência bem chamativo!

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>>> HERÓIS DO PASSADO

- TEMPO MATADOR -
Construído por uma empresa de Hamburgo com motor VW, o Tempo Matador tornou-se adversário de seu fornecedor.
Em novembro de 1949, antes mesmo que a VW colocasse nas ruas seu Type 2 (a nossa querida Kombi), um fabricante hoje conhecido por poucos, lançava na Alemanha um utilitário muito similar em proposta e com a mesma mecânica, embora diferente em concepção. A empresa Vidal Und Sohn (Vidal e Filhos, em português), de Hamburgo, era líder de mercado entre os furgões comerciais de três rodas, e com o novo modelo, atendia a uma intensa demanda por veículos leves de trabalho, ideais para ajudar o país a se reconstruir depois da Segunda Guerra Mundial.


Com o curioso nome de Tempo Matador 50, o utilitário foi o único modelo produzido em série com motorização VW arrefecida a ar e autorizado pelo gigante de Wolfsburg, mas não vendido por sua rede de concessionárias. Era oferecido nas versões pick-up e furgão, este com teto normal ou elevado, sempre com as portas articuladas para trás, as famosas “suicidas”. Seu estilo era um tanto estranho, pois o volumoso tanque de combustível ficava bem na frente, sob o pára-brisa bipartido (!). A questão de segurança em caso de colisão cria uma inesperada explicação para o nome Matador... Os faróis alojados como se fossem olhos e a pequena área envidraçada contribuíam para o aspecto diferenciado do modelo.


Por dentro, era um veículo estritamente de trabalho. Sentados sobre o eixo dianteiro, motorista e passageiro ficam em posição semelhante à da própria Kombi. O painel resumia-se a um velocímetro, com utópica escala até 120 Km/h e a algumas luzes-piloto. O que não se parecia com o modelo da VW era a posição do motor, localizado sob o banco dianteiro, que se basculava para acesso e manutenção. Era o mesmo 4 cilindros boxer de 1.131cm3 e potência máxima de 25cv então usado no Fusca, com caixa de câmbio ZF de quatro marchas e tração dianteira.


Também ao contrário da Kombi, o Matador não usava estrutura monobloco. A carroceria vinha sobre o chassi, composto de duas vigas de seção circular unidas nas extremidades. A suspensão dianteira usava um feixe de molas semi-elíticas transversal, e a traseira, duas molas helicoidais em cada lado. Os freios eram a tambor e as rodas mediam 16 polegadas de aro. Motor à parte, a própria empresa fabricava a maior parte dos componentes do veículo. Devido a distribuição de peso, retirando-se uma das rodas traseiras ele se mantinha nivelado e podia até rodar em pisos planos (sem carga, é óbvio). A capacidade de carga era de 1.000kg.

O utilitário da Tempo chegou a ser exportado para a Austrália entre 1950 e 1952, com volante à direita, antecipando a estréia da Kombi naquele país. No total, porém, o volume de produção com essa mecânica – 1.362 unidades até maio de 1952 – é bastante modesto se comparado ao da Kombi, que em pouco tempo dominou o mercado, deixando muitos concorrentes para trás. Com isso, a VW não tinha mais interesse em fornecer seus motores para a concorrência, obrigando o Matador a procurar outras alternativas.


A primeira tentativa foi com a empresa JLO, adaptando um 3 cilindros em linha de 26cv. A versão era chamada de 1000, em alusão à capacidade de carga. Problemas na qualidade, porém, levaram à uma rápida substituição pelos motores da Heinkel, o que incluiu a troca em garantia dos utilitários já vendidos com o propulsor anterior. Para marcar o abandono da VW, a Tempo realizou uma curiosa reestilização frontal, em que os faróis desciam e os frisos horizontais subiam, invertendo suas posições. Com o mesmo desenho e maior cilindrada, a versão Matador 1.400 surgia em setembro de 1952, usando um motor Heinkel de 4 cilindros em linha com 34cv, transportando agora, 1.400kg de carga, graças ao chassi reforçado.

Essa variação era substituída no final de 1955, ano em que a Vidal vendia 50% da empresa à também alemã Hanomag. A injeção financeira permitiu o desenvolvimento de uma nova carroceria para o então denominado Matador I, com maior área envidraçada, pára-brisa inteiriço e portas normais. Na frente remodelada não se via mais o tanque, agora em posição mais segura. E apesar da grade inferior, o utilitário estava mais parecido com a Kombi do que nunca. Esta configuração foi mantida por um ano.


No modelo para 1957 era adotado o motor do Austin A50 inglês, com 4 cilindros em linha de 48cv. O desempenho estava melhor, a ponto de aumentar a carga útil para 1.500kg no ano seguinte. O Matador foi assim produzido até 1963, quando aparecia a versão E, com estilo mais atual e agradável. A ampla grade ficava entre os faróis e as luzes de direção e havia diferentes opções de capacidade de carga, entre 1.000 e 2.500kg. O motor Austin passava a contar com 54cv e surgia pela primeira vez uma opção a diesel de 50cv. Em três anos a empresa produziu 47.362 unidades, de longe o mais bem sucedido da série.


O nome Matador acabava em 1966, mas não a carreira do veículo. Com a aquisição do controle acionário da Hanomag pela Mercedes-Benz, em 1969, um motor a diesel de 55cv da marca da estrela passava a equipar os utilitários, chamados agora de Mercedes L206 D e L306 D, conforme a capacidade de carga, sendo produzidos até 1978, quando então, a lenda Matador e seus derivados se perde no tempo, sendo atualmente, somente lembrada por colecionadores e aficionados.

* Fabrício Samahá/BestCars.

>>> PROMOÇÃO FORD

Ford lança promoção especial para o Ecosport
A Ford está oferecendo dois anos de revisão gratuita e um ano adicional de garantia aos consumidores que comprarem qualquer modelo da linha Ecosport até o dia 2 de junho. Assim, o veículo passa a ter dois anos de garantia de fábrica com assistência 24 horas, sem limite de quilometragem. A Revisão Custo Zero Ford é válida na compra de qualquer Ecosport novo e cobre quatro revisões gratuitas, no período de dois anos ou 40 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro), incluindo peças e mão de obra pagas pela marca. De acordo com o manual do proprietário, as revisões do Ecosport são feitas a cada seis meses ou 10 mil quilômetros.

* Redação/iCarros.

>>> SUBARU LEGACY

Subaru disponibiliza as primeiras fotos da nova perua Legacy
A Subaru mostrou oficialmente as primeiras fotos da versão station do Legacy 2010. A perua chega ao mercado japonês ainda este ano e terá à disposição três opções de motorização: 2.5 litros aspirado de 170 cv; 2.5 litros turbo de 265 cv; 3.6 litros V6 com 256 cv de potência máxima. A tração é integral para todas as versões.





Não existe expectativa de quando o modelo pode chegar ao Brasil.

* Redação/CarMagazine.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

>>> VÍDEO DA SEMANA



Resgate da histórica propaganda feita pela Chevrolet nos EUA para a linha 1957 (apesar da indicação do ano de 1948), inclusive com uma velha conhecida dos brasileiros, a popular "Marta Rocha". Música típica da época, pick ups e caminhões clássicos, prova de força e muito mais. Tudo isso em pouco mais de 3 minutos. Genial!

>>> KOMBI BANHEIRA?

Modelo Split Window é transformado em cabriolet nos EUA.
Obviamente não é a primeira vez que este tipo de modificação é feita (até a própria VW colocou em linha de produção no modelo Clipper em meados da década de 70), mas em se tratando de Kombi, é sempre agradável conhecer as possibilidades. Disponibilizado para venda no site ebay.com, esta curiosa adaptação chamou a atenção dos apaixonados pela Kombi na última semana. Uma prova que em matéria de personalização de VW clássicos, o céu é o limite.






Apesar da aparência inusitada (que lembra uma banheira, ainda mais com uma bela modelo posando ao lado), foram mantidas muitas características originais do modelo 1967, sendo o teto retirado e as portas laterais serradas as modificações mais extremas. Aliadas as rodas esportivas e aos pára-choques estilo "old-school", a Kombi Banheira recebeu muitas ofertas até o momento, já que o preço inicial é de U$ 8.000,00 e a idéia ficou bem interessante. Uma curiosidade geral, é sobre os vidros dianteiros tipo safari: será que tinha necessidade, com tanto vento no rosto vindo de cima?

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>>> CUSTOM CONCEPT

Audi Q5 ganha versão customizada, com visual extravagante e motor de 408 cavalos.
Todo ano os fãs de carros customizados se reunem na Áustria, mais precisamente na feira de Wörthersee Tour, a fim de ver as modificações feitas por preparadoras e fabricantes.


Uma das principais atrações neste ano estava no stand da Audi, um modelo Q5 customizado, batizado de Custom Concept. A carroceria foi pintada na cor cinza Daytona. Além disso, o utilitário esportivo ganhou apliques vermelhos nas barras do bagageiro, para-choques e no spoiler traseiro.


Rodas de liga leve de 21 polegadas, pedaleiras de aço inoxidável, bancos esportivos com formato de concha, teto solar panorâmico, adesivos e soleiras com a inscrição “Wörthersee 09” completam o pacote de mudanças.


Além do visual, o Q5 recebeu motor 3.0 TSI, de seis cilindros e 408 cv, vindo do sedã esportivo S4. O conceito da Audi acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atinge os 250 km/h de velocidade máxima. Para segurar a cavalaria, o sistema de freios recebeu discos de cerâmica.

* Redação/AutoEsporte.

>>> INSIGNIA POLICIAL

Polícia inglesa vai andar de Insignia
A Vauxhall, braço inglês da GM, vai fornecer viaturas para a polícia britânica. O carro escolhido foi a Insignia Sports Tourer com três opções de motores. São dois a gasolina, sendo um de 2,0 litros turbo de 216 cv e um de 2,8 litros de 256 cv de potência, sendo o último com tração integral. O terceiro é movido a diesel com 2,0 litros e 157 cv.

Todas as viaturas serão equidas com câmeras, sistema de reconhecimento de placas, equipamentos de comunicação e, claro, sirenes. Além da polícia, a Vauxhall também prepara carros aos paramédicos de emergência e para o corpo de bombeiros britânico.

* Redação/iCarros.

domingo, 24 de maio de 2009

>>> ENQUETE

Livina agrada aos leitores do Kombi & Cia.
Conforme enquete feita pelo blog na última quinzena, a Nissan Livina, nova minivan da marca japonesa, ao que parece, caiu no gosto do brasileiro. Com 47% dos votos, deixou para trás alguns conhecidos adversários, como Chevrolet Zafira e Renault Scénic, que ficaram em penúltimo e último lugar respectivamente, e empatou tecnicamente com Citröen Picasso.

Talvez seja devido ao pacote de opcionais generoso, ou ao projeto mais moderno, mas o fato é que o brasileiro há muito perdeu o medo dos importados, e não deixa passar em branco bons carros com relação custo/benefício favorável.

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>>> VW CAPE2CAPE

VW lança Multivan aventureira na Alemanha.
Em março deste ano, em Hannover, a VW colocou no mercado uma edição especial da multivan T5, denominada Cape2Cape, em homenagem ao evento de mesmo nome realizado anualmente.


No ano anterior, durante 9 semanas, o aventureiro Joaquim Franz cobriu os 24.000 quilômetros da aventura à bordo de 5 multivans VW California (modelo Camper vendido na Europa) adaptadas para o percurso, que parte de North Cape, na Noruega e termina em Cape Town, na África do Sul (originando o nome da tour, Cape2Cape).


O modelo (baseado em outra série especial, a California Beach) recebeu pintura especial em amarelo (iguais as vans que participaram da viagem) e alguns extras, como pop-top manual (teto com elevação, comum na Kombi Camper), controle climático, tração nas 4 rodas, suspensão reforçada, rodas aro 17 e a inscrição Cape2Cape nas laterais. Os pára-choques e os grandes frisos na parte inferior da lateral foram feitos com material resistente à pequenos riscos e batidas, algo comum neste tipo de aventura. Por dentro, a configuração para até 5 passageiros acomoda com espaço suficiente, disponibilizando pequenos armários e assentos reclináveis, restando ainda bom espaço para a bagagem.


Cada modelo será vendido na Europa por 39.900 euros, o equivalente a R$ 113.000 e a produção será limitada.

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sexta-feira, 15 de maio de 2009

>>> LINK DA SEMANA


WWW.COISASDEFUSCA.COM.BR

Excelente site com muitas informações sobre o Fusca e derivados. Manuais para download, souvenirs, vídeos e muito mais. Para quem gosta de VW, um prato cheio!

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quinta-feira, 14 de maio de 2009

>>> NISSAN SKYLINE

Japão ganha sua própria versão do crossover Infiniti, até então vendido somente nos EUA.

Depois do sucesso de público no mercado americano desde 2008, o crossover Infiniti EX, chega enfim ao Japão, com novo nome e mesmas qualidades. Descendente da família Skyline (sedã e coupe), o agora rebatizado como Nissan Skyline Crossover, traz em seu desenho uma tendência lançada pela BMW: a de utilitário com coupe, que entrega um visual bem interessante ao modelo.


Para o motor, um econômico 3.7 litros V6 com câmbio automático de 7 velocidades e possibilidades de trocas manuais, substitui o 3.5 usado no Infiniti. No interior, além da tecnologia embarcada em modelos similares, o já requintado acabamento ganhou novos materiais e novas cores, com formas arredondas e envolventes, misturando tons e apliques em madeira nobre.

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>>> IVECO & COCA-COLA

Caminhão híbrido inicia operação de quatro meses na Bélgica
Já faz algum tempo que a Europa encontrou o seu norte, no que se refere à busca por novas fontes de energia para fins automotivos. E a motorização em questão é a híbrida. A montadora italiana Iveco desenvolveu um EuroCargo híbrido diesel-elétrico, para operação da Coca-Cola exclusivamente na cidade de Bruxelas, na Bélgica, por quatro meses. O caminhão irá rodar numa rota de 20 quilômetros de extensão no centro da capital belga.


O caminhão protótipo foi entregue na última semana de março a Hubert Patricot, presidente da Coca-Cola Enterprises na Europa, por Franco Miniero, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing da Iveco SpA. As duas corporações são parceiras neste projeto, que verificará a viabilidade comercial da tecnologia híbrida, pelo menos para esse tipo de aplicação.

Segundo a montadora, o caminhão híbrido pode gerar uma redução de até 30% no consumo de combustível em operações urbanas. O veículo está equipado com motor Tector Euro V Diesel, de 4 cilindros, 16 válvulas e 160 cv (118kW), que trabalha em combinação com um motor gerador elétrico de 60 cv (44kW), uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades e uma bateria de lítio e íon de capacidade estimada em 1.9 kW. As partidas são feitas no modo elétrico, que também ajuda nas acelerações e subidas, com apoio da função Stop & Start e do freio regenerativo.

“A Coca-Cola está comprometida com a sustentabilidade e tem o objetivo de crescer com a redução de emissões de CO2. Este estudo piloto com o caminhão híbrido da Iveco vai nos guiar na definição de estratégias de transporte sustentáveis para nossos negócios na Europa”. afirma Patricot.

* Redação/TranspoOnline.

>>> BMW RESCUE

BMW cria X6 versão ambulância
Já imaginou uma BMW virar ambulância? Apesar de se enquadrar no orçamento de poucas cidades, é isso que vai acontecer. A marca vai transformar um X6 xDrive50i em um veículo especial para hospitais. Poucos detalhes foram divulgados, mas o veículo deve conter um motor 4.4 V8 com 407 cavalos. O lançamento do modelo está previsto para o próximo RETTmobil rescue vehicle show em Fulda, na Alemanha.



O carro não é propriamente uma ambulância, mas sim um transporte para um paramédico chegar ao local do acidente com os principais instrumentos para fazer o atendimento enquanto o carro de socorro principal não estiver disponível. O processo de certificação da ambulância deve ser demorado e os interessados em comprar o X6 de emergência certamente terão que pagar um alto valor pela conversão do veículo. Agora, muitos motoristas vão querer trabalhar em hospitais.

* Redação/AutoEsporte.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

>>> IMAGEM DA SEMANA


Ônibus totalmente estranho circulando pelas ruas da capital da Índia! Nota-se que até o homem na moto ao lado observa com espanto o veículo...

>>> KOMBI NA PASSARELA

AutoShow promove encontro de Kombis em São Paulo.
Você conhece um carro de origem alemã chamado "kombinationfahrzeug"?! É provável que não. Mas e se eu reformular a pergunta: você conhece uma perua Kombi? Aí fica mais fácil, né? Desenvolvida pelo holandês Ben Pon na década de 40 e colocada no mercado na década seguinte, para ser um carro utilitário multi-uso, a Kombi conseguiu muito mais do que isso.

Apelidada carinhosamente de pão Pullman, pelo formato arredondado das extremidades, a perua caiu nas graças dos movimentos contra-culturais nos anos 60 e 70 e tornou-se o lar móvel de inúmeras famílias, que viam nela além da simplicidade mecânica e do preço acessível, uma residência funcional para acompanhar e permanecer nos inúmeros eventos que ocorriam nas Américas e na Europa. Em alguns filmes de Hollywood, o carro chega a atuar como personagem principal, e o melhor exemplo disso é a recente produção Pequena Miss Sunshine.

No Brasil, a perua começou a ser fabricada em 1957, e, graças a sua versatilidade, ganhou inúmeras funcionalidades: pastelaria, correio, transporte escolar, lotação, ambulância, polícia, entre tantos outros. E foi em busca de contar um pouco da história deste monovolume, que atualmente só o Brasil fabrica e que é considerado um dos melhores custo-benefício de um segmento, que o Auto Show Veículos Antigos e Especiais em parceria com a Confraria do Fusca, promoveu em abril, um desfile com 12 modelos da simpática perua.

O primeiro modelo a se apresentar foi uma Kombi 72 caracterizada de fábrica como ambulância, condição que a volkswagen oferecia aos seus compradores, devido aos inúmeros pedidos empresariais da época. A perua, originalmente propriedade de uma Santa Casa, manteve a sirene original, o estofamento cinza claro característico dos leitos hospitalares, a maca e a cadeira de rodas.


Outra curiosidade a atravessar a pista do sambódromo foi a Kombi conversível do proprietário Jorge que em outra época serviu de transporte dentro da própria Volkswagen para os visitantes da fábrica poderem enxergar o percusrso, daí o motivo de não possuir capota e, por consequência, não poder ser emplacada.


Já a Kombi Mini de André Araújo, apelidade de Hot 53, nasceu da capacidade inventiva de seu proprietário que, após desmontar e montar outros Volks, decidiu subtrair cerca de 1m50 de sua Kombi 65. O resultado, apesar de inusitado, maravilhou o sambódromo, e já rendeu ao seu dono uma proposta de R$ 40 mil pelo carro. Mas André não cogita em hipótese alguma desfazer-se do seu xodó. "Ela serviu como experiência à próxima empreitada, montar uma oficina especializada em Volks", diz André.


Para fechar o desfile, como não podia ser diferente, a Kombi 71 de Marcelo Guerreiro, ornamentada com flores, prancha de surf e outros utensílios característicos do movimento Flower Power, maneira como até hoje o utilitário está fixado no consciente da maioria das pessoas. "Decidi deixá-la assim após ser contratado para decorar uma festa com motivos setentistas, e gostei", fala Marcelo.

* Cadu Ramos/Auto Show.

terça-feira, 12 de maio de 2009

>>> RENAULT MAGNUM

Renault Magnum: O regresso do imperador!
Lançado em 1991, o modelo de grande sucesso da Renault Trucks ganha nova versão para o mercado europeu em 2010.
A mais recente versão do Renault Magnum faz jus aos atributos que o popularizaram, embora apresente linhas mais robustas e elegantes, onde foi dada prioridade absoluta ao conforto de vida a bordo, graças a uma cabine espaçosa, com aspecto luxuoso. Estes fatores vão certamente contribuir para a Renault consolidar a posição de referência no âmbito funcionalidade, estética e eficácia.


O Renault Magnum encontra-se perfeitamente adaptado para longas distâncias e abrange diferentes setores de atividade, desde carga-seca, transporte a temperatura controlada ou de animais, optando entre as configurações de 4x2 ou 6x2.

O motor DXi13 é fundamental para garantir o bom desempenho e um consumo otimizado, designadamente por assegurar recuperações com baixa rotação, desde as 1100 rpm. Encontram-se disponíveis também dois níveis de potência: 460 cv e 500cv. Possui seis cilindros em linha de 12,8 litros, injeção eletrônica de alta pressão por injetores de segunda geração e duplo circuito de comando, turbocompressor com válvula de sobrepressão Wastegate. O DXi13 pode ser equipado com travão de escape e está preparado para cumprir as normas Euro 4 e Euro 5, através da utilização do sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) que permite uma redução do consumo, podendo cifrar-se em menos cinco por cento em comparação com o motor DCi Euro 3.


Possui caixas de 16 velocidades manuais ZF Ecosplit 16 S 2320 TD e Ecosplit 16 S 2520 TO. É possível optar pela solução automatizada Optidriver+ de 12 velocidades que funciona como verdadeiro aliado do motorista em matéria de consumos e controle dos custos operativos.

No que refere às suspensões, foram adotadas parabólicas na frente com capacidade máxima de 8 t, e pneumáticas na traseira com três possibilidades: normais, rebaixadas e rebaixadas para grande volume (11,5 a 13 t).


A estética do Magnum está ainda mais requintada graças ao novo desenho do teto, com todo exterior a surgir adornado por detalhes interessantes como os novos defletores laterais aerodinâmicos e pára-sol com banda cromada, luzes de presença em LED e ainda pré-equipamento para a montagem de uma fileira de luzes adicionais. Na zona frontal encontramos uma nova barra cromada onde está inscrita a palavra Renault. A grelha de duas cores é um dos sinais mais representativos do novo Magnum, que lhe confere um inequívoco toque de requinte. O pára-choques dianteiro está dividido em três seções, que facilitam a substituição em caso de colisão.

A alteração mais relevante consiste no fato de a cabine apresentar um acréscimo em altura de 20 cm que se traduz no apreciável espaço adicional criado no interior, permitindo total liberdade de movimentos. O habitáculo caracteriza-se pela ergonomia, piso plano, materiais e acabamentos topo de linha e novas cores interiores.


A harmonia da vida a bordo foi inteiramente conseguida pelos designers que não descuidaram de nenhum detalhe. O espaço de trabalho foi inspirado nos automóveis de competição com acabamentos em vermelho e cinzento; por sua vez a área de descanso é decorada com tons mais claros e relaxantes. A nova cortina colocada na zona traseira da cabine oferece maior opacidade, garantindo total privacidade.

* Ana Paula Oliveira/Revista EuroTransporte.

>>> CAYENNE MAFF

Preparadora romena modifica Porsche Cayenne
Algumas semanas depois da preparadora alemã Gemballa mostrar a sua versão para o modelo, a preparação da vez para o Porsche Cayenne agora vem da Romênia, mais precisamente das oficinas da MAFF Tuning em Bucareste. Chamado de Muron, o kit desenvolvido para o utilitário alemão compreende mudanças visuais externas, mais potência para os motores e um interior completamente reformulado com muito veludo e fibra de carbono.


Por fora, o Cayenne Muron se diferencia do modelo convencional pelas rodas aro 20” exclusivas da MAFF, para-choque frontal e grade de fibra de carbono reformulos e saídas de escape mais expressivas. A preparadora ainda introduziu ao carro leds, presentes nos retrovisores externos e na parte inferior do spoiler dianteiro. Saias laterais com desenho aerodinâmico e suspensão rebaixada em 8 centímetros completam o figurido externo.


O ponto alto da customização do Cayenne pela MAFF são as mudanças radicais na cabine. Os bancos receberam revestimento de couro bege com o logotipo da preparadora bordado no encosto lombar. Para o teto e assoalho, a empresa abusou de veludo marrom na decoração, que conta ainda com diversos componentes de fibra de carbono, como o volante e detalhes do painel.


Além das modificações estéticas, o pacote de personalização para o Cayenne inclui também fôlego extra de 100 cv para os motores 3.6 V6 (290 cv), 4.8 V8 (385 cv), 3.0 V8 (405) e 3.0 V6 TDI (240 cv), que compõem o catálogo do modelo.

* Thiago Vinholes/MaxiTuning.